Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Quantas páginas deve ter um currículo? Descubra o tamanho ideal

Quantas páginas deve ter um currículo? Se você já precisou criar algum para concorrer a uma vaga, é provável que essa dúvida já tenha surgido. Um bom currículo deve mostrar quem você é de forma efetiva, deixando claros os seus objetivos e por que você é qualificado para a vaga sem sobrecarregar o recrutador com excesso de informações.

Para acertar na quantidade de páginas desse documento, é necessário levar em consideração alguns critérios como a sua experiência, escolaridade e até mesmo a área na qual você está se candidatando.

blog banner desconto em pós-graduação

Quer acertar na hora de fazer o seu currículo e aumentar as suas chances de conseguir uma entrevista? Então, continue acompanhando este artigo.

Afinal, quantas páginas deve ter um currículo?

Você já pode ter ouvido dizer que o currículo ideal deve ter apenas uma página, mas a verdade é que isso não se aplica a todos os casos.

Embora sejam mais raras, existem situações em que um CV pode ter até três páginas. Como já dissemos, tudo vai depender do que você tem a contar sobre a sua trajetória profissional. Entenda melhor a seguir.

Quando fazer um currículo de uma página

Existem algumas vantagens em escrever um currículo de apenas uma página. Uma delas é que fica fácil para o recrutador ler as suas informações e consultá-las na hora da entrevista, por exemplo. Mas, como dissemos, essa pode não ser a quantidade ideal para todo mundo.

Então, como saber se o seu currículo deve ter uma página só?

Observe os critérios a seguir e descubra se eles se encaixam no seu perfil:

  • É o seu primeiro emprego e, portanto, seu primeiro currículo;
  • Teve menos de três experiências durante toda a sua vida profissional;
  • Você acabou de se formar na faculdade;
  • Está mudando de carreira e as suas experiências anteriores não são relevantes para esse novo cargo;

Se você se encaixa nesse perfil e tem um currículo com mais de uma página, saiba que ele pode conter informações irrelevantes para a vaga que você quer conquistar. Revise as informações e deixe apenas o mais importante. 

Quando fazer um currículo de duas páginas

Duas páginas é o comprimento mais recomendado para um CV pelos recrutadores. Com esse tamanho, já é possível contar sobre o seu histórico profissional, suas habilidades, sua educação e fazer um resumo sobre o seu perfil profissional.

Para saber se o seu currículo precisa de duas páginas, veja se essas situações se aplicam a você:

  • Você não é um candidato iniciante;
  • Você tem mais de 10 anos de experiência;
  • Tem menos de 10 anos de experiência, mas já trabalhou em mais de três funções;
  • Você tem habilidades relevantes para a área;
  • Está se candidatando a uma vaga de gestão e precisa descrever os resultados e conquistas que já alcançou anteriormente.

Portanto, se você já é um candidato experiente e se encaixa nos critérios acima, é ideal que tenha um currículo de duas páginas para conseguir mostrar ao recrutador o progresso da sua carreira. 

banner currículo imbatível

Quando fazer um currículo de três páginas

Por último, vamos falar sobre o polêmico currículo de três páginas (ou mais).

Nunca crie um CV com três páginas ou mais, a não ser nos seguintes casos:

  • Seja um padrão exigido pela indústria em que você atua;
  • Você seja um profissional de nível sênior ou um executivo de um ramo mais complexo, como da área da ciência. Nesses casos, é preciso mencionar trabalhos publicados e estudos realizados, por exemplo.
  • Tenha sido solicitado pelo recrutador.

Com exceção dessas situações acima, evite ter um currículo com mais de duas páginas. Mesmo tendo mais de 10 anos de experiência, é importante que você saiba escolher as que foram mais importantes e as mais recentes.

O que todo o currículo deve ter e o que você precisa evitar

Algo que pode te ajudar bastante na hora de determinar qual é o número de páginas indicado para o seu currículo é saber o que ele precisa ter e o que não deve ser colocado. Confira. 

O que deve constar no seu currículo

Sempre coloque seu nome, contato, informações e suas experiências e habilidades mais relevantes. Pense nas palavras-chaves mais relevantes que um recrutador usaria na hora de pesquisar o candidato ideal para a vaga.

Além disso, outra boa dica é sempre revisar o seu currículo e personalizá-lo para o emprego que está se candidatando. Ajuste as palavras-chave de acordo com a descrição da vaga e seus requisitos.

Lembre-se de que esse documento deve se destacar e chamar a atenção do empregador em poucos segundos.

O que não deve constar no currículo

Há alguns anos, era comum que, além de dados pessoais como telefone, endereço e e-mail, as pessoas colocassem números de documentos e estado civil, mas essas informações não devem ser incluídas.

Dessa forma, concluímos que não existe uma regra que determine quantas páginas deve ter um currículo. O mais importante é que ele contenha dados e informações relevantes de acordo com a sua trajetória profissional, suas realizações e o cargo e setor ao que você está se candidatando. E você sabe se é melhor enviar currículo em PDF ou Word? Confira!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades