Ir para o conteúdo
Curiosidades

O que é andragogia e quais seus objetivos? Saiba tudo!

o que é andragogia e quais seus objetivos

Por acaso você sabe o que é andragogia e quais seus objetivos?

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Nós te explicamos!

Um termo comum durante a graduação, pós-graduação, cursos e seminários, é difícil achar alguém que não entenda o significado de pedagogia e qual sua importância para o universo acadêmico e profissional.

Entretanto, você sabe o que é “andragogia”? 

Esse é um termo-chave no campo da educação e deve ser entendido por todos que valorizam o aprendizado em suas diversas modalidades.

Hoje, nós preparamos um conteúdo completo sobre essa prática pedagógica, explicando exatamente o que é andragogia e quais seus objetivos no campo da educação!

Confira!

O que é andragogia e quais seus objetivos?

Em linhas gerais, “andragogia” significa a compreensão da ciência e da prática de aprendizagens voltadas para adultos. 

Ou seja, esta modalidade contrasta diretamente com a pedagogia, que é a compreensão da ciência e da prática de aprendizagens voltada para crianças.

Na andragogia, o aprendizado costuma ser autodirigido, prático e sem a necessidade de um instrutor ou professor. 

Por conta de, muitas vezes, o aluno adulto não possuir nenhuma base prévia de conhecimento, através da andragogia, ele consegue adquirir novas habilidades e enfrentar lacunas em sua cognição.

De qualquer forma, para entendermos exatamente o que é andragogia e quais seus objetivos, é essencial entender sua história e seu impacto na comunidade acadêmica.

História da andragogia

O termo “andragogia” foi utilizado, pela primeira vez, em 1833 por um professor alemão chamado Alexander Knapp, a fim de categorizar e descrever a teoria da educação de Platão.

No entanto, a expressão está mais associada a Malcolm Knowles, um educador de enorme impacto no campo da aprendizagem de adultos. 

Durante a década de 1950, Knowles foi Diretor Executivo da Associação de Educação de Adultos dos Estados Unidos, escrevendo os primeiros grandes relatos acerca do tema. 

Em pouco tempo, as tentativas do diretor de desenvolver uma base conceitual distinta para a educação e a aprendizagem de adultos através da andragogia tornaram-se amplamente discutidas e utilizadas. 

Para Knowles, a aprendizagem de adultos tinha que ser autodirigida e automotivada, ao invés de ser dependente de um professor.

Seu trabalho no campo foi um fator significativo na reorientação dos educadores de adultos, mudando o foco de apenas “educar as pessoas” para “ajudá-las a aprender”.

Quais os pilares da andragogia?

Além de entender o que é andragogia e quais seus objetivos, é importante compreender quais são os pilares desta abordagem educativa.

De acordo com Knowles, a andragogia possui cinco pilares principais:

1 – Amadurecimento dos conceitos pessoais

À medida que uma pessoa amadurece de criança para adulto, sua autopercepção também amadurece, oferecendo-lhe mais autonomia e independência.

2 – Aumento de experiências

Além do amadurecimento dos conceitos pessoais, os adultos também possuem um maior reservatório de experiências de vida, tornando-se uma fonte inesgotável de conhecimentos.

3 – Vontade de aprender

Enquanto os adultos iniciam suas jornadas em seus diversos papéis sociais (maternidade, paternidade, mercado de trabalho etc.), a vontade de aprender torna-se cada vez maior e mais urgentes.

4 – Aprendizagem orientada

Diferentemente do aprendizado oferecido a crianças, o conhecimento voltado para adultos se torna orientado aos objetivos de curto, médio e longo prazo, com aplicações imediatas no “mundo real”.

5 – Motivação interna

Os adultos são motivados internamente a aprender e evoluir cada vez mais, seja por conta da carreira, seja por conta da vida pessoal.

Quais os benefícios da andragogia?

Além de compreender o conceito, é essencial entender quais benefícios, a longo prazo, que a andragogia pode trazer aos alunos.

De acordo com Malcolm Knowles, há seis benefícios principais que a andragogia traz a seus alunos:

  1. Um entendimento maduro em relação ao próprio ser;
  2. Aceitação, respeito e amor em relação aos outros;
  3. Uma atitude fluida e dinâmica em relação à vida;
  4. Um entendimento abrangente em relação à causa de problemas e conflitos;
  5. Uma maior compreensão das experiências humanas;
  6. A habilidade de transformar a sociedade.

Malcolm Knowles desempenhou um papel fundamental na formação da educação de adultos, desenvolvendo uma teoria única na educação de adultos.

Embora as práticas do ensino de pessoas mais velhas certamente tenham mudado nos últimos anos, inúmeras de suas suposições subjacentes ainda permanecem em vigor!

Introduza a andragogia em sua vida!

Agora que você entendeu exatamente o que é andragogia e quais seus objetivos, que tal você introduzir essa modalidade de ensino em sua vida?

Ao iniciar seus estudos superiores de especialização, você estará ativamente participando de uma aprendizagem andragógica, com autonomia e independência durante todo o processo.

Através da pós Unopar, você terá a chance de completar um MBA ou especialização em apenas 6 meses, de maneira EAD, e com diversas opções de cursos e áreas de atuação!

Se você já sabe o que é andragogia e quais seus objetivos, está na hora de entender como a Unopar pode transformar sua carreira em apenas alguns meses.

Não perca a chance de investir cada vez mais em seu futuro.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades