Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Como ter mais empatia pelas pessoas em apenas 6 passos

imagem para ilustrar o texto de como ter mais empatia pelas pessoas

Empatia é a capacidade emocional de se colocar no lugar do outro diante de algumas situações da vida e entender o que ele sente, mas nem todos conseguem desenvolver essa soft skill corretamente. Existem algumas formas de saber como ter mais empatia pelas pessoas e transformar o ambiente de trabalho em um local mais acolhedor, além de se tornar uma figura importante no processo de facilitar a carreira do próximo.

Como ter mais empatia pelas pessoas?

Separamos alguns conselhos importantes para pessoas que desejam levar a vida de uma forma mais empática e ajudar as outras pessoas em sua carreira profissional. Confira abaixo como você pode ser um facilitador na vida de alguém.

1 – Pratique o hábito do autoconhecimento

Por que você acredita não entender a dor do outro? Primeiramente, é necessário fazer um questionamento a nós mesmos do porque achamos que a empatia não faz parte das nossas características e entender o que nos faz pensar desta forma.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Não conseguir entender o que o outro pensa ou a forma que o outro age no dia a dia pode ser um sentimento comum. Afinal, cada um de nós tem uma jornada, mas não conseguir ser empático com o outro pode mostrar uma fragilidade ou algo escondido dentro de nós.

Tente buscar ajuda ou concentre-se em buscar fatos que possam ter feito com que você perdesse a sua natureza empática. O mercado de trabalho tende a ser competitivo e muitas pessoas acabam perdendo ou deixando para trás essa softs kills porque acredita que desta forma estará menos vulnerável no ambiente profissional.

2 –  Lembre-se das dificuldades que você teve no passado

Ninguém começa uma carreira profissional no topo e o processo de crescimento e desenvolvimento dentro da área pode ser um pouco mais desafiador para algumas pessoas. Lembre-se da sua jornada: você encontrou pessoas que te ajudaram a passar por esses momentos de dificuldade rumo à onde você está agora? Se a resposta for não, talvez seja por isso que você não consegue se colocar no lugar do outro.

Caso a resposta seja sim, espelhe-se nessas pessoas e seja um facilitador rumo a escalada do sucesso profissional de alguém. Tenha consciência de que você tem o poder de melhorar a vida de uma pessoa. Caso você nunca tenha encontrado pessoas que pudessem fazer esse papel na sua vida, seja o primeiro. Mostre que você tem experiência e competência para ajudar os outros.

3 – Aprenda a ouvir sem julgar

Há quem fale que não existe a possibilidade de uma pessoa ouvir a outra sem julgá-la, baseando-se no que acredita ser o melhor ou o correto. Porém, tente praticar o hábito de entender que as pessoas têm ideias diferentes das suas e escolher seguir caminhos de formas diferentes não a torna melhor ou pior.

Por isso, é importante que você esteja aberto para ouvir desabafos. Entenda que as pessoas possuem níveis de dor e de estresse emocional diferentes e mostre-se disponível para poder ajudá-las em um momento de dificuldade, sem que elas tenham receio de te procurar. Ser um bom ouvinte muitas vezes já ajuda bastante.

4 – Entenda que cada pessoa é uma só

Existem uma série de fatores que fazem com que as pessoas sejam o que elas são. O histórico familiar, o local em que foram criadas, a cultura que lhe foi apresentada, a forma de olhar e encarar a vida, como aprendeu que uma carreira profissional deve ser, como se comportar diante de desafios emocionais. Todos esses pontos mostram que uma pessoa é única em essência e história.

Ao compreender isso, fica um pouco mais simples de entender escolhas e limites do outro e aprender a respeitá-los. Ninguém deve ser exatamente da forma que você acredita que ele deve ser, mas você pode encontrar alguns pontos em comum para criar laços e ser mais empático com o outro. Converse, encontre o ponto de convergência entre vocês e ajude o próximo.

5 – Cultive o hábito da curiosidade pelo outro

Pessoas empáticas têm o hábito de ter curiosidade sobre a outra pessoa para que possam ajudá-la da melhor forma possível quando precisar de ajuda. Faça amizades, pergunte o que o outro gosta de fazer nas horas vagas, o que ele já fez na vida e o que faz durante para se divertir, por exemplo. Dessa forma, pode ficar mais fácil acolher o outro quando  ele precisar.

6 – Experimente novos desafios

Você já pensou em fazer algo que nunca fez?  Bom, que tal começarmos de um ponto mais comum: já pensou em liderar um projeto? Quando nos propomos a fazer coisas diferentes do que estamos acostumados, passamos por questionamentos e dificuldades que nunca havíamos passado anteriormente e assim pode ficar mais fácil entender o que o outro vive quando passa por uma situação similar.

Faça atividades diferentes da que está habituado, viva novas experiências, adquira o conhecimento que precisa diante de momentos desafiadores e entenda como a sua mente e emoções funcionam. Fica mais fácil de ajudar as outras pessoas quando já vivemos o processo e podemos opinar sobre ele.

Entendeu como ter mais empatia pelas pessoas? Quando você se dedica a conseguir algo, o sucesso bate à porta. Agora, comece um novo desafio! Invista em uma especialização EAD viva essa nova experiência de poder assistir às videoaulas onde e quando quiser para aumentar as suas chances de encontrar o seu caminho profissional ideal.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades