Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como se manter calmo no trabalho? 4 dicas para colocar em prática

imagem para ilustrar o texto de como se manter calmo no trabalho

A rotina empresarial pode ser bem estressante de vez em quando. Por isso, dicas de como se manter calmo no trabalho são sempre bem-vindas e podem te ajudar a melhorar seu desempenho e até o relacionamento com seus colegas e com a liderança.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Quando você acumula muito estresse, seu foco diminui, sua paciência para lidar com problemas fica prejudicada e os resultados costumam sair abaixo do esperado, o que pode prejudicar o desenvolvimento da sua carreira.

Visto isso, podemos perceber que manter a calma no trabalho vai muito além da saúde mental estabilizada e ter uma boa convivência com seus colegas. 

Qual o papel da inteligência emocional?

Ter inteligência emocional é muito importante para a sua carreira. Ela será fundamental nos momentos de crise e quando você precisar manter a calma para conseguir lidar com algum desafio ou situação adversa.

Essa habilidade será sua auxiliadora na hora de se manter calmo no trabalho. Além disso, é a inteligência emocional  responsável por te fazer controlar seus impulsos nos momentos de tensão e saber como lidar com a raiva e a frustração quando elas vierem. 

A maneira de trabalhar com essas emoções varia muito de pessoa para pessoa. Algumas usam desses sentimentos intensos para ter ainda mais disposição para enfrentar suas dificuldades, outros transformam a euforia em motivação para seguir em frente.

Independente do método escolhido, você precisa ter consciência que se deixar levar pelas emoções vai apenas te atrapalhar. Por isso, você deve transformar todo sentimento ruim ou impulsivo em algo benéfico, que vai te ajudar a trilhar um caminho mais fácil. 

Um bom ponto é refletir sobre o seu sentimento no momento, se ele faz sentido ou se é só o acúmulo de estresse. Identificando isso, é um passo a mais para entender o motivo que te levou a estar nesse estado e pensar em formas de resolvê-lo ou ao menos contornar a situação, fazendo com que você tenha um maior controle das suas reações.

Lembre-se que não ter inteligência emocional e se mostrar suscetível às pressões do ambiente de trabalho ou falta de maturidade para lidar com as suas emoções pode afetar sua relação com suas lideranças. Isso diminui a confiança delas na sua capacidade de se manter calmo em situações de muita pressão.

4 dicas de como se manter calmo no trabalho

1 – Organize sua rotina

Se você planejar seu dia e se manter fiel à sua programação, a tendência de você se irritar com algum imprevisto ou tarefa de última hora é menor. Trace pequenas metas para você cumprir durante o dia e crie uma escala de prioridade para cada uma das suas tarefas. 

Sempre comece executando as tarefas mais difíceis ou urgentes primeiro, assim você resolve as obrigações de maior responsabilidade antes e tem tempo hábil para encaixar uma possível demanda de última hora. 

2 – Tenha uma boa comunicação

Muitas situações estressantes nascem de ruídos na comunicação ou desencontro entre a informação dada e o que a outra pessoa entendeu. Para evitar que essas confusões aconteçam, exercite sua oratória e treine para ter uma boa comunicação. 

Desta forma, você conseguirá evitar diversos conflitos que nascem de um pedido mal interpretado por alguém, uma atividade mal explicada ou uma discussão que tomou rumos inesperados durante uma reunião de equipe. 

Quando você se comunica bem com as pessoas, a tendência de vocês melhorarem a relação é muito maior. Isso reduz drasticamente os motivos pelos quais você poderia perder a calma durante o trabalho.

Quando você tem a compreensão das pessoas, é possível contar com a ajuda delas para enfrentar um desafio no mercado de trabalho, dividindo as responsabilidades e tornando a experiência mais leve para todos.

3 – Faça pausas durante o expediente

Especialistas apontam que fazer pequenas pausas, de 10 a 15 minutos, a cada uma hora e meia trabalhada ajuda o profissional a manter o foco, relaxar e conseguir voltar mais disposto às suas funções.

Aplique esta técnica ao seu dia a dia e use essas pequenas pausas para relaxar, sem pensar no trabalho para que sua mente descanse das preocupações. Aproveite para dar uma pequena caminhada pelo seu local de trabalho, alongar ou tomar uma xícara de café.

Importante ressaltar que é bom evitar atividades que possam prender sua atenção por muito tempo, como mexer nas suas redes sociais ou jogar no celular. São passatempos que podem acabar estimulando a procrastinação e desviar seu foco do que realmente importa.

4 – Aprenda a dizer não

Muitas vezes, a gente se sobrecarrega por aceitar mais tarefas do que conseguimos dar conta ou ajudar muitas pessoas e deixar nossa função de lado, e isso acaba resultando em muito estresse.

Aprenda a dizer não. Educadamente, sempre que solicitarem algo que você acredita que não dará conta, diga que não pode ajudar e explique como isso pode atrapalhar você nas suas próprias responsabilidades.

Se for algo muito urgente, se comprometa apenas com aquilo que você sabe que pode dar conta. Se alguém solicitar ajuda porque não sabe como executar a tarefa, mas você não tem como auxiliar no momento, passe as instruções e se coloque à disposição para consultas se o colega não conseguir progredir. 

Para além de saber como se manter calmo no trabalho, você precisa se preparar para os desafios do mercado e aprimorar o seu conhecimento. Faça a pós-graduação Unopar EAD e elimine o estresse através do desenvolvimento profissional.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades