Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Por que a ambição é fundamental para a sua carreira?

mulher de costas sentada com as mãos para cima para indicar ambição

Quem busca sucesso profissional ou pessoal reconhece que é necessário ter ambição. Mas, muitas vezes, as pessoas acabam confundindo ambição com ganância e acham errado ser ambicioso.

Ambição é ter disposição para encarar desafios e crescer, alcançar objetivos e realizar sonhos. Já a ganância é aquela vontade de ter mais do que precisamos no momento como se nada fosse suficiente.

E, acredite, para ter a carreira que tanto sonhou é importante ter um pouco de ambição, pois ela nos impulsiona e nos ajuda a buscar a realização profissional.

blog banner desconto em pós-graduação

O que é ambição?

Essa característica está relacionada a sentimentos, emoções e desejos e nos dá a energia necessária para alcançar sonhos pessoais ou profissionais. A pessoa ambiciosa tenta de todas as formas chegar onde quer, superar desafios e busca por estratégias para conseguir realizar o que deseja.

Quando falamos sobre o ambiente profissional, a ambição é como uma motivação, pois tende a aumentar o rendimento em busca do objetivo que tanto sonha. Ser uma pessoa ambiciosa não significa que é algo ruim, mas também não quer dizer que ela seja boa porque tudo depende da quantidade de ambição que cada um tem.

Quando a ambição é exagerada torna-se ganância e é nesse momento que acaba caindo no senso comum e os dois termos sendo confundidos. Mas, quando ela é moderada vira o melhor ingrediente para o sucesso.

Para essa característica ser útil e proveitosa na vida profissional, é necessário traçar estratégias levando em consideração toda a ética. Por isso, passar por cima de outras pessoas não é uma prova de ambição e nem o caminho certo para o sucesso. 

Por que é importante ter ambição?

A busca pelo crescimento, qualificação e a vontade de alcançar os melhores resultados são características de uma pessoa que tem ambição. Pessoas ambiciosas têm uma visão geral de tudo que acontece na vida, identifica as falhas e consegue usar estratégias para seguir em constante evolução.

Mesmo que o conceito de ambição seja analisado diferente para cada pessoa e cada um possui seus próprios parâmetros de sucesso, felicidade e realização, existem algumas coisas em comum que toda pessoa ambiciosa consegue fazer.

Mudar de carreira

Nem toda mudança é a coisa mais fácil, seja na vida pessoal ou profissional, pois passar por transformações acaba mexendo com diversos âmbitos da nossa vida. Mas, quando se é uma pessoa ambiciosa acaba sendo mais fácil enfrentar os medos e dar o primeiro passo rumo à mudança de carreira.

Leia também: Como desenvolver novas habilidades no dia a dia?

Sem o impulso e a coragem para enfrentar algo novo, provavelmente seria impossível sair de situações ruins e o comodismo seria o cenário mais comum. Por isso, a mudança de carreira requer foco, ambição e determinação.

Pessoas ambiciosas não desistem fácil

Desistir não é algo que está no vocabulário da pessoa ambiciosa, pois ela encara as dificuldades que aparecem no caminho, não se entrega a elas, não desiste e não fica esperando a situação mudar da noite pro dia.

Um dos pontos positivos na ambição é a energia para enfrentar os desafios que vão aparecer na jornada profissional. Contemplar o problema não faz parte da pessoa ambiciosa, pois ela usa o seu tempo para buscar soluções para isso.

Quais são as características de uma pessoa ambiciosa?

As pessoas ambiciosas têm características em comum e possuem habilidades que fazem toda a diferença na vida profissional e pessoal. Listamos algumas delas para você perceber se já tem ou precisa desenvolver alguma delas:

Ter dedicação

A ambição está interligada com o desejo por sucesso, realizações e crescimento. Ou seja, a dedicação faz parte de quem é ambicioso e mostra a capacidade de aceitar desafios e se esforçar em busca de cada objetivo que tem para a vida.

Ambição é sobre tentativa e erro

Para alcançar o sucesso, é preciso tentar diversas vezes e, em algumas, é possível se deparar com erros. Mas, não pense que só porque errou uma primeira vez já vai desistir e achar que não é capaz de realizar o que lhe foi proposto.

A pessoa ambiciosa não tem medo de tentar e errar porque, por mais que o erro esteja ali escancarado, essa pessoa sabe que alcançar a vitória pode ser longo e o que realmente vale é o resultado final.

Mudança de atitude

O crescimento profissional ou pessoal requer mudanças de atitude, pois sem ela não é possível sair do lugar e acabamos ficando presos no comodismo. Isso é uma grande diferença quando pensamos em pessoas com sucesso e as pessoas que aceitam pouco.

A mudança de atitude é sobre conseguir enfrentar as adversidades e correr atrás de uma nova posição no mercado e, assim, chegar no lugar melhor e que tanto sonhou.

Tenha pensamentos positivos

Ter pensamentos positivos faz parte da personalidade de uma pessoa cheia de ambição, pois, enquanto os outros olham para o problema, a pessoa ambiciosa procura a solução e busca a melhor forma de resolvê-lo. Pensamentos positivos, ser otimista e ter objetivos claros são traços importantíssimos da pessoa ambiciosa.

Desenvolva suas metas

Ter metas é algo essencial para quem busca alcançar um determinado objetivo e, por isso, é importante pensá-las a curto, médio e longo prazo. A pessoa ambiciosa vai pensar onde está hoje e onde quer estar nos próximos anos. Ter metas faz com que a visão de complexidade de cada etapa fique mais fácil, além de conseguir visualizar a evolução que conquistou durante um determinado período.

A ambição é algo que muitas empresas estão buscando nos profissionais. As pessoas ambiciosas têm objetivos claros, lutam por eles e não se contentam com pouco, sempre buscando novas realizações profissionais e pessoais. Por isso, confira todos os conteúdos do canal do Youtube Carreira em Pauta, em que você consegue encontrar respostas e aplicar novas estratégias na sua vida profissional.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades