Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

O que significa proatividade no trabalho e por que você deve desenvolvê-la

imagem de pessoas em uma reunião para ilustrar o texto o que significa proatividade no trabalho

Você já deve ter ouvido que hoje todo mundo precisa ser proativo – e talvez já tenha até sido cobrado sobre isso, certo? Mas, afinal, o que significa proatividade no trabalho e por que essa habilidade tem sido tão exigida ultimamente?

Embora essa palavra seja bastante repetida no mercado de trabalho, muitas vezes as empresas não explicam exatamente o que elas esperam dos colaboradores nesse sentido, e o termo acaba ficando vago.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Por isso, neste artigo, vamos te explicar a importância de ser proativo e como essa habilidade é aplicada ao trabalho. Acompanhe.

A importância de desenvolver a proatividade

Antes de falarmos sobre a importância da proatividade, vamos entender melhor o significado desse termo.

Ser proativo é fazer algo antes que seja necessário ou que alguém peça para que você faça. Enquanto uma pessoa reativa apenas responde a um estímulo ou um problema, a pessoa proativa pensa e toma a atitude antes que ele aconteça.

Quando essa habilidade é desenvolvida no ambiente de trabalho, pode gerar muitos benefícios para os profissionais e para a companhia.

Confira alguns deles:

  • Uso inteligente de recursos, como dinheiro, tempo e energia;
  • Prevenção de problemas;
  • Redução do impacto negativo de problemas;
  • Maior sensação de controle, e logo, menos estresse.

Em outras palavras, pessoas proativas conseguem ter uma experiência profissional melhor e mais saudável, além de conquistar uma boa reputação na empresa.

Leia também: Resolução de problemas: qual a importância dessa habilidade?

O que significa proatividade no trabalho?

Agora que já conhecemos o significado da proatividade, é o momento de entender melhor como ela se aplica na rotina de trabalho e o que de fato fazer para exercer essa capacidade.

Quando existe uma pressão do gestor para que os funcionários sejam proativos e ela não vem acompanhada de como fazer isso, o que pode acontecer é as pessoas começarem a agir antecipadamente por impulso, apenas para mostrar que não são passivos. Porém, ao invés de trazer bons resultados, essa ansiedade pode resultar em erros.

Um profissional verdadeiramente proativo está sempre pensando no futuro, mas de forma planejada e preparado para o que vem a seguir.

Veja 3 exemplos do que significa proatividade no trabalho:

Planejar

Antes de tudo, ter proatividade no trabalho significa planejar para fazer a entrega mais efetiva possível. De nada adianta estar à frente dos outros se o objetivo não for alcançado com sucesso.

Ao se organizar, você poderá gerenciar melhor o seu tempo e as suas tarefas. Logo, isso fará com que você saiba o que precisa entregar, deixando a sua mente mais tranquila e gerando menos estresse e ansiedade.

Quando você encontra equilíbrio no trabalho, tem mais espaço para se dedicar a oportunidades que te ajudarão a se destacar e crescer profissionalmente.

O planejamento é a forma mais inteligente de proatividade no trabalho.

Pedir feedback

Pedir feedback também é uma das melhores expressões de proatividade que um profissional pode fazer.

Você não precisa ficar esperando até o seu gestor agendar uma conversa para falar sobre o seu desempenho. Ao invés disso, você pode chamá-lo para conversar e simplesmente perguntar “o que eu posso fazer para melhorar?”.

Esta é uma excelente maneira de demonstrar iniciativa e se destacar. Sem contar que isso deixa claro que você realmente se importa e tem interesse no trabalho.

Ao mesmo tempo, aproveitará uma boa oportunidade de melhorar as suas habilidades.

Fazer follow up

Um outro exemplo excelente de proatividade no trabalho é o follow up, ou seja, o acompanhamento que é feito depois de alguma ação.

Para entender melhor, ele pode ser um e-mail ou uma ligação para confirmar se as pessoas participarão de uma reunião ou evento, por exemplo. O mesmo contato pode ser feito para saber o que as pessoas acharam da reunião, se ficaram com alguma dúvida e se você pode fazer algo para esclarecer e ajudar a acelerar o projeto.

Outra boa forma de follow up é entrar em contato com clientes para saber como foi a experiência deles trabalhando com você. Dessa forma, você conseguirá ter mais insights e se antecipa para melhorar processos que não estejam funcionando tão bem.

Embora fazer isso inclua mais uma tarefa no seu escopo de trabalho, ela é uma das melhores maneiras de demonstrar proatividade e fazer com que o seu trabalho seja mais efetivo.

Neste artigo, vimos o que significa proatividade no trabalho e que essa habilidade vai muito além do que simplesmente ter atitude. Ela precisa aparecer através do planejamento e ter como propósito o alcance de resultados. E se você quer evoluir na carreira, temos outra boa dica para te dar: fazer um curso de pós-graduação em 6 meses online.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades