Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como colocar o link do LinkedIn no currículo: veja o passo a passo

página de login do LinkedIn para ilustrar texto sobre como colocar o link do LinkedIn no currículo

Sabemos que o LinkedIn é uma ferramenta poderosa e muito útil para a sua carreira, especialmente se você está em busca de um novo emprego. E se você souber como colocar o link do LinkedIn no currículo, as suas chances de se destacar podem ser ainda maiores.

Muitos recrutadores costumam verificar as redes sociais dos candidatos antes de agendar uma entrevista, principalmente o LinkedIn. Por isso, ter um perfil otimizado nessa rede e colocar o link no seu CV pode dar ao recrutador acesso a informações valiosas sobre você e abrir portas para uma oferta de trabalho.

blog banner desconto em pós-graduação

Neste artigo, você aprenderá como usar a URL do seu perfil do LinkedIn na versão digital do seu CV e aumentar as suas oportunidades de emprego. Confira a seguir.

Por que colocar o link do LinkedIn no currículo?

Normalmente, um currículo que chama a atenção dos recrutadores precisa ter no máximo duas páginas, e isso pode limitar a quantidade de informação a que os recrutadores têm acesso.

Quanto a isso, o LinkedIn pode dar uma perspectiva maior sobre o seu perfil profissional, suas conexões, interesses, objetivos e histórico de carreira, projetos realizados, além das recomendações que seus colegas, líderes e clientes podem escrever para você.

No entanto, tudo isso só contará pontos positivos para você se o seu perfil estiver muito bem preenchido e não for apenas uma reprodução das informações do seu CV. Para ter certeza disso, é importante que você complete o seu perfil e deixe a sua página mais profissional.

Veja o que você precisa fazer para que a sua página no se destaque:

  • Tenha uma foto de perfil profissional e que esteja de acordo com a sua área de atuação;
  • Garanta que a sua página na rede tenha muitas palavras-chave relevantes para a sua área e cargo desejado em todas as seções;
  • Escreva uma headline que chame a atenção dos recrutadores;
  • Faça um resumo que valorize a sua trajetória profissional.

Com as informações certas no LinkedIn e a URL compartilhada no seu currículo, a sua chance de ser convidado para um bate papo só aumentarão.

Onde colocar o endereço do LinkedIn no currículo?

Agora que você já sabe qual é a importância de ter o LinkedIn no CV, é importante colocá-lo no melhor lugar.  

Como estamos falando sobre uma rede social, o melhor lugar para inserir esse link no seu currículo digital é a seção onde ficam os seus contatos, logo abaixo do seu e-mail.

Veja como você pode organizar essa seção:

  1. Seu nome;
  2. Seu endereço;
  3. Seu número de telefone;
  4. Seu e-mail;
  5. Link do seu perfil no LinkedIn.

Leia também: Quantas páginas deve ter um currículo? Descubra o tamanho ideal

Como colocar o link do LinkedIn no currículo?

Depois de garantir que o seu perfil está completo, é hora de aprender como colocar o endereço do LinkedIn no currículo. Mas será que a URL do seu perfil já está personalizada?

Quando você cria uma conta no LinkedIn, recebe uma URL gerada de forma automática. Muitas vezes, ela é a combinação do seu nome com letras e números aleatórios. No entanto, você pode personalizar esse link com palavras-chave que ajudem os recrutadores a te encontrar e que transmitam uma impressão mais profissional.  

Veja um exemplo de URL gerada automaticamente:

linkedin.com/in/seunome/1243/A/123

Agora, observe como pode ser uma URL personalizada de acordo com a sua profissão:

linkedin.com/in/arquitetoseunome/

Para personalizar a sua URL na rede é só seguir este tutorial do LinkedIn.

Depois de customizar o seu link, é hora de inseri-lo no seu currículo.

Para isso, basta seguir esse passo a passo:

  • Ao entrar na rede, clique em “Eu”, no topo direito da página;
  • Em seguida, clique no seu nome;
  • Ao aparecer a página do seu perfil, copie a URL que está na barra de endereço.
  • Vá até o seu currículo e cole a URL no campo dos contatos, como sugerimos anteriormente. 

Bem simples, concorda? 

Ao aprender como colocar o link do LinkedIn no currículo você usará uma estratégia muito boa para chamar a atenção dos recrutadores e fornecer mais informações sobre você. E com essa atitude simples, mas proativa, você poderá ganhar pontos com o empregador. Sabe o que também pode te diferenciar no mercado de trabalho? Uma pós-graduação online com estrutura completa e certificado reconhecido pelo MEC. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades