Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

Qual a melhor forma de acompanhar as tendências da minha área de atuação?

mulher olhando para o notebook para ilustrar conteúdo sobre acompanhar tendências de sua área de atuação

O mercado de trabalho tem ficado cada vez mais competitivo e exigindo mais dos profissionais. Aquele que busca destaque em sua área de atuação precisa mostrar os diferenciais que tem para o ambiente de trabalho, pois dia após dia a disputa por cargos maiores fica ainda mais acirrada.

Independentemente do profissional estar ou não em uma posição favorável na empresa que trabalha, é importante manter-se sempre atento às concorrências, pois elas acontecem a todo instante. Quem está em fase de transição de carreira, buscando novas oportunidades ou ingressou recentemente no mercado de trabalho, a situação também é a mesma: estar atento a tudo que diz respeito na área que atua.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

7 formas de manter-se atualizado na área de atuação

Manter-se atualizado e investir tempo e recursos no próprio desenvolvimento é uma das melhores decisões quando falamos de carreira. Isso, principalmente, quando o intuito é ter um bom futuro profissional e um dos sonhos é conquistar um espaço melhor (e maior) dentro da área de atuação. Abaixo, selecionamos algumas dicas que vão te ajudar a manter-se por dentro das novidades e tendências no mercado de trabalho

1 – Saiba tudo sobre o negócio que você trabalha

Ser um bom profissional requer conhecimento em diversas áreas e, para conquistar esse reconhecimento, é importante conhecer e entender de fato o mercado onde está inserido.  Você deve saber quais são os principais concorrentes, as novas tendências e tecnologias que estão chegando para a sua área, os impactos de fatores políticos e econômicos, qual é o perfil de cliente e possíveis desafios futuros.

Mas, você deve estar se questionando e pensando em como saber tudo isso, né? É simples! Essas informações ficam disponíveis em jornais, revistas e internet, principalmente nos veículos segmentados da área que você atua. Esse é um dos pontos mais cruciais para conseguir compreender a maioria dessas questões para não ser considerado um profissional desatualizado, em comparação com os demais.

2 – Participe de eventos, congressos e seminários

Se você já participou de algum evento da sua área, provavelmente notou a quantidade de pessoas que estiveram nele, né? Isso acontece porque constantemente os profissionais buscam aumentar a rede de networking e trocar informações da área – e esses eventos são ótimos para conseguir ter essa experiência.

Por isso, é importante estar sempre atento a todos os eventos que são relacionados a sua área de atuação. Você vai conseguir conhecer as novidades, cases de sucesso, resultados de pesquisas e lançamentos que vão acontecer no mercado que trabalha. Sua participação traz chances positivas para manter contato e conhecer outros profissionais da área.

3 – Use suas redes sociais para o lado profissional

Facebook, Instagram, LinkedIn… Todas essas redes sociais podem ser usadas com intuito profissional. Comece seguindo perfis que abordam os assuntos da sua área, busque por notícias das empresas renomadas e pessoas influentes desse setor, pois isso vai te ajudar a saber o que está acontecendo no mercado. Outra opção é ingressar em grupos de interação e discussão. Essa é uma ótima oportunidade de compartilhar as suas opiniões, ideias e experiências.

Banner sobre o e-book de 7 tendências de mercado para os novos tempos

4 – Invista e priorize a sua qualificação

Você finalizou a graduação, mas não pare por aí. Invista na pós-graduação, que é um ótimo passo para se destacar. Manter-se atualizado é um dos pontos primordiais para conseguir acompanhar o mercado atual, pois os diplomas e certificados continuam tendo um peso importante para as empresas.

5 – Participe de palestras gratuitas

Uma das ferramentas mais úteis para os profissionais que buscam conhecimento são as palestras gratuitas, como os TED Talks. Essas palestras têm curta duração e abordam diversos assuntos gratuitamente no formato online. O melhor desses eventos é que muitos palestrantes são figuras reconhecidas, grandes executivos e CEOs, que sempre abordam atualidade e tendências com conteúdos dinâmicos e de interesse público.

6 – Saiba outro idioma

Ter um idioma além do seu nativo faz parte do perfil do profissional mais procurado pelas empresas. Por isso, é muito importante estudar e ter domínio de outro idioma, principalmente o inglês e outras línguas que estão presentes na sua área de atuação.

7 – Siga em aprendizado constante

Para conseguir acompanhar as novidades é fundamental continuar aprendendo e estudando constantemente, além de aproveitar todas as oportunidades para adquirir sempre novos conhecimentos. Uma das competências mais importantes e que muitas empresas pedem hoje é sobre saber trabalhar em equipe e valorizar as diferenças, por exemplo. Elas podem ser aplicadas em trabalhos voluntários, apoio em instituições e ações sociais para mostrar suas habilidades.

Agora, que tal conhecer uma pós-graduação que está em alta? O curso de MBA em Growth Marketing é uma opção interessante para os profissionais que buscam manter-se atualizados na área de atuação. Ele é focado na gestão de marketing com foco na estratégia de growth, sendo uma ótima forma para compreender a evolução do ambiente de negócios.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades