Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Carisma no ambiente de trabalho: qual a sua importância?

carisma no ambiente de trabalho

Um dos fatores que mais ajuda profissionais a crescerem é o alto nível de carisma no ambiente de trabalho, algo que conquista a atenção das pessoas e faz você ser bem-visto e respeitado pelos seus colegas. 

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Um profissional carismático sempre se dá bem em trabalhos em equipe graças a sua capacidade de conquistar a atenção das pessoas e motivá-las a dar o seu melhor desempenho no projeto. Por isso, esse perfil é muito procurado por empregadores e pode ser um diferencial para você. 

Como desenvolver carisma no ambiente de trabalho?

A melhor forma de você desenvolver o seu carisma é se conectando com as pessoas do seu ambiente de trabalho. Converse com seus colegas, se disponibilize para ajudá-los sempre que for possível e troque experiências. Isso fortalecerá sua relação interpessoal com todos e fará com que gostem da sua presença. 

Aprimorar sua oratória também irá te ajudar a se tornar uma pessoa mais carismática, te ensinando técnicas de discurso, como motivar as pessoas através da fala e como conquistar a atenção dos ouvintes. 

Ter uma boa comunicação é importante para muitas funções, e motivar para conseguir extrair o melhor de cada profissional é uma das mais importantes, principalmente para conseguir preservar um bom trabalho em equipe. 

O profissional carismático sempre será requisitado no ambiente de trabalho devido ao seu comportamento agregador e estimulador, que sempre ajuda o time em momentos de dificuldades, fazendo com que todos acreditem que podem ir mais longe.

Portanto, não perca nenhuma oportunidade de aperfeiçoar seu carisma e tornar essa soft skill ainda mais destacada no seu comportamento. Isso chamará a atenção dos empregadores e sempre resultará em portas abertas em boas oportunidades. 

Veja, ainda, como a carisma influencia no processo seletivo e nas dinâmicas de grupo!

1 – No processo seletivo

Já no processo seletivo, você terá oportunidades de demonstrar seu carisma para os empregadores, tanto nas entrevistas como nas dinâmicas individuais e em grupo. 

Como o carisma pode ser manifestado de forma verbal e através de ações, você precisa pensar qual a melhor estratégia a ser adotada, sendo que, muitas vezes, você terá a oportunidade de expor de ambas as formas. 

Nas entrevistas, mostre-se sempre disposto a trabalhar em equipe nas suas respostas e evidencie seu bom relacionamento com os colegas. Manter a voz calma e o tom descontraído sempre que possível (e se a ocasião permitir, claro) são indícios claros de que você é uma pessoa fácil de lidar e que tem a habilidade de trabalhar em equipe. 

2 – Nas dinâmicas em grupo

Nas práticas em grupo, a melhor forma de exercitar seu carisma é sendo colaborativo com os demais participantes. Justamente por ser um exercício em que o objetivo final é a contratação, muitos profissionais pensam apenas nas próprias entregas e não se dispõem a ajudar os colegas que encontram mais dificuldade. 

Porém, o objetivo é exatamente esse: descobrir profissionais que colocam o sucesso do projeto à frente dos próprios interesses, pois o resultado do time sempre deve se destacar mais do que o desempenho individual.

Um profissional carismático naturalmente vai agir com empatia e ser solícito para que todos, inclusive ele, tenham uma boa desenvoltura na dinâmica, atraindo o interesse dos empregadores, que gostam de contar com colaboradores com esse perfil nas suas equipes. 

Mas atenção: não adianta fingir ser atencioso e colaborativo no processo seletivo e abandonar esse comportamento após ser contratado. 

Indivíduos agregadores sempre influenciam de forma positiva a entrega de resultados, como um estímulo saudável na busca de cada um para atingir seu potencial. Não tornar esse comportamento algo recorrente encurtará sua passagem pela empresa e ainda deixará uma imagem ruim para seus gerentes. 

E no caso da liderança, como deve ser?

Empatia, boa oratória e capacidade de motivar através do discurso são características básicas de todo líder, e aqueles que possuem alto nível de carisma normalmente não sentem dificuldades ao desenvolverem essas soft skills

O líder carismático, que age através da motivação e da colaboração, sempre consegue incentivar seus colaboradores a darem o melhor que eles puderem em cada atividade, buscando melhores resultados a cada entrega, valorizando a evolução individual de cada profissional do time.

Essa diferença de comportamento é fundamental na construção de projetos sólidos. Enquanto o líder arrogante só obtém cumprimento de prazos como devolutiva, o líder carismático recebe como resultado o comprometimento da equipe em sempre buscar a evolução e atingir patamares cada vez maiores. 

A liderança empática, que busca sempre ouvir cada integrante do time e construir decisões que sejam benéficas a todos, é um método de liderança muito comum a líderes carismáticos e que se prova como um dos mais eficientes, adotado cada dia mais por um número maior de empresas.

Além de desenvolver carisma no ambiente de trabalho, aposte em uma pós-graduação EAD para ir longe sem sair de casa e evoluir como profissional.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades