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Carreira em Pauta

Quais as habilidades mais importantes para um gestor de empresas?

imagem para ilustrar o texto de habilidades mais importantes para um gestor de empresas

O sucesso de uma empresa depende muito da forma como seus projetos são geridos. Para que as lideranças atinjam o sucesso, é necessário um amplo domínio das habilidades mais importantes para um gestor de empresas

Dentre estas habilidades estão empatia, boa administração do tempo, organização e capacidade de motivar pessoas. Essas skills são fundamentais quando você lida com prazos, entregas e precisa convencer um time de colaboradores a dar o melhor de si. 

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Quais são e como desenvolver as habilidades mais importantes para um gestor de empresas?

O candidato à liderança precisa se preparar para a vaga e estudar quais são seus pontos fortes e os requisitos que ele ainda precisa aperfeiçoar. Além disso, deve trabalhar para se tornar uma gerência forte e preparada para guiar seu time ao sucesso. 

Confira a seguir quais são as habilidades mais importantes para um gestor de empresas!

1 – Empatia

Aplicar a liderança empática é essencial para conseguir conquistar a confiança da sua equipe e conseguir motivá-los a dar o seu melhor em todas as atividades que eles se proporem a fazer. 

Quando um colaborador acredita que será ouvido pelo seu líder ao precisar de ajuda diante de alguma dificuldade ou necessitar de orientação, sem ser julgado como menos capaz por isso, a tendência é que ele aumente seu comprometimento com o projeto por crer que terá o apoio da liderança. 

Além disso, um colaborador confiante, que acredita no sucesso do projeto, se sente mais confortável para opinar, indicar novos caminhos e propor mudanças no planejamento que foi sugerido pelo líder, pois sabe que naquela equipe a opinião de todos é valorizada e analisada em igual ordem de importância.

Isso amplia a visão do projeto e agrega novas ideias que vão acrescentar ainda mais qualidade ao resultado. Também possibilita cenários nos quais erros, imprevistos e lentidão na resolução de problemas podem ser evitados com todos trabalhando em conjunto para achar as melhores saídas.

2 – Criatividade e inovação

Um líder criativo propõe novas soluções para velhos problemas e ainda influencia no pensamento inovador dos seus colaboradores. 

Empresas que propõem produtos e serviços inovadores se destacam entre os consumidores – e o líder tem um papel fundamental na construção de ideias inovadoras.

A cada novo projeto, cabe ao gestor apoiar as decisões do time e convencê-los de que é melhor tentar algo novo, mesmo que o sucesso não seja garantido, oferecendo apoio caso haja algum imprevisto e orientando os colaboradores na melhor forma de como corrigir a rota do planejamento. 

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3 – Autoconfiança

Todo líder é um exemplo para o seu time, logo todos os colaboradores vão se inspirar na figura do gestor para construir a forma como eles lidam com as próprias funções.

Ser um líder confiante vai transmitir ao time a sensação de que todos ali são capazes de, juntos, fazer o projeto ser um sucesso. Com isso, cada colaborador vai dar o seu melhor na resolução de problemas, busca de novos caminhos e no momento de enfrentar uma crise ou imprevisto que possa atrapalhar o andamento do projeto.

Acredite no seu potencial. Dê sempre o seu melhor, não tenha medo de inovar e tentar coisas novas. E não é porque você está em uma posição de liderança que você não deve procurar ajuda quando encontrar dificuldade em alguma atividade. 

Sempre que necessário, solicite ajuda das outras pessoas da equipe, pois, juntos, encontrarão a melhor e mais rápida saída para os problemas do projeto. 

4 – Comunicação 

Um bom gestor sabe como se comunicar com sua equipe. Seja para passar instruções, tirar dúvidas, planejar a estratégia de execução de um projeto ou ouvir os colaboradores, conseguir se comunicar é essencial para evitar desencontro de informações. 

Esteja sempre à disposição para ouvir seu time e ajudá-lo sempre que possível. A melhor forma de saber como está funcionando a dinâmica da equipe é iniciar conversar com os colaboradores e perguntar como eles estão se sentindo em relação ao trabalho, as expectativas de cada um, se eles se sentem motivados com o projeto. Ou seja, colhendo informações sobre como está sendo a experiência de cada um.

A forma mais correta de abordar esses tópicos com cada profissional é conversar em particular, sem a presença dos demais colegas, para que ele se sinta mais confortável em ser sincero sobre sua visão. 

Uma boa comunicação também traz o benefício de uma boa oratória, aumentando seu poder de convencimento e fortalecendo seu relacionamento interpessoal.

5 – Boa gerência de tempo

Saber gerir o tempo com inteligência é fundamental para conseguir lidar com tantas responsabilidades de forma eficiente e sem perder a qualidade nas suas entregas.

No ambiente corporativo, saber como gerir o tempo é importante para não se perder nos prazos e conseguir acompanhar de perto as entregas de cada profissional da equipe. 

Um gestor que não consegue potencializar seu tempo hábil para conseguir dar conta de todas as suas responsabilidades sem atrasar nem perder a qualidade das entregas não costuma se dar bem com o cargo de liderança.

Isso acontece por não conseguir cobrar a pontualidade dos seus colaboradores na execução das atividades e encontrar problemas para atingir os resultados esperados.

6 – Organização

Assim como ter uma boa organização de tempo, ser uma pessoa organizada é fundamental para que sua gestão dê bons resultados.

Tenha todos os seus compromissos sempre registrados na agenda, analise seu planejamento estratégico constantemente para ver se ele está satisfatório ou merece ser refeito e seja pontual nas suas reuniões de equipe.

O cotidiano de um gestor costuma ser cheio de compromissos e atividades para cumprir ou monitorar. Logo, ter organização é muito importante para que você não perca o controle do seu projeto e isso prejudique a busca por resultados. 

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Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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