Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Vale a pena mudar de emprego para ganhar mais? 10 pontos para analisar

A ideia de receber um salário maior sempre nos deixa animados, não é mesmo? Afinal, receber mais significa que nosso trabalho está sendo reconhecido, que estamos crescendo profissionalmente e que, agora, podemos tirar mais planos financeiros do papel. Muitas vezes, esse aumento na remuneração vem com a troca de trabalho, mas será que vale a pena mudar de emprego para ganhar mais?

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

A resposta para essa pergunta não é nada simples. Apesar de parecer óbvio que um salário maior deve ser a sua escolha, existem muitos outros fatores que precisam ser levados em consideração. Plano de carreira, hierarquias, cultura corporativa, outros benefícios e localização do novo trabalho são alguns exemplos de pontos que devem entrar na sua lista de prós e contras, mas não precisa se desesperar na hora de fazer essa avaliação.

Como avaliar se vale a pena mudar de emprego para ganhar mais?

Se você está vivendo esse dilema e precisa decidir entre ficar em seu emprego atual ou mudar para outro, nós podemos te ajudar. Veja abaixo o tutorial que montamos para guiar a sua avaliação e decisão final, lembrando que não há resposta certa ou padrão. Tudo vai depender das suas expectativas, vontades e demandas em seu momento de vida.

1 – De quanto será, efetivamente, o aumento?

Antes de aceitar uma nova proposta de emprego que vai te pagar mais, tenha calma e coloque todos os valores na ponta do lápis. Entenda como será o novo modelo de contratação, compare os valores e descubra qual será, efetivamente, a porcentagem de aumento entre o trabalho atual e a proposta recebida.

Agora, depois de descobrir esse valor, vai ficar mais fácil analisar os outros fatores da lista e entender os benefícios reais de uma mudança profissional.

2 – Qual será o seu cargo? E as responsabilidades?

Antes de aceitar um novo emprego, entenda qual será o seu papel na empresa e as responsabilidades dele. Você mudará para um cargo mais alto? Vai manter a mesma posição hierárquica do atual emprego? As responsabilidades vão aumentar ou se manter as mesmas?

Isso tudo é essencial para colocar a oportunidade em perspectiva, pois você vai conseguir comparar o modelo hierárquico e de remuneração das duas companhias e olhar para o futuro. Ou seja, julgar não apenas o momento presente, mas também prever o que poderá acontecer com você e seu salário no futuro.

Além disso, esse exercício também possibilita ver com mais clareza como será o seu dia a dia e entender se o salário será compatível com as funções desempenhadas. Por exemplo, se as funções e responsabilidades sob os seus cuidados vão dobrar, o aumento de salário precisa ser compatível com essa mudança.

3 – Os benefícios também serão melhores?

Quando pensamos em remuneração, muitas vezes nos apegamos ao valor que é depositado em nossas contas bancárias, mas nos esquecemos dos outros benefícios e direitos que também fazem parte desse pacote.

Alguns exemplos são vale alimentação, vale refeição, vale transporte, auxílio combustível, vale estacionamento, pagamento de bônus e plano de saúde, dentre muitos outros. Todos eles precisam ser considerados quando avaliamos trocar de emprego

Para isso, faça um comparativo qualitativo, pensando no quanto tais benefícios impactarão sua vida, e também quantitativo, somando os valores em dinheiro agregados a cada um deles.

Por exemplo, é necessário avaliar se o plano de saúde oferecido tem coparticipação, na qual você arca com uma porcentagem da utilização dos serviços médicos, qual é a política para o pagamento de bônus, e o valor dos vales para alimentação. Sem fazer todas essas somas e colocar tudo em uma tabela, você não terá uma visão geral dessa nova oportunidade.

4 – Onde você vai trabalhar? E quais serão os horários do expediente?

Outros pontos importantes são o impacto diário desse novo emprego na sua rotina. O trabalho será remoto, híbrido ou presencial? Se precisar ir até o local de trabalho, onde ele está localizado? É mais perto ou mais longe da sua casa, e que horas você terá que sair para chegar no horário?

Falando em horários, você vai manter o expediente atual ou terá que encarar mudanças? No dia a dia, será comum ter que trabalhar até mais tarde ou não? E como esse trabalho extra será compensado?

Talvez a distância não compense a mudança, ou quem sabe uma possível flexibilidade de horários e locais de trabalho seja um diferencial a mais para adicionar ao salário maior. Tudo depende das suas expectativas e do que pode impactar a sua qualidade de vida daqui para a frente.

5 – A nova companhia oferece plano de carreira?

Agora que você já sabe o básico sobre o cotidiano dessa nova oportunidade, vamos tratar de outro ponto importante: plano de carreira. Como essa nova empresa lida com o futuro profissional de seus colaboradores? Há movimentos para que eles sejam continuamente promovidos e assumam cargos mais altos?

E como você se sente sobre isso: pretende se estabelecer em uma única companhia ou prefere mudar de ambiente profissional de tempos em tempos?

6 – Qual a estrutura da nova empresa?

Deixe um pouco de lado o seu trabalho em si e foque no macro: como é a empresa onde você poderá trabalhar? Pesquise bastante sobre a cultura corporativa, os valores da companhia, entenda se o setor é do seu interesse, busque perfis de profissionais que atuam nela e trace uma primeira imagem desse lugar.

Aqui, é preciso ter cuidado para não cair no comodismo. Locais diferentes e com práticas completamente novas para você não precisam ser ruins e, na verdade, podem ser ótimas chances para se desafiar e se desenvolver em outras esferas. 

Contudo, também não se esqueça dos seus valores e gostos, porque entrar em uma empresa que não tem nada a ver com a sua forma de viver e trabalhar pode não funcionar.

7 – Como funciona a hierarquia e as relações de trabalho?

Seguindo a mesma lógica do tópico anterior, entenda as relações de trabalho e hierarquias da nova companhia, e compare essa estrutura com o seu jeito de atuar profissionalmente. Algumas pessoas gostam de ambientes com hierarquias rígidas, enquanto outras preferem atuações mais híbridas e horizontais.

8 – Como é o ambiente de trabalho?

Um ambiente tranquilo e saudável de trabalho é essencial para que tenhamos rotinas tranquilas, regradas e positivas, por isso, avalie qual será o seu novo dia a dia e compare com o seu atual. Muitas vezes, trocar um cotidiano suave e sem estresse por outro que “tire a sua paz” pode não compensar, mesmo com um aumento de salário.

9 – Você está satisfeito com seu emprego atual? Tem chances de crescimento?

Depois de tantas comparações, e imaginamos que uma longa lista de prós e contras, você já deve ter entendido qual o seu nível de satisfação com o emprego atual, certo? Mas além disso, faça algumas previsões futuras e, pensando nas oportunidades oferecidas pela empresa, avalie as possibilidades de crescimento.

Quantas vezes você já foi promovido ou recebeu aumentos? Você é reconhecido? Tem um plano de carreira estruturado? Sente que seu trabalho é reconhecido? Está feliz com sua qualidade de vida e desenvolvimento profissional?

Além disso, tenha cuidado com promessas vazias. Se você está na empresa há alguns anos e nunca foi reconhecido ou recebeu incentivos financeiros, será mesmo que as promessas para o seu futuro são mesmo reais?

10 – Quais são os seus objetivos de carreira?

Por fim, chegou a hora de encarar os seus objetivos profissionais para o futuro. Como esse novo emprego vai te ajudar a chegar em suas metas? Ele se encaixa em seu plano de carreira ou faria parte da construção de uma nova rota?

Se você gostaria de assumir papéis de liderança, por exemplo, a nova proposta te coloca mais perto ou mais longe desse objetivo? Olhar para a vaga com esse olhar crítico para o futuro é fundamental para não tomar decisões precipitadas ou deixar grandes oportunidades de lado só porque elas representam mudanças significativas.

Perceberam por que decidir se vale a pena mudar de emprego para ganhar mais é uma decisão bem complexa? Mas temos certeza que, depois do nosso guia, você está mais confiante e com mais clareza para fazer a sua escolha, certo?

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades