Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como fazer um plano de carreira profissional efetivo e atingir os objetivos traçados

imagem para ilustrar o texto de plano de carreira profissional

Poucos objetivos podem ser alcançados sem planejamento e, quando o assunto é trabalho, não é diferente. Se você deseja ter sucesso nesse aspecto da sua vida, é fundamental aprender como fazer um plano de carreira profissional.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Não importa se você está no início da sua carreira sem saber qual direção seguir ou se já sabe exatamente onde quer chegar, mas ainda precisa descobrir como. Ter um planejamento é a única forma de conhecer os próximos passos que você precisa dar rumo ao seu objetivo.

Em outras palavras, um plano de carreira te dará controle sobre o seu futuro profissional e te ajudará a percorrer todas as fases até conseguir o seu emprego dos sonhos.

Quer saber como desenvolver o seu? Então, conheça as nossas dicas.

O que é um plano de carreira profissional?

Um plano de carreira profissional é uma estratégia que as pessoas usam para definir seus objetivos e o caminho que precisará percorrer para alcançá-los.

O processo inclui alguns fatores importantes como autoavaliação, desenvolvimento de habilidades e descoberta dos meios que serão utilizados para atingir suas metas. Além disso, ele deve estar sempre em andamento e ser revisitado quando você, o mercado ou a economia passarem por alguma mudança significativa.

O plano de carreira é crucial para que você não fique estagnado ou perdido vendo o tempo passar sem tomar uma direção. Lembre-se de que você é o único responsável pela sua carreira, e esse planejamento, quando bem executado, pode te ajudar a colher muitos benefícios.

Como fazer um plano de carreira profissional?

Primeiramente, é importante saber que o planejamento de carreira tem objetivos de curto e longo prazo. No entanto, só por ter um plano de ação, você já está acelerando o seu crescimento e caminhando rumo aos seus objetivos.

Mas, para que dê certo, é preciso respeitar as etapas e sempre manter o foco. Veja agora como você pode fazer o seu plano de carreira e alcançar os objetivos traçados.

1 – Faça uma autoavaliação

O primeiro passo do seu plano é fazer uma autoavaliação. Nessa etapa, o importante é que você reflita sobre seus interesses, suas habilidades, preferências e valores, para se conhecer melhor.

Para isso, procure responder às seguintes perguntas:

  • O que eu acho interessante? 
  • Sobre o que eu gosto de aprender?
  • No que sou bom?
  • Qual tipo de problema eu gosto de resolver?
  • No que minhas habilidades e a minha experiência poderiam ser úteis?
  • Como seria a minha manhã ideal?
  • O que é mais importante para mim do que o trabalho?
  • Onde eu quero morar?

Note que essas perguntas exploram aspectos importantes que ajudarão a integrar seus interesses, valores e carreira. Dedique tempo suficiente nessa etapa para não ficar decepcionado com as suas decisões no futuro.

2 – Identifique o seu emprego dos sonhos

Depois de refletir sobre todos esses fatores, você estabelecerá o seu objetivo, ou seja, o lugar aonde você quer chegar na sua carreira.

Para isso, é importante que você pense alto e responda à seguinte pergunta: em um mundo ideal, qual seria o meu trabalho?

Em seguida, faça uma pesquisa sobre esse cargo que você gostaria de ter, e leia a descrição das atividades, prestando bastante atenção nas habilidades exigidas, no nível educacional, no tempo de experiência necessário e nas empresas que costumam contratar para esse cargo.

Faça uma lista com as suas principais habilidades técnicas e comportamentais, a indústria em que você tem mais experiência e os seus valores e, na sequência, compare com o que você encontrou na pesquisa do cargo. Anote quais são os pontos que você precisa desenvolver para ocupá-lo. Por exemplo:

  • Preciso de mais experiência;
  • Ainda não tenho uma determinada certificação;
  • Ainda não desenvolvi uma determinada habilidade.

Verifique também se os valores pessoais que você identificou na etapa de autoavaliação condizem com a indústria e o cargo que você escolheu.

3 – Identifique seus próximos passos

Com todas essas informações anotadas, é hora de definir os próximos passos que te levarão até o seu objetivo. Para isso, você precisará determinar alguns movimentos laterais e sequenciais. Entenda melhor:

Movimentos laterais: são aqueles feitos para desenvolver ou melhorar algumas habilidades.

Movimentos sequenciais: são as promoções que te colocam em um novo nível na hierarquia da empresa ou no mercado.

Com essa informação, você determinará até 5 movimentos laterais e 5 movimentos sequenciais que poderão te levar aonde você quer chegar.

4 – Monte o seu planejamento

Agora, chegou o momento de montar o plano de carreira que te levará até o seu emprego dos sonhos.

Para começar, você vai escrever onde você está hoje na sua vida profissional e utilizará os movimentos da etapa 3 para construir uma sequência lógica para a sua carreira.

Uma boa dica é dividir o seu plano em objetivos a serem alcançados a cada 5 anos. Dessa forma, você ficará mais focado e poderá detalhar mais as suas movimentações.

Confira uma sugestão de como montar o seu plano de carreira profissional de 5 anos.

Emprego dos sonhos: Diretor de Marketing

Objetivo para daqui a 5 anos: Coordenador de Marketing

Emprego atual: Analista de Marketing Pleno

1º objetivo: fazer um movimento sequencial para Analista de Marketing Sênior (6 meses a 1 ano)

Próximos passos: expressar o desejo de assumir atividades de liderança de equipes e projetos; tomar a iniciativa para auxiliar os analistas júnior, fazer um curso de BI.

2º objetivo: ser promovido para Supervisor de Marketing na empresa atual ou ocupar esse cargo em uma nova empresa (2 a 3 anos)

Próximos passos: fazer uma pós-graduação ou MBA em marketing; utilizar o LinkedIn para ampliar a rede de contatos; tirar certificações que comprovem meu conhecimento na área.

3º objetivo: ser promovido para Coordenador de Marketing na empresa atual ou ocupar esse cargo em uma nova empresa (5 anos).

Próximos passos: melhorar os resultados da equipe e montar um relatório com a evolução; fazer um MBA em gestão; fazer conexões mais estratégicas com pessoas do mercado; pesquisar empresas que tenham os mesmos valores que os meus e me candidatar às vagas.

Esse é apenas um exemplo de como fazer um plano de carreira profissional, mas o importante é que você siga todas essas etapas. Lembre-se de começar pela autoavaliação, passar pela identificação do seu principal objetivo e do que você precisa desenvolver para alcançá-lo.

Ainda é importante definir os seus movimentos e utilizar todas essas informações para desenhar o seu plano para um ciclo de 5 anos. Com planejamento, trabalho e estudo, você conseguirá alcançar o seu emprego dos sonhos. E se você quer muito evoluir na carreira, temos outra dica para você: fazer uma especialização.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades