Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Entrevista de emprego em inglês: como se preparar?

aperto de mãos de duas pessoas para ilustrar texto sobre entrevista de emprego em inglês

Uma entrevista, por si só, já é motivo para gerar ansiedade e nervosismo. Agora, imagina uma entrevista de emprego em inglês? De repente invade aquele medo de errar os tempos verbais, de não conseguir responder ao recrutador de forma adequada por não entender bem a pergunta, de esquecer palavras importantes durante a conversa e muito mais. Não faltam motivos para você se sentir inseguro e tenso, porém tudo pode ser amenizado quando você se prepara antecipadamente.

Mas, antes de qualquer coisa, é importante ser honesto com o nível de inglês apresentado no currículo, para que não haja incoerência no momento da entrevista e você seja visto de uma forma negativa pelo recrutador. Por isso, tenha a certeza de que você conseguirá sustentar uma conversa nesse idioma e faça uma autoavaliação para mencionar a proficiência correta. Geralmente, para uma entrevista de trabalho em inglês, é necessário ter, no mínimo, o intermediário.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

6 dicas de como se preparar para uma entrevista de emprego em inglês

1 – Treine antes

Para qualquer entrevista de emprego, ainda mais se for em outra língua, é fundamental treinar antes. Dessa forma, você se sentirá mais seguro, preparado e terá em mente as respostas daquelas perguntas mais comuns. Falar sobre a sua experiência profissional, fatos marcantes da carreira, principais conquistas, como você se vê no futuro e o motivo pelo qual você deseja trabalhar na empresa são questões que costumam ser feitas e você já pode praticar em inglês.

2 – Não memorize as respostas

Preparar-se antes não significa que você precisa memorizar ou decorar as respostas, pois isso pode ser uma verdadeira armadilha. Além de soar um tanto automático, você corre o risco de esquecer algum ponto, a conversa pode seguir um outro caminho e você acabará se perdendo. Sendo assim, coloque no papel os principais tópicos do que deseja falar e treine em voz alta o seu discurso, todos dias que antecedem a entrevista, para que tudo flua naturalmente diante do entrevistador.

3 – Prepare os ouvidos

É muito importante que você esteja atento às perguntas que serão feitas no dia da entrevista, pois pedir que o recrutador repita algo que foi dito muitas vezes pode ser prejudicial para o seu processo seletivo. Assim, tente fazer uma imersão dias antes da conversa e escute muita coisa em inglês, como filmes, notícias, podcasts e músicas. Busque vídeos de entrevistas nesse idioma para ter uma referência, ouvir o vocabulário e ter uma ideia de como normalmente ela é realizada.  

Leia também: 4 aplicativos para aprender inglês e dominar o idioma

4 – Conheça o vocabulário do setor

Em todas as profissionais existe um vocabulário específico usado na rotina e provavelmente você precisará dele durante a entrevista. O que pode ajudar nesse processo de preparação é fazer pesquisas sobre a sua área de atuação e visitar o site da empresa para a qual você está se candidatando na versão em inglês. Anote os termos mais usados, busque as principais palavras e expressões relacionadas ao negócio e com certeza você se mostrará mais preparado diante do recrutador.

5 – Fique atento ao vício de linguagem

Em uma entrevista em inglês (ou em qualquer outro idioma) repetir demais algumas palavras ou expressões pode demonstrar muito nervosismo ou insegurança. Diante disso, treine e grave o seu discurso para saber como está se saindo e tente corrigir algum tipo de problema. Assim, você ficará mais atento se estiver cometendo algum vício de linguagem. Outra dica interessante é simular a entrevista com alguém, pois essa pessoa poderá te dizer como lapidar melhor as suas respostas, caso seja necessário.

6 – Esteja preparado para improvisar

Por mais que você treine antes, nunca será possível saber o rumo da conversa. Porém, essa preparação poderá garantir que você se saia melhor diante dos imprevistos e terá mais facilidade de lidar com a improvisação. É sempre importante manter a calma nessas horas também. Caso você perceba que cometeu algum erro e queira se desculpar, faça-o e em seguida reformule a frase. Lembre-se que você não é um nativo e que pequenos equívocos são comuns nesse tipo de situação.

O que achou dessas dicas de entrevista de emprego em inglês? Além de todas elas, tente, no geral, falar de forma clara, objetiva e com consistência. Se quiser, faça uma revisão de alguma parte da gramática da língua para se sentir mais confiante.  Aproveite e visite também o portal Pós para conhecer os cursos de pós-graduação EAD em diversas áreas do conhecimento. Você poderá receber a sua certificação em menos de um ano, pois a duração da especialização é de 6 ou 10 meses. Acesse e faça a sua pós-graduação a distância.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades