Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como fazer networking no LinkedIn: confira as melhores práticas

imagem para ilustrar o texto de como fazer networking no LinkedIn

O LinkedIn é uma das redes sociais que mais cresce no mundo. No Brasil, a rede social voltada para recrutamento e negócios possui mais de 29 milhões de usuários, ocupando o terceiro lugar em número de pessoas inscritas e ficando atrás apenas dos Estados Unidos e Índia. É por esse e outros motivos que aprender como fazer networking no LinkedIn pode ser útil.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

A rede social surgiu como uma plataforma para criar currículos profissionais e entrar em contato com outros colaboradores e recrutadores, além de ter acesso às oportunidades oferecidas pelo mercado. Hoje, ela se expandiu e passou a oferecer também diversas ferramentas voltadas para construção de marca pessoal e negócios.

O LinkedIn permite que você crie uma rede de contatos muito mais assertiva e voltada para a sua área de atuação. Diferente das outras redes sociais, o foco não é (apenas) socializar, conhecer novos amigos e ter acesso aos conteúdos de entretenimento. O direcionamento é para o potencial profissional. 

Como fazer networking no LinkedIn? 

A primeira regra para fazer um bom networking no LinkedIn é focar em construir a sua rede. A partir disso, é pensar em como manter o bom contato com essas conexões. Como assim? É simples! 

A rede social permite que você adicione pessoas com base nos seus alvos profissionais. Por exemplo: se você quiser se conectar apenas a arquitetos e designers de interiores, você pode. 

Ainda vale selecionar a localização e outros fatores, como os setores e as empresas para as quais essas pessoas trabalham, como uma forma de afunilar essas conexões. Ou seja, é permitido pensar estrategicamente para ter uma rede com mais valor. 

Além disso, você pode buscar conexões de diferentes graus. As de 1º grau são as pessoas que já estão na sua rede. Já as de 2º grau são os amigos dos seus amigos. Enquanto as conexões de 3º grau são os amigos dos seus amigos de 2º grau de conexão.

Sabendo quem está na sua lista de conexões, fica mais fácil acessar e, também, criar conteúdo focado para esse público alvo. 

5 dicas de como fazer networking no LinkedIn

A ideia por trás de como fazer networking no LinkedIn é fazer trocas positivas relacionadas ao mundo corporativo. Para isso, é preciso manter seu perfil em atividade constante, criar as suas conexões com base nas afinidades profissionais, além de outras dicas que explicamos agora. Confira!

1 – Mantenha o seu perfil sempre atualizado

Ao inserir as informações sobre a sua carreira e trajetória acadêmica, o próprio LinkedIn direciona pessoas relacionadas à empresa ou universidade como sugestões de conexão. 

Isso significa que o seu currículo virtual serve como um filtro, sem mencionar que os colegas da faculdade e do trabalho, até mesmo aqueles de experiências passadas, são ótimos contatos para você se conectar. 

Leia também: Como colocar o link do LinkedIn no currículo: veja o passo a passo

Além de compartilhar as vivências do mundo real em um ambiente virtual, é possível que essas conexões sejam caminhos para ampliar as possibilidades de fechar negócios ou parcerias interessantes, e até receber indicações de novos trabalhos, caso você esteja em busca de oportunidades.

2 – Participe de grupos que são do seu interesse

Assim como em outras redes sociais, os grupos do LinkedIn são ótimos canais para trocar experiências, oferecer informações relevantes sobre determinados temas e encontrar novas oportunidades na sua área de atuação, inclusive freelancers.

3 – Crie conteúdo com foco no seu público 

A produção de conteúdo é o que chama atenção e engaja a audiência em qualquer plataforma digital. Por isso, para criar uma boa rede de contatos, vale ser visto – e com postagens relevantes e de qualidade.

Da mesma forma, também fique de olho nas publicações de outras pessoas que façam parte da sua rede ou que apareçam na sua linha do tempo. O LinkedIn direciona conexões “quentes” e relevantes a partir das suas curtidas e rede de contatos. Então, vale apostar nessa oportunidade para adicionar outras pessoas que têm a ver com o que você busca. 

4 – Utilize as suas conexões para ganhar recomendações

Uma das ferramentas do LinkedIn são as recomendações de terceiros em habilidades que você tem. Aposte nesse networking para que as suas conexões recomendem o seu trabalho e conhecimentos. Dessa maneira, fica mais fácil se destacar no meio. 

5 – Traduza o seu perfil para outras línguas

Tão fundamental quanto ampliar a sua rede com pessoas que você já conhece, é criar novas conexões – inclusive ultrapassando as fronteiras do país. Para isso, vale apostar na tradução do seu perfil para outras línguas, especialmente o inglês e o espanhol.

Outra forma de se sobressair no campo acadêmico e profissional é manter a atualização constante de crescimento. Agora que você sabe como fazer networking no LinkedIn, que tal criar novas conexões através das redes em uma pós-graduação EAD que te permite estudar de onde você quiser?

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades