Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Até 2025, o setor de tecnologia deve criar 797 mil vagas novas: como conseguir a sua?

imagem para ilustrar o texto sobre setor de tecnologia

As transformações digitais das últimas décadas já vinham colocando o setor de tecnologia em destaque há algum tempo. Contudo, com os avanços dos últimos anos e o aumento do trabalho remoto, a área tem crescido ainda mais no Brasil. É o que mostra a projeção da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), que prevê a criação de 797 mil novas vagas até 2025.

De acordo com a associação, cerca de 53 mil profissionais se formam em cursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) anualmente, porém, o número nem mesmo chega perto de suprir a demanda de talentos para o setor, que precisa de 159 mil novos profissionais por ano. Trata-se de um dos mercados mais aquecidos atualmente, e se você tem interesse em buscar uma vaga em tecnologia, confira as nossas dicas a seguir.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Vagas em tecnologia: principais áreas para os próximos anos

Segundo a pesquisa da Brasscom, é interessante ficar de olho na área de Tecnologias Maduras. Devemos ver uma grande alta nas vagas de Big Data & Analytics, Nuvem e Web Mobile até 2025, com uma estimativa de mais de 330 mil vagas – e não para por aí.

A associação ainda prevê que as Tecnologias Emergentes também terão destaque, especialmente com Inteligência Artificial, Internet das coisas, Blockchain e Segurança da Informação. Juntas, as áreas esperam gerar mais de 200 mil postos de trabalho.

Apesar de apresentarem a menor fatia de oportunidades dentro do setor, as Tecnologias de Nicho, como Redes Sociais, Realidade Virtual, Robótica e Impressão 3D, também são atrativas. Estima-se que elas necessitem de quase 15 mil profissionais nos próximos anos. Por fim, somando as oportunidades Administrativas e de Nível Técnico, o total de empregos em tecnologia criados até 2025 pode chegar a 797 mil.

Como conseguir sua vaga no setor de tecnologia?

Mas, para que uma dessas vagas seja sua, não basta só querer. É preciso entender como o mercado funciona e desenvolver as habilidades necessárias para fazer sua carreira em tecnologia deslanchar. Para isso, separamos seis dicas que vão te ajudar a melhorar suas competências e traçar um plano de ação para, enfim, começar a trabalhar na área. 

1 – Escolha uma especialidade: a importância de ter um foco

Por mais que a área de tecnologia seja muitas vezes conhecida como “o setor do TI”, ela é extremamente ampla e engloba uma série de campos de atuação diferentes. Assim, sabendo em qual delas você quer se aprofundar, fica mais fácil conseguir se especializar e focar em vagas de emprego voltadas para a área em questão, como Segurança da Informação ou Jogos Digitais.

2 – Cursos de curta duração: uma ótima forma de começar e se atualizar

Se você ainda não tem uma formação na área ou está pensando em uma especialização, mas quer ter certeza se um determinado campo é mesmo o ideal para você, os cursos livres são uma ótima opção.

Rápidos, com baixos custos e possibilidade de realizá-los 100% online, eles apresentam os principais conceitos em tecnologia e também podem oferecer conhecimentos específicos, ensinando uma linguagem particular de programação, por exemplo.

E não se engane: os cursos de curta duração são mais simples, contudo, te ajudam a aprimorar habilidades e se manter sempre atualizado, já que falando de tecnologia, novidades surgem a todo o instante e é preciso ficar atento às inovações da área. Dessa forma, eles também são uma boa adição ao seu currículo, chamando a atenção de recrutadores.

3 – Graduação: foco na sua formação

Ter uma formação universitária vai te preparar para o mercado e abrir muitas portas. Você vai conhecer muitas pessoas da área, fazer networking, se aprofundar no mercado, ter a oportunidade de fazer estágios e “colocar a mão na massa”, dentre muitas outras experiências valiosas.

Se você não é formado em tecnologia e gostaria de seguir esse caminho, existem várias opções de cursos, entre tecnólogos e bacharelados, que podem te interessar. Dentre eles, os mais conhecidos são Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia da Computação e Ciência da Computação.

banner sobre e-book com tendências de programação e desenvolvimento

4 – Pós-graduação: hora de se aprofundar ainda mais

Para quem já é formado na área, busca se especializar ou até mesmo fazer uma transição de carreira, realizar uma pós-graduação em tecnologia é a melhor forma de se preparar para o mercado. Tendo em vista que a área é muito exigente, mas sofre com a falta de mão de obra especializada, uma pós-graduação representa um grande diferencial, que pode abrir portas para oportunidades cada vez mais interessantes.

Porém, como já mencionamos, a área de tecnologia é muito ampla e oferece muitas possibilidades diferentes. Isso se reflete nas dezenas de opções de pós-graduações na área, como em nossas instituições, que contemplam de Arquitetura de Software a Análise, Projeto e Gerência de Sistemas e Desenvolvimento Web Full Stack, apenas para citar alguns exemplos.

Por isso, é importante ter clareza na hora de escolher o curso, alinhando seus objetivos de carreira com as opções disponíveis e também as expectativas do mercado. Também é interessante analisar as grades curriculares e os diferenciais de cada curso, como os benefícios para além da sala de aula.

Por exemplo, optando pela pós-graduação EAD em uma de nossas instituições, você poderá complementar seu aprendizado com cursos livres gratuitos. Disponibilizamos uma plataforma com mais de 200 opções para todos os alunos, com conteúdo online para acessar onde e quando quiser.

5 – Inglês: o principal idioma para o setor

O inglês possui um papel central dentro do mundo da tecnologia, já que muitos termos e expressões são mantidos em seu idioma original. Por isso, dominar a língua pode ser um bom complemento para a sua carreira, aumentando as chances em um processo seletivo.

Leia também: Entrevista de emprego em inglês: como se preparar?

Mas além disso, falar inglês também amplia seu leque de oportunidades e traz benefícios a curto e longo prazo, como conseguir um emprego em multinacionais ou até mesmo em empresas fora do Brasil.

6 – Networking: aumentando sua rede de contatos

Enfim, sabemos que uma boa rede de contatos pode te ajudar na hora de transformar todo o seu conhecimento em uma oferta de emprego. Por isso, mantenha boas e sinceras relações com conhecidos e não perca a chance de fazer novos colegas durante sua trajetória profissional.

Mesmo que você ainda não esteja inserido na área de tecnologia, não tenha vergonha de conversar com outros alunos de cursos e palestras, por exemplo, e busque se enturmar em eventos do nicho. Além disso, aproveite as conexões nas aulas e tutorias da graduação e pós-graduação, cultive um bom relacionamento com professores e use o LinkedIn a seu favor.

Outra dica é participar da Palestra da Pós-Graduação do evento Carreira em Pauta 2022, por exemplo. Faça uma imersão com palestras sobre realização de metas, educação e tecnologia. É uma ótima oportunidade para entrar em contato com outras pessoas do setor de tecnologia e já começar o seu networking.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades