Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Como sair da zona de conforto e crescer profissionalmente?

É natural do ser humano escolher o caminho que pareça ser mais confortável e seguro, afinal, mudar, muitas vezes, implica correr riscos. Nesse sentido, arriscar-se pode gerar um certo medo, ansiedade, mas, por outro lado, manter a pessoa por anos no mesmo lugar. Essa barreira psicológica costuma impedir a pessoa de sair da zona de conforto e tomar decisões mais ousadas. No caso da vida profissional, ela passa anos trabalhando no automático e mesmo estando insatisfeita continua tentando.

Contudo, essa falta de ação é prejudicial não só por conta da carreira que acaba ficando estagnada, mas também porque afeta a qualidade de vida. Mudar coloca o indivíduo em movimento e abre caminho para novas descobertas e para a evolução. Quando a pessoa se arrisca, ela tem a possibilidade de se surpreender com os resultados, de adquirir novas experiências e, sobretudo, ganhar mais autoconfiança. É se permitindo sentir o frio na barriga que é possível ir além e crescer como profissional.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Caso esse seja o seu caso, tente lembrar da última vez que tomou uma decisão ou fez uma mudança significativa na sua vida e o que aprendeu com essa atitude. O medo de sair da zona de conforto se instaura porque, geralmente, você conhece aquele espaço de domínio e tem segurança com as atividades de rotina. Porém, com o passar do tempo, você poderá se sentir mais aflito com situações que fogem do seu controle, pois não se colocou à prova para resolver diferentes problemas.

Confira 5 dicas para sair da zona de conforto

Enfrentar desafios faz parte da evolução de qualquer profissional, por isso é importante sempre fazer uma autoanálise da carreira, avaliar a sua satisfação no trabalho e traçar metas. Para tanto, confira algumas dicas para sair da zona de conforto que podem ajudar nesse processo de transformação.

1 – Descubra as suas potencialidades

O primeiro passo é elencar quais são as suas habilidades. Tenha consciência de que você tem muitas potencialidades e que pode progredir ainda mais com elas, alcançando novos espaços no mercado de trabalho. Avalie também o que você precisa fazer para aprimorar ou adquirir novas competências e quais cursos ajudarão a aumentar o seu conhecimento em outras áreas de interesse. Dessa forma, você também ganhará mais motivação para se desafiar e buscar outros caminhos.

2 – Invista em projetos

Quando você investe tempo em projetos, você tem a oportunidade de se envolver em algo novo, que estará fora da sua rotina. Assim, escolha uma atividade, que pode ser pessoal ou profissional, estipule um prazo como meta e estimule a sua criatividade. Desse modo, você também se sentirá mais empolgado e sairá do automático. Isso pode funcionar, inclusive, para o descobrimento de novas habilidades que talvez você nem imaginava que teria ou gostaria de ter.

Leia também: Como desenvolver novas habilidades no dia a dia?

3 – Enfrente os seus medos

O excesso de medo é prejudicial em qualquer âmbito da vida, pois prejudica o seu desenvolvimento e impede a aquisição de novas experiências. Por isso, tente identificar o que te causa mais medo e como fazer para superá-lo. Uma dose de desconforto é normal e sempre vai existir. O que não pode é deixar que esse sentimento paralise a sua ação. Pense qual o primeiro passo que você pode dar para encarar esse medo e mudar o cenário que se encontra hoje, de acordo com o que você almeja.

4 – Tenha uma rede de contatos (networking)

Esteja aberto para conhecer e conversar com profissionais de diversas áreas, pois eles serão uma motivação para sair da zona de conforto. Ao ter contato com essas pessoas, você terá acesso a diferentes experiências que poderão se tornar referências também, contribuindo para o seu processo de mudança. Além disso, durante um bate papo você poderá questionar, tirar dúvidas e receber opiniões sobre o que deseja modificar na sua carreira. Tenha sempre um networking ativo e não hesite em consultá-lo.

5 – Explore diferentes assuntos

É comum quando se tem afinidade em um assunto ou área você ter mais curiosidade e motivação para estudá-lo. Porém, quando você decide explorar outros temas, além de fugir do que é mais cômodo, aumentará a sua criatividade e conhecimento. Nesse sentido, vale também ler livros sobre conteúdos que você costuma evitar, assistir a filmes de outros gêneros, escutar outros estilos musicais, fazer um curso fora do seu segmento de atuação e comer uma comida de uma cultura diferente.

Gostou das dicas para sair da zona de conforto? Se você está se sentindo estagnado e trabalhando um certo tempo como se estivesse no automático, sem perspectiva de evolução, tente mudar esse cenário a partir de agora. Pode ser que a primeira iniciativa seja por meio dos estudos. O que acha de começar com uma especialização? Confira cursos de pós-graduação EAD com duração de 6 e 10 meses em diversas áreas do conhecimento.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades