Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como ter um bom relacionamento com os colegas de trabalho: 5 dicas

imagem para ilustrar o texto de relacionamento com os colegas de trabalho

Manter um bom relacionamento com os colegas de trabalho é essencial para fazer o seu sucesso profissional chegar com maior rapidez. Afinal, essas pessoas estarão contigo em grande parte do seu dia. Portanto, criar vínculos e afinidades pode ser a chave de uma promoção ou novas oportunidades.

5 dicas para ter um bom relacionamento com os colegas de trabalho

1 – Tenha o hábito de cumprimentar todas as pessoas

Desde o dia em que começar em um novo trabalho, se esforce para aprender o nome de todas as pessoas e comprimentá-las assim que chega. Além de ser um sinal de boa educação, é importante mostrar que você está disposto a conversar com qualquer área da empresa e disponível caso alguém deseje falar com você.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Ao longo do tempo, ficará mais fácil recordar o nome e o setor de todos os colegas, facilitando que você identifique com quem deve falar quando precisar de ajuda. Ter amizade com pessoas de outros setores também pode te trazer benefícios em projetos futuros e possíveis parcerias internas.

2 – Chame pessoas diferentes para o almoço

Inicie um diálogo com pessoas de outros setores próximo do horário de almoço e faça o convite para que conheçam um restaurante juntos ou que frequentem o local em que estão habituados.

Desta forma, você poderá ter conversas sobre possíveis pontos em comum com outras pessoas da empresa e talvez até encontre alguém que compartilhe as mesmas opiniões e gostos de você. 

3 – Participe de happy hours e festas da empresa

Happy Hours e festas corporativas ajudam a criar laços entre as equipes sem a necessidade de um ambiente externo. Muitos acreditam que os convites são para as pessoas que querem somente fazer amizade no ambiente profissional, mas, na verdade, esses encontros podem proporcionar parcerias e ideias futuras entre departamentos.

Quando estiver participando de eventos desse aspecto, seja simpático e preste atenção no que as pessoas têm a dizer para você. Nos momentos de descontração, você também pode aproveitar o momento para se aproximar das pessoas e conhecer melhor elas no campo pessoal.

4 – Não se envolva no trabalho do outro 

Ser prestativo e conseguir ajudar o colega do trabalho com as entregas é sempre bom, mas não faça planejamentos ou projetos de áreas em que você não faz parte. Algumas pessoas tendem a achar esse posicionamento ofensivo ou mesmo acreditar que está sendo desafiada por você, já que ela pode interpretar que você está entregando o trabalho porque ela não consegue fazê-lo.

Se a sua opinião não for requisitada e você não for chamado para fazer parte de algum projeto, não o faça. O máximo permitido é: caso você conheça alguém do setor, dar alguma dica que você considere interessante.

5 – Não fique com mágoas depois de uma entrega difícil

Nem sempre as pessoas compartilham de uma mesma opinião no trabalho, então no desenvolvimento de alguns projetos podem surgir desavenças entre membros da equipe que possuem uma forma de resolver o problema diferente, gerando discussões e desgastes até a entrega.

Depois das reuniões, tente conversar com a pessoa que tem opinião divergente e deixe a porta aberta para futuros projetos. Lembre-se de que os outros colaboradores estão lá para fazer a empresa crescer junto de você.

Siga essas dicas para melhorar o seu relacionamento com os colegas de trabalho e invista no seu crescimento dentro da empresa. Ao fazer uma pós Anhanguera, você melhora o seu currículo e pode conquistar cargos mais altos na empresa. Aproveite!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades