Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Mercado de trabalho para acima dos 50 anos: o que colaboradores e empresas podem esperar?

imagem de um idoso trabalhando para ilustrar o texto sobre o mercado de trabalho para acima dos 50 anos

No passado, chegar perto dos 50 anos de idade já era visto como um fim de carreira, e o trabalhador ia cada vez mais perdendo espaço na empresa, à medida que também já não enxergava mais objetivos profissionais em sua vida. O mercado de trabalho para acima dos 50 anos não era apenas escasso, como era algo que sequer despertava interesse.

Nos anos 1960, a expectativa de vida do brasileiro era de apenas 52 anos e meio. Por conta disso, pouca gente esperava ainda estar trabalhando quando completasse meio século de vida. É claro que, hoje em dia, isso tudo mudou totalmente e os padrões atuais são bem diferentes daquela época.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Atualmente, a expectativa de vida do brasileiro médio é acima dos 76 anos, segundo o IBGE. E, assim como esse dado, o mercado de trabalho acima dos 50 anos está bem diferente – e profissionais mais velhos não só são mais aceitos, como também disputados pelas empresas em geral. Quer saber mais? Continue a leitura!

O que profissionais e empresas podem esperar?

A primeira coisa que diferencia o trabalhador mais velho é obviamente sua experiência. Nos dias de hoje, pesquisas e estudos afirmam que muitos profissionais atingem o auge de sua produtividade depois dos 50 anos. O que antes era visto como um primeiro passo em direção à aposentadoria, hoje é tratado como um exemplo de maturidade, experiência e valores que não são facilmente encontrados no mercado de trabalho. 

A recolocação no mercado de trabalho após os 50 anos, entretanto, é um processo que envolve etapas. Mas, mesmo assim, as oportunidades são grandes e muitas empresas respeitam e valorizam qualidades como experiência, liderança, conhecimento e até a inteligência emocional que são mais comuns e aparentes em profissionais com uma trajetórias mais longa.

Profissionais mais velhos têm a tendência de possuírem mais conhecimento, maturidade e equilíbrio emocional para lidar com responsabilidades. São preparados para liderar equipes e projetos, tomar decisões estratégicas, traçar planos de futuro e até mesmo passar o seu conhecimento para novas gerações, treinando novos talentos dentro de seu local de trabalho. 

Empresas que procuram manter em seus quadros profissionais trabalhadores com mais idade buscam exatamente essas qualidades. Para as empresas, geralmente, é um investimento alto – profissionais mais experientes tendem a custar mais caro, e o salário mais alto, muitas vezes, é uma barreira para que o candidato consiga a vaga desejada.

Mesmo assim, as instituições e os recrutadores sabem que é um diferencial vantajoso ter em seus quadros trabalhadores com perfil sênior. As empresas estão cientes de que um empregado de nível sênior poderá custar mais para sua planilha de salários, mas esperam dele um potencial de retorno diferente de outras gerações.

Leia também: Conflito de gerações no ambiente de trabalho: como lidar?

Mesmo com algumas dificuldades e desafios, profissionais com mais de 50 anos estão cada vez mais presentes no mercado de trabalho, e as empresas seguem dando oportunidades a essa faixa etária. Experientes e com muito a contribuir, profissionais nessa faixa etária contribuem com as atividades e ajudam no crescimento do ambiente profissional.

Investimento constante no mercado de trabalho para acima dos 50 anos 

Claro que para se manter ativo no mercado de trabalho após uma certa idade não basta apenas confiar em sua experiência e maturidade. É extremamente importante se manter atualizado com as tendências e mudanças de sua área de atuação, pois mesmo com a teórica vantagem de ser mais experiente, a concorrência por boas vagas e oportunidades está cada vez mais disputada.

Investir em si mesmo e em seu conhecimento é fundamental, seja para tentar uma recolocação, procurar novos horizontes em uma empresa ou posição diferente ou mesmo para se manter valorizado e estável em sua posição atual. O mercado de trabalho é extremamente dinâmico e está mais competitivo a cada ano. 

Para conseguirem adquirir cada vez mais aprendizado de forma atualizada e acompanhar as tendências, os profissionais mais velhos de qualquer área de atuação precisam investir em conhecimento. Desta forma, estarão sempre aptos a fazer qualquer função. Cursos, eventos, feiras, palestras e seminários são algumas opções à disposição. 

Quando o assunto é educação, o mercado de trabalho não muda. Não importa a idade do candidato. Já tendo ou não chegado à marca dos 50 anos de idade, investir em educação e conhecimento é de extrema importância para se manter atualizado com o mercado, as novidades e desdobramentos de seu setor de atuação. 

Uma das melhores formas de se fazer isso é investir em um curso de pós-graduação ou de pós-graduação. É importante sempre enriquecer seu currículo, mostrar que sua experiência está sendo sempre renovada e atualizada. Seu histórico profissional vai fazer toda a diferença no mercado de trabalho acima dos 50 anos. Nunca deixe de reciclar suas qualificações, e seus currículos serão recebidos da melhor forma possível pelo mercado de trabalho, seja qual for a sua faixa etária.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades