Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Por que você não deve se sentir um impostor

imagem de um desenho para ilustrar o texto sobre impostor

Em algum momento da sua vida, você já sentiu que não deveria estar na posição que ocupa no trabalho ou se, de fato, era realmente bom no que fazia? Geralmente, esse sentimento de impostor está atrelado ao universo profissional e, para conseguir oportunidades e ter sucesso na carreira, é importante superar essa insegurança.

Um estudo realizado pela Universidade Dominicana da Califórnia revelou que aproximadamente 70% das pessoas sentem como “uma fraude” no ambiente de trabalho alguma vez na vida. Em 1978, as psicólogas Pauline Clance e Suzanne Imes usaram o termo síndrome do impostor, que é o que resume essa sensação de “não pertencimento”.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Para elas, isso é uma experiência individual baseada em uma autopercepção de falsidade intelectual, ou seja, de se sentir uma fraude a todo instante. A Michelle Obama, por exemplo, já falou abertamente sobre suas experiências com a síndrome do impostor. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

O que é a síndrome do impostor?

A síndrome do impostor é sobre acreditar que você não é tão competente quanto os outros pensam que você é, e isso está ligado ao perfeccionismo e ao contexto em que você está inserido na sociedade.

Também diz respeito sobre quando você se sente uma fraude, como se a qualquer momento as pessoas fossem descobrir que, na verdade, você é outra coisa, como se não pertencesse ao lugar que está e que só conseguiu chegar lá por sorte. Sim, a cabeça leva a todos esses pensamentos. 

Essa síndrome pode afetar qualquer pessoa, seja homem ou mulher, independentemente da posição social, histórico profissional, habilidades que possui ou grau de especialização. Ou seja, pode afetar qualquer um!

Principais sinais da síndrome do impostor

Como tem sido suas respostas quando recebe um elogio? Muitas são as formas como a síndrome do impostor aparece e, por isso, é importante se atentar a todos os possíveis indícios. Confira os principais abaixo:

1 – Sente que não pertence a lugar nenhum

Quem sofre com a síndrome do impostor pensa que não merece estar onde chegou e é comum que esse sentimento faça com que você se afaste das outras pessoas. Ou seja, é a sua forma de se proteger e evitar frustrações futuras. 

2 – Fica em constante procrastinação

A procrastinação também é um sinal de que você está sendo um impostor consigo mesmo e ela surge a partir da insegurança em executar as tarefas. Mas, é preciso saber exatamente a origem da procrastinação para poder afirmar que é da síndrome do impostor ou não. Afinal, esse sentimento acaba aparecendo em outros quadros, como a depressão.

3 – Tem costume de se autossabotar

Quem convive com essa síndrome também pode apresentar quadros de autossabotagem. É como se a pessoa criasse mecanismos para fugir de algumas experiências que não se sentem seguras. Isso, inclusive, costuma fazer com que perca boas oportunidades e acabe se arrependendo a todo instante.

4 – Sentimento de ingratidão

As pessoas que estão nessa condição acabam tendo dificuldade para aceitar as boas características que os outros encontram nelas. Dessa forma, acabam não acreditando e rebatem as pessoas que as elogiam o tempo todo. Isso acaba dificultando notar qualquer tipo de reconhecimento recebido.

Banner sobre o e-boook de Síndrome do impostor

Motivos para não se sentir um impostor

Se você notou que alguns dos sinais da síndrome do impostor estão no seu dia a dia, trouxemos agora alguns motivos que vão te ajudar a sair desse sentimento. Veja a lista abaixo:

1 – Busque suas oportunidades e use a comunicação a seu favor

Sabe quando você tem uma oportunidade, decide agarrar e fica em dúvida? Então… Deixe isso de lado! Aqui, o segredo é que você identifique sua vantagem e comunique com clareza para as pessoas reconhecerem e entenderem seu valor. 

Não é necessário ter 100% dos requisitos para competir em uma vaga, por exemplo, mas é importante deixar claro o que você tem a oferecer. Você não pode só pensar que as pessoas conhecem suas habilidades e experiências sem que você fale. Por isso, é importante dizer a eles e compartilhar as informações necessárias.

2 – Esforço é o ponto chave para esse processo

Falar “não” para todas as oportunidades que te interessarem vai atrapalhar seu desenvolvimento profissional e sua carreira. Afinal, os profissionais de sucesso buscam oportunidades para aprender e evoluir. 

Deixar de se sentir impostor é um processo, mas é preciso reconhecer o seu valor como profissional. Aproveite e conheça os cursos Pitágoras EAD.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades