Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Adaptabilidade no trabalho: qual a importância e como desenvolvê-la?

imagem para ilustrar o texto de adaptabilidade no trabalho

Olhe para tudo o que aconteceu nos últimos dois anos, sobre modelos de trabalho, e reflita: quem foram os profissionais que se destacaram em um cenário de tantas mudanças? Com certeza foram aqueles que entenderam a importância da adaptabilidade no trabalho, e assim conseguiram se adequar, sem dificuldades, a todas as novidades que surgiram nas rotinas de emprego.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Esse é apenas um dos vários exemplos que demonstram por que ser adaptável é uma das soft skills mais buscadas no mercado de trabalho. Traduzidas como “habilidades comportamentais”, ao longo dos anos elas ganharam os holofotes e, hoje, são tão importantes e valorizadas quanto as habilidades técnicas. Dentre elas, temos a comunicação, resiliência, liderança e muitas outras, incluindo a adaptabilidade.

E falando nela, vamos nos aprofundar um pouco mais no assunto? Afinal, por que é tão fundamental assim ser um profissional que se adapta facilmente a novos cenários?

Por que a adaptabilidade no trabalho é tão importante?

Para entender mais sobre essa soft skill que está cada vez mais em alta, separamos quatro motivos que vão te fazer compreender o quão essencial é ser um profissional que sabe se adaptar. Confira abaixo.

1 – Se adequar rapidamente a mudanças

Por mais que esse ponto seja um pouco óbvio, ele merece a sua atenção. Isso porque a adaptação a mudanças é um conceito muito amplo, que vai permear vários aspectos da sua vida profissional.

As novidades tecnológicas, por exemplo, estão em nossas vidas há décadas, e quem sempre se destacou foram aqueles que conseguiram se adequar a novas formas de trabalhar e equipamentos, como celulares corporativos, e-mails, aplicativos, dentre outros.

Sendo assim, a facilidade em se integrar a novos conceitos se torna uma grande capacidade competitiva. Isso porque as empresas sabem que não vão ter que se preocupar excessivamente com períodos de adaptação e problemas que, provavelmente, surgirão apenas com profissionais mais rígidos e inflexíveis, avessos a novidades.

2 – Não sofrer com novidades e imprevistos

Além disso, conseguir se adaptar facilmente significa não sofrer com imprevistos e situações críticas, que podem surgir da noite para o dia. Colaboradores adaptáveis também tendem a lidar com crises de forma mais racional, já que eles enxergam o lado positivo das situações, não têm problemas para trabalhar com o novo e entendem desafios como parte intrínseca do trabalho.

3 – Estar sempre atualizado

A mentalidade que guia essa habilidade comportamental é a de positividade sobre mudanças e novidades, e sendo assim, as atualizações do setor e da profissão são vistas com entusiasmo por esses profissionais. Eles vão buscar formas de se atualizar, entender o que outras empresas estão fazendo, buscar opiniões diversas e fazer de tudo para não apenas lidar bem com novidades, mas para trazê-las ao seu dia a dia.

4 – Conseguir antecipar cenários

Quando nos mantemos informados e atualizados, sempre em busca de novidades e de saber o que está acontecendo no mundo, temos como consequência a capacidade de antecipar cenários. Isso significa que, além de ser flexível e conseguir lidar com mudanças com tranquilidade, esse profissional também pode prevê-las, uma habilidade valiosa para qualquer equipe de trabalho.

Como desenvolver mais adaptabilidade?

Agora que você já entendeu por que é de suma importância conseguir se adaptar facilmente, deve estar se perguntando como desenvolver ainda mais essa capacidade, não é mesmo? Para te ajudar, separamos cinco dicas práticas, que você pode começar a colocar em prática agora mesmo.

1 – Saia da sua zona de conforto sempre que possível

Nós só mudamos e aprendemos coisas novas quando saímos da zona de conforto e somos confrontados com o diferente. Por isso, não espere para ampliar os seus horizontes, em todos os aspectos da vida, e encontrar formas diferentes de viver e trabalhar. Essas experiências serão transformadoras e, com certeza, vão te ensinar muito – inclusive a ser mais flexível.

Quando percebemos que há centenas de formas de fazer a mesma coisa, e nenhuma delas necessariamente é melhor do que a outra, isso muda a maneira de pensar. Entendemos que está tudo bem mudar de ideia, recalcular rotas e ter imprevistos. 

Então, viaje muito, leia novos livros, visite bairros diferentes, converse com pessoas de fora do seu círculo, passe em outros setores da sua empresa de vez em quando, enfim, se abra para o diferente. Acredite, isso pode mudar a sua vida.

2 – Aprenda a pedir ajuda

Às vezes, pedir ajuda significa reconhecer que o seu jeito de fazer algo não está funcionando tão bem, e por isso, você precisa das soluções de outra pessoa para que as engrenagens voltem a girar. Deu para entender por que isso tem tudo a ver com ser adaptável?

Quanto mais pedimos ajuda, mais aprendemos com o outro e percebemos que mudanças e diferenças fazem parte da vida e do trabalho, portanto, só nos resta aceitá-las da melhor forma possível.

3 – Policie seu pensamento e atitudes

Estar consciente do seu estado inflexível é um dos primeiros passos para mudá-lo, e para isso, basta aceitar que você não lida tão bem com mudanças e começar a procurar indícios desse comportamento na sua rotina.

Percebeu que está resistente demais a alguma ideia apresentada para um projeto? Foi chamado para um evento diferente e recusou na mesma hora? Ficou nervoso com a possibilidade de uma mudança de escritório? Ligue o alerta e faça o exercício de refletir sobre esses pensamentos e atitudes, pensando no motivo para cada um deles ter aparecido e, quem sabe, já mudando de opinião na mesma hora.

4 – Se arrisque um pouco mais

Depois de admitir essa característica e se comprometer a mudar, comece a se arriscar mais. Aceite convites que você não aceitaria antes, tente trabalhar com colegas que pensam diferente de você, se voluntarie para projetos desafiadores e se permita tentar. Nem sempre os resultados serão os que você desejava, mas falhar também vai te ensinar que errar faz parte – e nos dá bagagem para melhorar nas próximas vezes.

5 – Faça uma especialização

Enfim, uma ótima forma de desenvolver adaptabilidade no trabalho é fazendo uma pós-graduação EAD. Afinal, o ambiente acadêmico sempre traz novos pontos de vista e ideias aos pós-graduandos, que são confrontados o tempo todo e podem construir pontes com o mercado, instigando cada vez mais mudanças ao seu setor de atuação.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades