Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Quer melhorar a habilidade de falar em público? 6 dicas imperdíveis

homem de costas com uma plateia em sua frente para ilustrar texto sobre como falar em público

Em algum momento da vida, seja em uma apresentação de um trabalho ou em alguma situação profissional, a maioria das pessoas teve que encarar o desafio de falar em público. Outro fato comum é que, geralmente, essa atitude costuma gerar medo, ansiedade e angústia, pois se expor à plateia e ser o foco da atenção não é algo que todas as pessoas têm facilidade de encarar. As mãos suam, a voz começa a tremer e a respiração fica ofegante, além de outros sintomas que ocorrem no momento.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Esse medo de falar em público se chama glossofobia e muitas vezes prejudica o desenvolvimento pessoal e profissional, pois impede progressos importantes na vida do indivíduo. Isso acontece por diversos motivos, como pensamentos negativos antes da apresentação, não conhecer técnicas de oratória e por receio do julgamento da audiência. A pessoa, com isso, acaba desistindo de oportunidades significativas por não querer enfrentar o temor interno.

Caso você tenha esse problema, trabalhar essa habilidade é fundamental, pois você conseguirá defender melhor as suas ideias, influenciar positivamente as pessoas e ter um melhor relacionamento interpessoal. Como profissional, você se sentirá mais seguro em entrevistas de emprego e reuniões, passará mais credibilidade, aumentará o seu networking e poderá transmitir a sua mensagem com mais naturalidade. Por consequência, você se destacará entre os demais e para o mercado de trabalho.

6 dicas imperdíveis para melhorar a habilidade de falar em público

1 – Domine o assunto

Antes de qualquer coisa, para falar bem em público é importante ter o domínio do conteúdo. Ter as informações em mente ajudará você a se sentir mais confiante e pronto para enfrentar qualquer pergunta da plateia, inclusive. Estudando bem o assunto que será apresentado não há o que temer. Você terá autoridade sobre o tema frente aos demais e poderá interagir com segurança.

2 – Treine antes

Outro item fundamental é treinar antes da apresentação oficial. Assim, a sua fala será mais bem articulada e irá garantir a atenção dos ouvintes. Faça isso quantas vezes puder e for preciso. Leituras em voz alta também contribuem nesse processo, pois você terá uma ideia do seu tom de voz e se as palavras estão sendo emitidas de forma clara. Vale também treinar com pessoas de confiança, como familiares e amigos, e pedir a opinião do que precisa ser ajustado.

3 – Controle a respiração

Caso sinta muito nervosismo, tente controlar a respiração e diminuir a frequência dos batimentos cardíacos. Isso é essencial para a concentração e para manter a calma. Sendo assim, antes da apresentação, faça respirações longas, prendendo-as por alguns segundos e depois solte todo o ar lentamente. Essa técnica também ajuda no controle da ansiedade e trará mais tranquilidade para o momento do seu discurso.

4 – Mude o seu pensamento

Sabe aqueles pensamentos negativos de que algo pode dar errado durante a sua fala? Tente mudá-los dentro de você. Lembre-se que a plateia está ali para te ouvir porque tem interesse no tema e você poderá ajudá-la a ter contato com uma história nova que poderá gerar reflexões ou mudar o rumo profissional de alguém. Transforme o seu olhar. Ninguém estará ali para julgamento ou avaliação de desempenho. E, vale destacar, é você quem estará no comando de tudo.

5 – Atente-se ao ritmo da fala

Uma técnica que auxilia muito durante as apresentações em público é a alternância da entonação e ritmo da fala. Se você mantiver o tom de voz, por exemplo, pode ser que a sua explanação fique muito monótona e isso disperse a atenção da audiência. Dessa forma, tente dar ênfase em alguns momentos, aumentando o volume da voz, mudando a velocidade das palavras e fazendo pausas breves para organizar os seus pensamentos. Assim, você irá envolver ainda mais os participantes. 

6 – Aproveite as oportunidades

A experiência é fundamental nesse processo de perder o medo de falar em público. Por isso, aproveite todas as chances que tiver para se expor e se desafiar. Se esse é o seu objetivo, a prática irá te aperfeiçoar ainda mais. A cada novo discurso, você poderá corrigir o que precisa ser melhorado e ganhará mais autoconfiança com essa habilidade. Dessa forma, não perca a oportunidade de ministrar uma palestra, dar uma aula ou fazer uma apresentação, mesmo que para poucas pessoas.

Falar em público requer muito treino e exposição, por isso é importante que você se arrisque porque será algo transformador em vários âmbitos da sua vida. Tome cuidado também com a sua postura. Tente manter a coluna reta e as mãos na altura da cintura, relaxe os ombros e aja com naturalidade. Com todas essas dicas, com certeza na sua próxima apresentação você terá um resultado diferente. Agora, confira outras técnicas que vão ajudar você a falar bem e sem erros.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades