Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Planejamento de carreira: 6 passos para criar o seu

imagem para ilustrar o texto de planejamento de carreira

Ter um bom planejamento de carreira é essencial para que você atinja todos os seus objetivos profissionais e se sinta realizado ao final da sua jornada.

Acontece que muitas pessoas se sentem perdidas na hora de estruturá-lo, por não saber como começar e garantir que todos os passos serão completados corretamente até o tão sonhado momento do sucesso.

Confira neste artigo algumas dicas de como se planejar de maneira eficiente!

Como construir um bom planejamento de carreira?

1 – Trace metas alcançáveis

Para que a gente consiga visualizar maneiras de atingir nossos objetivos de carreira, precisamos traçar várias metas menores e mais simples de serem atingidas. A tendência de desistirmos é maior quando focamos em objetivos difíceis de alcançar. Isso porque apenas vemos o tempo passar, sem ter nenhum resultado ou alcance concreto, o que desestimula. 

A maneira mais eficiente é dividir seu objetivo final em várias etapas menores, que começam pelas mais fáceis de atingir até chegar nas mais complexas. Assim, você vai avançando gradualmente nas suas conquistas ao mesmo tempo que acompanha seu progresso em desenvolvimento. 

As metas também servem como guia para o seu planejamento de carreira, pois caso seja necessário fazer alguma alteração, você terá mais facilidade de adequar seus planos sabendo qual é o próximo passo.

2 – Saiba quais são seus pontos fortes e fracos

Seu planejamento deve ser construído baseado na estratégia de ressaltar seus pontos fortes, se utilizando deles para cumprir seus objetivos, e aprimorar seus pontos fracos. 

Tenha bem claro na sua cabeça quais são as habilidades que você domina e quais você não tem ou precisa desenvolver melhor, pois seu caminho será mais fácil se você souber como aproveitar cada uma delas na sua jornada. 

Pensando que o mercado necessita de profissionais mais completos, é recomendável que entre as metas a serem alcançadas você inclua aprimorar skills que são essenciais para você chegar no seu objetivo.

3 – Estude todos os cenários possíveis

Imprevistos acontecem e, no mundo empresarial, são mais comuns do que imaginamos. Não deixe que eles interrompam ou atrasem o seu planejamento. 

Parte do planejamento é imaginar os cenários que você potencialmente irá encontrar e se preparar para cada um deles, pensando nos desafios que você pode enfrentar e as maneiras de contorná-los. 

No momento de estudar o que você pode enfrentar, inclua as habilidades que serão necessárias para vencer as dificuldades ou atividades que serão propostas. Assim, será possível analisar se elas condizem com o seu perfil ou se você precisa se aprimorar antes de dar o próximo passo. 

Premeditar faz parte de planejar. Portanto, para obter sucesso no cumprimento das suas metas, você precisa estar preparado para todas as situações. 

4 – Peça conselhos para outros profissionais

Mesmo que você saiba de cor tudo que pode ou não acontecer na sua trajetória, o aconselhamento de quem já passou por esse caminho pode te ajudar a errar menos, tomar decisões melhores e até mesmo repensar no seu objetivo final.

Isso porque, muitas vezes, acreditamos que o nosso desejo está em atingir determinado objetivo, ou que o devemos percorrer determinado caminho, mas conversando com um colega de profissão você consegue ter uma nova perspectiva. 

Compartilhar seus anseios também colabora para fortalecer sua confiança no potencial de atingir suas metas. Ao repeti-las  em voz alta e constantemente, você começa a fixar a ideia na sua mente, aumentando seu foco em cumpri-las. 

5 – Inclua sua vida pessoal no seu planejamento

Ter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional é o segredo para manter uma relação saudável entre ambos. Portanto, não esqueça do seu lazer no momento de se planejar. 

Como o processo de estruturação de carreira requer muito foco, saber aproveitar seu momento livre para relaxar e fazer outras atividades vai te ajudar a manter o foco nas suas metas quando for a hora.

Portanto não se esqueça de tomar o cuidado para que você realmente aproveite seus momentos de lazer para ficar com as pessoas que você gosta, se dedicar aos seus hobbies e cuidar da sua saúde. Tudo isso para que sua trajetória até o sucesso profissional não seja desgastante e você não associe planejar sua carreira a algo ruim. 

6 – Faça uma pós-graduação   

Ter uma pós-graduação vai te abrir muitas portas e expandir seus horizontes, além de deixar seu currículo mais forte nos processos seletivos. 

Faça uma especialização para aprimorar suas habilidades e assim estar mais preparado para atingir suas metas. Desta forma, o processo ficará mais ágil e você atingirá seu objetivo de forma mais rápida. 

A pós-graduação Anhanguera EAD é a formação recomendada para quem quer crescer na vida profissional, fornecendo todo o conhecimento necessário para você realizar seu planejamento de carreira e atingir o sucesso.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades