Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como não fechar portas na empresa após pedir demissão?

pedir demissão

Mudanças são normais no ambiente corporativo e transições de emprego precisam acontecer para que sua carreira evolua, mas o fato de pedir demissão não te possibilita ignorar que talvez você ainda vá precisar da empresa na sua trajetória profissional. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Em um mundo em que manter uma rede de contatos de qualidade sempre ativa é fundamental para crescer profissionalmente, sair “pela porta dos fundos” de uma empresa pode ser ruim, com consequências que te acompanham durante toda a sua carreira. 

O que fazer após pedir demissão?

1 – Se ofereça para participar da escolha e treinamento do seu substituto 

Nem sempre isso será necessário, mas, muitas vezes, a empresa pedirá para você participar do processo de contratação e treinamento do novo contratado. Mesmo que isso não ocorra, se ofereça para participar do processo. 

Demonstra que, mesmo fora da empresa, você continua se preocupando com a qualidade do trabalho que será feito e vai priorizar o seu comprometimento acima de qualquer coisa, colaborando como puder com tudo que está ao seu alcance. 

2 – Se dedique nos últimos dias da mesma forma que se dedicou nos primeiros

Proatividade, empenho e atenção são características que não podem servir apenas para mostrar serviço no momento da sua contratação e ser deixado de lado ao longo da sua trajetória na empresa. 

Enquanto estiver na empresa, você deve se comprometer com prazos e responsabilidades. Não deixe que a qualidade do seu trabalho diminua só porque você pediu demissão.

Isso criará uma boa impressão entre as figuras de liderança, que vão sempre desejar que você retorne nas futuras oportunidades e transformar você em um exemplo para servir de “régua” nas próximas contratações. 

3 – Não critique sua antiga empresa no novo emprego

O mercado de trabalho é muito interligado e, muitas vezes, colegas de profissão, gerentes e até mesmo os sócios das empresas mantém uma relação amistosa para tratar não só sobre negócios como também sobre tudo que acontece na área de atuação. 

Ao fazer críticas constantes sobre seu antigo ,você corre o risco de que suas palavras, cedo ou tarde, cheguem aos ouvidos dos seus antigos empregadores, causando uma situação desconfortável.

Sempre mantenha o respeito pelas suas experiências anteriores, mesmo que você não tenha vivido bons momentos como desejaria. A manutenção de uma relação de confiança com seus atuais e antigos colegas de trabalho sempre é a melhor saída para quem deseja manter portas abertas em todos os lugares pelos quais passou. 

4 – Mantenha-se como um contato de confiança mesmo fora da empresa

Se o networking é uma ferramenta importante para você, imagina só como ela não é fundamental para que uma empresa tenha bons profissionais.

Mesmo após sair da empresa, mantenha contatos com seus antigos colegas e, sempre que for necessário, se disponibilize para indicar profissionais de sua confiança para as vagas oferecidas por eles. 

5 – Não deixe pendências

No momento que anunciar sua demissão, estruture com seus líderes como será seu planejamento até sua data de saída, para que você consiga finalizar todas as suas atividades antes de encerrar sua passagem pela empresa. 

Sair e deixar pendências, ou entregas mal feitas, é uma das piores coisas que um profissional pode fazer, pois criará a imagem de alguém que só esperou não poder mais responder pelas suas responsabilidades para deixar os colegas de time na mão. 

Mantenha-se comprometido com o trabalho até o momento da sua saída. É muito mais satisfatório continuar sua carreira sabendo que fez tudo que estava sob sua responsabilidade do que com a sensação de deixar tarefas incompletas para trás. 

Pedir demissão não é desculpa para deixar nenhuma empresa na mão. O que também não será mais desculpa para você não investir no seu aprimoramento pessoal é o alto custo do ensino, pois com a pós-graduação Unic você tem acesso ao melhor conhecimento com preços muito acessíveis.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades