Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

O futuro é agora: conheça profissões que estão em alta

profissões do futuro

Se tem uma lição que o brasileiro aprendeu nos últimos meses é que com ou sem crise, o mercado sempre encontra uma maneira de se organizar – E quem conseguir se adaptar com agilidade aos seus movimentos de retração e expansão sairá à frente na corrida pelo sucesso profissional. 

Um exemplo disso foi a pandemia do coronavírus, que além de impactar diretamente as relações e a vida social de milhares de brasileiros, causou profundas marcas no mercado – principalmente o digital. Segundo dados da ABCOMM, só entre março e maio foram abertas mais de 100 mil lojas online, contra 10 mil por mês no mesmo período antes da crise do novo coronavírus. 

O que o comportamento de consumo do brasileiro tem a ver com a sua carreira?

A resposta é: tudo! O comportamento de consumo digital também causa reflexos nas novas estruturas do mercado como um todo. A pesquisa da ABCOMM mostrou que não foram apenas os e-commerces que tiveram um boom nos últimos meses: atendimentos por WhatsApp e o uso das redes sociais como ambiente de compra e venda foram os grandes destaques do último semestre. São 46% dos brasileiros preferindo o comércio digital às compras em lojas físicas. Isso significa todo um movimento de novas frentes de atuação e profissões que nasceram no digital para atender essa parcela da população. 

Conheça 5 profissões do “Futuro” 

Essas profissões são mais do “presente” do que do “futuro” e já fazem parte do mercado brasileiro digital. O que mudou aqui foi que o comportamento do brasileiro nos últimos meses criou uma demanda ainda maior e acelerou o crescimento dessas áreas de atuação. 

Conheça quais são e saiba como se especializar em cada uma delas:

  • Design de produtos digitais

Curso indicado: Pós-graduação Design de produto digitais – UX/UI

Esse profissional cumpre todas diversas etapas do processo de desenvolvimento de um projeto digital. Ele é responsável por elaborar estratégias, pesquisas, mapeamento de interações visual, arquitetura de dados e informação e muito mais.

O design de produtos digitais precisa sempre estar atento à experiência do usuário (UX) e à interface do usuário (UI), muitas vezes atuando como um “investigador” do produto, seja na questão da usabilidade, problemas técnicos ou até mesmo entendo processos internos que possam facilitar o ciclo de ativação deste produto.

#DicaPortalPós: com a Pós-graduação Design de produtos digitais – UX/UI você poderá desenvolver soluções inovadoras com foco no usuário, descobrindo suas reais necessidades e baseando-se em pesquisas, validações, metodologias e tecnologia.

  • Digital Creator

Curso indicado: MBA em Marketing Digital

Sim, os criadores de conteúdo digital (também conhecidos influenciadores digitais), estão em alta – e mais do nunca! Eles são responsáveis por produzir conteúdo para a internet de modo geral e são multiplataformas: conhecem todas as redes sociais, dominam formatos em vídeo e texto e normalmente atuam como promotores de suas marcas preferidas.  

#DicaPortalPós: Para ter esse domínio dos espaços digitais, eles precisam ir além do processo criativo e hoje estudam sobre algoritmos, comportamento digital e web analytics. Por isso, a nossa dica para quem deseja se tornar um digital creator de sucesso é investir no MBA de Marketing Digital

  • Professor Online 

Curso indicado: EAD e as Tecnologias Educacionais

Com todas as medidas de distanciamento por conta da pandemia do novo coronavírus, a àrea da educação e todas as relações entre aluno e professor foram diretamente afetadas. A sala de aula deu lugar à tela do computador e a relação de troca, diminuiu. 

Por isso, aqueles professores com treinamento adequado para transferir seu conhecimento também para a sala de aula virtual dentro do ambiente de ensino EAD, são os mais procurados pelo mercado no momento. 

#DicaPortalPós:  O curso de pós-graduação ”EAD e as Tecnologias Educacionais” foi especialmente desenvolvido para capacitar professores que queriam desenvolver suas competências de ensino dentro do ambiente online.

  • Analista de Big Data ou Cientista de Dados

Curso Indicado: Pós Graduação em Business Intelligence, Big Data e Ciência de dados

Com toda a movimentação do mercado digital e o volume de comportamento de dados desses usuários, o Analista de Big Data se tornou um profissional indispensável para melhorar os processos, aplicações e serviços e qualquer empresa dentro do ambiente digital. 

Ele é o profissional responsável por recolher, tratar e interpretar comportamentos e insights direcionais com base nesses dados coletados e é um das profissões que mais crescem no mercado.

#DicaPortalPós: O curso de  Pós Graduação em Business Intelligence, Big Data e Ciência de dados é a nossa dica para quem deseja se capacitar na área e quer desenvolver conhecimentos técnicos relacionados a tratamento de dados em projetos de BI e Big Data. 

  • Gerente de equipe humanos-máquinas

Curso Indicado: MBA em Gestão do Desenvolvimento Humano nas Organizações 

Se você é do tipo que assistiu a filmes de ficção científica e acredita mesmo que as máquinas irão substituir a mão de obra humana, se enganou. No entanto, já é realidade que nós dividiremos espaços. E o gerente de equipe humanos-máquinas é o profissional responsável por essa gestão. 

Seu papel é desenvolver um sistema de interação entre máquinas e seres humanos para criar um ecossistema de produção híbrido em harmonia. Para isso, ele precisa se especializar em áreas de gestão e ciência da computação, além de se atualizar constantemente sobre áreas de conhecimento em machine learning. 

#DicaPortalPós: O MBA em Gestão do Desenvolvimento Humano nas Organizações pode ser o primeiro passo para quem deseja atuar na área. Prepare-se para entender como desenvolver o trabalho das pessoas em suas organizações e saiba como articular estratégias de crescimento entre times. 

Está pronto para levar a sua carreira em direção ao futuro? Descubra os cursos de pós-graduação ou MBA que podem impulsionar sua carreira! Acesso ao Portal Pós e confira as oportunidades.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades