Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

8 dicas imperdíveis que você deve seguir ao procurar emprego

mulher com notebook para ilustrar texto sobre procurar emprego

Ingressar ou buscar uma recolocação no mercado de trabalho não é uma tarefa fácil, ainda mais quando as respostas não estão chegando mesmo com tantos currículos enviados. Isso pode estar acontecendo devido a forma como você começou a procurar emprego. Muitas vezes, essa busca pode ser frustrante, pois algumas pessoas acabam “atirando para todos os lados.”

Por isso, as respostas e convites para entrevistas acabam não chegando. O profissional que busca uma nova oportunidade ou a recolocação precisa pensar de forma estratégica. É necessário ter atenção desde as informações adicionadas no currículo até a forma como divulgá-lo. Afinal, tudo acaba interferindo na conquista da vaga que sempre sonhou. Agora, confira algumas dicas para te ajudar a como procurar emprego.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Entenda a melhor forma de procurar emprego

Um dos meios mais comuns de procurar emprego é sair disparando currículo para toda vaga que aparece, né? Mas, acredite: isso, na verdade, acaba transparecendo uma falta de foco e estratégia, o que pode prejudicar a sua busca.

Para conseguir a vaga que sempre quis e ingressar na área dos sonhos é preciso ter foco, se manter confiante e saber a melhor forma de falar das suas habilidades e experiências. Confira abaixo algumas dicas para te auxiliar nessa busca:

1 – Tenha um objetivo

Tenha um objetivo e foque nele. Isso é essencial na busca por um emprego. Para muitas pessoas, não trabalhar é motivo de estresse e desespero e, por mais difícil que seja difícil, manter a calma é essencial nesse momento. 

Sair enviando seu currículo para uma enxurrada de vagas não vai adiantar se não for realmente o que você busca. Por isso, tenha o seu objetivo muito claro. Pense no trabalho que você quer, de acordo com seu perfil e suas habilidades. 

Em seguida, faça uma lista das empresas que você gostaria de trabalhar e tente entrar em contato com elas pelas redes sociais, converse com recrutadores ou responsáveis da área e procure saber das vagas abertas ou se pode deixar seu currículo à disposição.

2 – Faça networking

Conhecer pessoas é a melhor maneira de conseguir um emprego, mas foque em pessoas que você quer construir um relacionamento e não só distribuir o seu currículo como se fosse panfleto. Pense em quem você pode ajudar e que também vai retribuir ou conseguir te dar uma oportunidade.

Fazer networking é uma forma de trocar conhecimentos e ter colaborações e vai além de uma amizade de rede social. Quem você menos espera pode ser a pessoa que vai te dar uma oportunidade e mudar a sua vida profissional.

3 – Use as redes sociais à seu favor

Pode parecer brincadeira, mas as redes sociais já são úteis para conseguir encontrar um emprego. Existem diversas páginas de áreas específicas e que compartilham vagas diariamente. Também é na rede social que os recrutadores buscam profissionais para preencher suas vagas. Com isso, tenha um perfil ativo no LinkedIn com uma foto profissional e objetivos claros para conseguir chamar atenção da empresa que tanto sonha.

4 – Continue investindo em conhecimento

Continuar estudando e investindo em conhecimento é uma das melhores formas de se destacar dos demais concorrentes. Fazer treinamentos, cursos presenciais ou on-line e participar de eventos aumentam ainda mais as suas chances.

5 – Trabalhe sua marca pessoal

Ao desenvolver sua marca pessoal, você consegue se posicionar como especialista em uma área e tem a oportunidade de se diferenciar entre seus concorrentes. Construir uma marca pessoal sólida aumenta o seu valor como profissional e é possível perceber que, ao ser visto como referência na sua área, a busca pelo emprego ideal pode ficar mais fácil.

6 – Monte um bom currículo

Ter um currículo incompleto pode acabar desclassificando você de uma vaga. Isso acontece porque o documento  funciona como uma carta de apresentação e é o espaço para resumir as suas qualificações. Por isso, destaque seus pontos fortes e faça com que seu currículo seja lido de forma positiva para que o recrutador veja que você é quem a empresa está procurando. 

Atente-se aos seguintes pontos:

  • Coloque os dados mais relevantes;
  • Destaque as informações mais importantes;
  • Deixe em evidência seus dados de contato, com e-mail e telefone atualizados;
  • Revise a gramática de todo o conteúdo;
  • Dê prioridade para uma formatação que deixe seu currículo organizado.

7 – Saiba que nem tudo depende de você

A ansiedade pode acabar atrapalhando no seu processo e é preciso lembrar que o resultado final não depende somente de você, pois muitas coisas são levadas em consideração. Lembre-se: estar desempregado não é sinônimo de incompetência.

8 – Tenha autoconfiança

Uma das coisas mais atraentes para um recrutador é um profissional que confia em si mesmo e em todas as suas habilidades. Por isso, uma das melhores formas de procurar emprego é trabalhar a sua confiança. Caso você acredite que a confiança é um dos seus pontos fracos, você pode procurar por conteúdos em blogs, livros, consumir vídeos e seguir pessoas nas redes sociais que abordem esses temas.

Outro fator que ajuda a aumentar a sua empregabilidade é investir em uma pós-graduação. Afinal, um curso de especialização traz novos conhecimentos e faz com que você se mantenha atualizado em sua área. Por isso, não deixe de investir na sua carreira. Agora, que tal aprender a criar um conteúdo imbatível na sua carta de apresentação?

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades