Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

O Poder da Escolha

Você já se deu conta de que a todo momento estamos fazendo escolhas? Seja ela a mais simples, como: o que comer no café da manhã ou que roupa vestir hoje, até aquelas mais complexas, como: o que fazer da vida ou com quem vai se casar. Fato é que cada um dos nossos dias é feito com base em nossas escolhas. Isso quer dizer que, cada um de nós, a vida que levamos é resultado das escolhas que fazemos.

A partir disso, percebemos que “fazer escolhas é inevitável”. Isso quer dizer que, se você não está fazendo as suas próprias escolhas, alguém está fazendo as escolhas por você!!! Às vezes, não nos damos conta, mas “não fazer escolhas também é uma escolha”. E nesse caso, você está dando o “poder” para alguém (familiares, cônjuge, chefe, colegas…) escolher o seu “destino” por você!!! Você já parou para refletir sobre isso?

blog banner desconto em pós-graduação

Quando fazemos uma escolha, precisamos “abrir mão de alguma coisa”. É preciso também estar ciente de que cada escolha traz consigo suas consequências e elas podem ser boas ou ruins. Por isso, é sempre importante analisar os “prós” e os “contras” de cada alternativa que você tem, e qual delas se encaixa melhor, considerando os seus objetivos de vida.

Quando fazemos nossas escolhas nos tornamos autorresponsáveis pelo que acontece em nossas vidas, somos o protagonista e deixamos de ser “refém” das circunstâncias. É ter consciência de que haverá situações positivas e também negativas no decorrer da nossa jornada.

Leia também: Como fazer de 2022 um ano verdadeiramente novo e inesquecível

Esse é o grande aprendizado. Ser autorresponsável é não ficar buscando culpados quando algo sai diferente do planejado, mas sim aprender com o contexto e pensar sobre como poderia ter agido ou refletir sobre como poderia ter reagido de alguma outra maneira diferente. É dessa forma que vamos montando nosso repertório de vida, através de nossas vivências, de nossas experiências de vida.

Quero deixar algumas perguntinhas para você refletir:

  •  O que você tem escolhido para a sua vida?
  • O que tem deixado que outras pessoas decidam e escolham por você?
  • O que você pretende escolher em 2022?

Depois, se sentir à vontade, compartilhar comigo suas reflexões. Vou adorar saber!!!

Autor: Kamila Gaino

Graduada em Administração, MBA em Gestão de Marketing e Mestre em Administração. Atualmente, é Professora Universitária e desenvolve materiais para cursos livres, de Graduação e de Pós EAD, assim como alguns infoprodutos.

Conheça nossas faculdades