Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

O guia definitivo da Liderança Sustentável: como aplicar na prática

Liderança Sustentável

Os líderes sustentáveis são aqueles que acompanham as flutuações do mercado e estabelecem vínculos de confiança com seus liderados e os compromissos de suas atuações. Eles atuam como agentes de performance e estratégia ao se colocarem como pontos conectores entre os objetivos de negócio das empresas e os colaboradores que são responsáveis por colocá-los em prática.

Para aplicar essa liderança sustentável, eles precisam desenvolver uma visão holística e humanizada de processos, entregas e metas e são as referências de apoio em seus espaços de atuação. Quer saber mais sobre como aplicar o conceito de liderança sustentável na sua empresa? Siga o caminho das pedras:

Sustentabilidade x Liderança

A metodologia de gestão conhecida como “Liderança Sustentável” foi desenvolvida em 2009 e compreende um nível de integração dos vieses econômico, social, ambiental e cultural para o desenvolvimento de uma empresa ou equipe. Este nível de aplicação da “sustentabilidade” vai muito além do conceito de ”abraçar árvores”: significa criar um modelo de atuação com propósito e com um ciclo que se renove levando em consideração o respeito pelos recursos envolvidos. 

No caso de uma empresa, os recursos também são as pessoas. Como podemos então, caminhar rumo ao propósito dos objetivos de negócio e ir além do lucro, considerando a sustentabilidade destes recursos envolvidos? Esse é o papel do líder sustentável: ele une os indicadores de negócio ao propósito e desenvolvimento individual de seus liderados. Desta forma, ele precisa de um olhar amplo e que vá além do lucro. Seu compromisso de atuação é com essas três frentes: as pessoas de sua equipe (os recursos), a empresa (o objetivo de atuação) e os impactos dessa atuação na sociedade como um todo.

Desta forma, ele é um agente integrador de processos, propósito e posicionamento da empresa diante do mercado. 

Mas, afinal, o que é um líder sustentável?

Segundo Ricardo Voltolini, escritor do livro ”Conversas com líderes sustentáveis: o que aprender com quem fez ou está fazendo a mudança para a sustentabilidade”, um líder sustável são aqueles que lideram levando em consideração o equilíbrio das tomadas de decisão entre emoção e racionalidade. Ou seja: seu compromisso com a sustentabilidade vai além do meio ambiente como um todo e considera o ecossistema do seu ambiente de trabalho também como uma parte de compromisso de atuação. 

Um líder sustentável passa por quatro estágios de atuação, que têm ligação com aplicações de sustentabilidade em relação ao meio ambiente também: o econômico, o ambiental, o social e o cultural.

Conheça o nosso guia de carreira e tenha acesso a outras dicas transformadoras

As características de um Líder Sustentável

  • Compreende quais são todos os stakeholders da organização, o desenvolvimento e processos necessários para cada um deles;
  • Coloca em prática seus valores e a missão da empresa por meio da solidez de seu discurso e exemplo de suas ações; 
  • Vibra pelo desenvolvimento individual das pessoas de sua equipe e não se sente ameaçado por não possuir todas as competências que seus liderados;
  • Possui consciência sobre metas, objetivos e resultados sem perder a visão holística sobre os recursos necessários para atingi-los; 
  • Questiona sua organização sobre suas práticas sociais dentro e fora da empresa. 

Como aplicar o conceito de Liderança Sustentável?

Este tipo de líder é tão necessário no mercado por se tratar de alguém que não lidera só pessoas, ele lidera propósitos. Com isso, seu papel é entender o impacto macro de todo o ecossistema de sua equipe dentro da organização. Levando em consideração esses pontos-chave, para aplicar o conceito de Liderança Sustentável dentro de sua equipe ou empresa é preciso seguir esses 3 passos: 

  • Ter empatia por seus recursos 

Um líder sustentável coloca seus colaboradores em primeiro lugar no ciclo de trabalho. Ele se preocupa em entender e respeitar os processos individuais de cada liderado e é aquele tipo de chefe que entende como dar autonomia e se manter como ponto de apoio de sua equipe ao mesmo tempo. 

Para isso, ele bebe do conceito de sustentabilidade ecológica para entender que pessoas não são recursos descartáveis e procurar integrar sua equipe levando em consideração soft skills e o desenvolvimento individual de cada um.

  • Entender o ciclo de aplicação do seu trabalho

Ele é responsável por integrar pontos de execução dentro de um ciclo de trabalho. É aquele líder que não se comporta como um interceptor entre áreas e, na verdade, atua como um um conector de processos. 

Este líder se preocupa em aprofundar seu campo de visão sobre problemas táticos e de fluxo e mantém o olhar atento para entender gargalos e onde a falta de recursos pode estar afastando seu time dos objetivos da empresa

  • Associar metas à propósito

Uma das maiores dificuldades de um time liderado por um chefe mal preparado é justamente a falta de propósito nas etapas de trabalho. Aplicar uma liderança sustentável significa agregar valor em todas elas.

Ele é aquele líder que sabe escalonar o olhar do modelo de negócio para as entregas mais simples da empresa e não perde de vista o que é importante em todos os níveis hierárquicos do seu time de trabalho. 

Como a pós-graduação pode te ajudar a se tornar um líder sustentável?

Se você deseja desenvolver habilidades técnicas e competências para liderar de maneira inspiradora, a nossa dica é investir no MBA em liderança e Coaching na Gestão de Pessoas. O curso debate as necessidade de gestão das lideranças modernas e entrega um estudo teórico e prático sobre como desenvolver recursos e potencializar seu ambiente de trabalho independente da sua área de atuação. 

Está pronto para dar a virada que você desejava na sua carreira? Descubra os cursos de pós-graduação ou MBA que podem impulsionar sua história! Acesse ao Portal Pós e confira as oportunidades.

 

Conheça nossas faculdades