Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Modelo de Carta de Apresentação

Modelo de carta de apresentação

Ao se candidatar para uma vaga, é comum o envio de uma carta de apresentação complementar ao currículo. Mas, você sabe o que é essa carta, para que serve e quais informações são necessárias?

A carta de apresentação é um resumo das suas qualificações apresentadas de maneira alinhada com os requisitos da vaga. Serve como  uma ferramenta de marketing pessoal, uma forma de você chamar a atenção do recrutador. Também permite que você justifique o porquê é a pessoa ideal para a vaga com base na avaliação que faz dos valores e missão da empresa.

Para escrever uma carta de apresentação, tente criar um modelo próprio, personalizado, e não replicar os vários modelos que você encontra na internet. É importante lembrar que essa carta não deve ser longa. O ideal são três ou quatro parágrafos curtos. Além disso, utilize fontes e formatação padrão, nunca escreva a mão, e imprima em papel branco com tinta preta.

Comece a carta se apresentando e indique para qual vaga está se candidatando. Logo após, liste todos os pré-requisitos exigidos pela vaga que você cumpre (formação, tempo de experiência, idiomas, etc.). Em seguida, justifique seu interesse em trabalhar na empresa e em ocupar aquela vaga. Lembre-se de que o objetivo é atrair a atenção do recrutador. Caso tenha sido indicado por alguém, esse também é o momento de falar isso. Finalize dizendo que está aberto para esclarecimentos e para uma entrevista. Agradeça, assine a carta e insira seus dados para contato.

A carta de apresentação deve ser enviada sempre que solicitada pela empresa para vagas em aberto. Você também deve usá-la quando estiver enviando seu currículo para fazer parte do banco de currículos de uma empresa que não esteja com vagas em aberto. E você pode usá-la no corpo do e-mail no caso de candidaturas on-line.

Por fim, não esqueça de revisar sua carta de apresentação antes de enviá-la. Se possível, peça ajuda com a revisão também para um amigo ou familiar. Erros de gramática ou ortografia não passarão despercebidos e podem comprometer sua candidatura.

Conheça nossas faculdades