Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Carta de apresentação: como fazer um conteúdo imbatível

mulher no notebook para simular a escrita de uma carta de apresentação

Ao se candidatar para uma vaga, é comum as empresas solicitarem o envio de uma carta de apresentação junto com o  currículo. Para causar uma impressão positiva, a mensagem deve ser bem escrita, não conter erros de português e destacar as suas habilidades e experiências. Esse é o primeiro contato com o recrutador e, por isso, é importante apresentar todas as informações corretamente. 

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, saber chamar a atenção da empresa através das palavras logo no início é um passo importante. A mensagem de apresentação acompanhada do currículo faz toda a diferença na hora de conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho. 

Além disso, enviar a carta aumenta suas chances de receber um convite para o processo seletivo. O que acontece, no entanto, é que muitos candidatos esquecem ou deixam de enviá-la para a empresa. Com isso, anexam apenas o currículo e não escrevem nada no corpo do e-mail, o que não é bem visto por quem conduz os processos.

Leia também: Quais são as habilidades mais procuradas pelas empresas?

Quando isso acontece, os recrutadores não conseguem ter uma breve noção de quais são seus conhecimentos e já podem logo descartar sua participação. Portanto, diante de todos esses pontos apresentados, é essencial enviar a apresentação e saber o que escrever em uma carta de apresentação

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Lembre-se que você precisa mostrar, em poucas palavras, por quais motivos é o candidato ideal para determinada vaga. É por meio dela que você pode ser selecionado para avançar para o próximo passo, realizar uma entrevista, ser aprovado e conquistar a oportunidade que tanto sonhou em sua vida profissional. 

O que é uma carta de apresentação? 

A carta de apresentação é um resumo das suas qualificações apresentadas de maneira alinhada com os requisitos da vaga. Serve como uma ferramenta de marketing pessoal, ou seja, uma forma de você chamar a atenção do recrutador. Também permite que você justifique o porquê é a pessoa ideal para a vaga com base na avaliação que faz dos valores e missão da empresa.

Para escrevê-la, tente criar o seu próprio modelo de carta de apresentação, de forma que seja personalizado. Não replique os exemplares que você encontra na internet. Os recrutadores sabem identificar quando o texto não é autoral, visto que recebem as mesmas mensagens de diferentes candidatos.

Em relação ao tamanho, é importante lembrar que essa carta não deve ser longa. O ideal são três ou quatro parágrafos curtos. O destinatário precisa receber as informações de forma concisa e conseguir identificar que você tem os requisitos e qualificações para a vaga que foi anunciada. 

O que escrever na carta de apresentação?

Agora, mãos à obra: comece a carta se apresentando e indique para qual vaga está se candidatando. Logo após, liste todos os pré-requisitos exigidos pela vaga que você cumpre (formação, tempo de experiência, idiomas, etc.). Caso saiba, adicione o nome da pessoa que vai receber o e-mail para chamar sua atenção e criar uma conexão mais humanizada.

Em seguida, justifique seu interesse em trabalhar na empresa e em ocupar aquela vaga. Lembre-se de que o objetivo é atrair a atenção do recrutador. Caso tenha sido indicado por alguém, esse também é o momento de falar isso. A indicação pode ajudar a conquistar alguns pontos extras. 

Para finalizar, diga que você está aberto para esclarecimentos e à disposição para uma entrevista. Agradeça, assine a carta e insira seus dados para contato. Antes de enviá-la junto com o currículo, faça uma revisão gramatical para confirmar que não deixou passar nenhum acento ou pontuação e que todas as palavras foram escritas corretamente. 

Se desejar, peça para um amigo ou familiar revisar. Erros de gramática ou ortografia não passarão despercebidos e podem comprometer sua candidatura. Elaborar uma carta de apresentação para emprego exige dedicação e é essencial adaptá-la de acordo com a vaga que você se candidatar. 

Quando utilizar a carta de apresentação?

A carta deve ser enviada sempre que você for se candidatar a vagas em aberto. Também deve usá-la quando estiver enviando seu currículo para fazer parte do banco de uma empresa que não esteja com oportunidades no momento. E, claro, sempre usá-la no corpo do e-mail no caso de candidaturas online.

Com essas dicas, você consegue montar uma carta de apresentação imbatível. E sabe o que mais pode te ajudar a conquistar oportunidades incríveis? Ter uma especialização no currículo. Para isso, você conta com a pós-graduação EAD Uniderp. A Pós Uniderp permite que você estude com total flexibilidade e complete o curso em 6 ou 10 meses. É mais um passo rumo aos seus objetivos profissionais!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades