Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

5 dicas para transformar um hobby em profissão

Escolher uma profissão nunca é uma tarefa fácil, principalmente quando novas cobranças começam a surgir sobre o futuro profissional. No geral, pensamos em carreiras que vão nos beneficiar a longo prazo e que, de certa forma, também seja financeiramente recompensadora. Mas e se, ao invés de sofrer com isso, pudéssemos transformar um hobby em profissão?

Quando crianças, sempre dizemos que teremos uma profissão que seja relacionada a algo de que gostamos muito – geralmente abordada em brincadeiras, na escola ou em desenhos. Porém, quando crescemos, nem sempre é assim. Mas, para a nossa sorte, os hobbies podem exercer essa função e colaborar para que, de fato, sejamos profissionais realizados.

Então, como transformar um hobby em profissão?

1 – Invista em cursos

Uma maneira legal de desenvolver melhor o seu hobby é investir em cursos rápidos, como os cursos livres ou uma pós-graduação. Buscar aprimoramento é o passo inicial para transformar uma atividade que você goste muito em profissão.  Por exemplo, se você ama tocar algum instrumento ou cozinhar, vale pesquisar cursos para entender um pouco mais sobre a teoria dessas áreas. 

2 – Exerça o pensamento de empreendedor

Se você quer mudar de carreira, investir em algo novo ou até mesmo abrir o próprio negócio, é importante exercer o espírito empreendedor. Autoconfiança, coragem e persistência são algumas características de uma pessoa com mentalidade empreendedora. Ou seja, tire um momento para refletir sobre o seu hobby, pensar estrategicamente, analisar possíveis cenários positivos e negativos e entender qual é a melhor maneira de agir em cada situação. 

3 – Pesquise sobre o mercado

Ter uma visão ampla sobre o mercado e as carreiras relacionadas ao seu hobby também é fundamental para a evolução de sua escolha profissional. Por exemplo, se você ama escrever, existem algumas profissões que utilizam muito essa habilidade, como: jornalistas, editores, redatores, tradutores, escritores, copywriters e roteiristas.

Depois de pesquisar as áreas, identifique qual possui mais relação com sua essência e veja como essa carreira está atualmente no mercado. Também vale questionar-se:  É algo em tendência? Você conseguirá conciliar com outras coisas? E, claro, te fará feliz? 

4 – Converse com profissionais da área

Outra maneira que pode te ajudar a transformar um hobby em profissão é conversar com outros profissionais e pessoas que você admira. Nada melhor que pegar um exemplo real sobre algo que você deseja se aperfeiçoar. Esse é o momento de entender sobre a rotina, as dificuldades, os investimentos e todos os tipos de dúvidas. Além disso, também já é uma maneira de fazer networking.

5 – Tenha novas perspectivas

Agora que você já tem um bom histórico sobre a área, é o momento de entender o que você pode fazer de diferente para se destacar no mercado. Ter novas perspectivas vai te ajudar a concretizar isso. Pense em como inovar e coloque a criatividade em ação. Procure referências, incluindo nacionais e internacionais. Acompanhar o contexto global é uma maneira de se manter informado e, também, de desenvolver novas ideias.

E aí, está preparado para alavancar ainda mais a sua carreira? Seja com um hobby ou em sua profissão atual, uma das melhores alternativas para isso é investir em uma pós-graduação EAD

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades