Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

6 dicas infalíveis para fazer networking e ter uma rede poderosa de contatos

Não é novidade para ninguém que o mundo profissional, em algumas áreas, está ficando cada vez menor e, por isso, as pessoas precisam ficar cada dia mais conectadas. Para fazer networking, o uso das redes sociais pode ser uma boa saída.

Ter uma rede de contatos é uma forma muito importante de fazer negócios e conseguir impulsionar ainda mais a sua vida profissional. Se você empreende ou não, é muito importante estar em contato com outros profissionais da sua área de atuação e que, em algum momento, possam te ajudar — e vice e versa.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

O que é networking?

Fazer networking é uma habilidade para desenvolver sua rede de contatos e é algo essencial para qualquer carreira. Ao contrário do que muitos acham, o networking não está ligado a nenhuma área específica e você pode ter profissionais das mais diversas áreas nessa sua rede de contatos.

É no networking que você consegue conhecer pessoas importantes e que, possivelmente, vão te ajudar a desenvolver seu lado pessoal e profissional. Por isso, esteja sempre aberto a conhecer as mais diversas áreas da empresa em que você trabalha.

Qual a importância do networking?

A necessidade de investir em networking aparece em períodos diferentes para cada profissional e aos poucos vai ficando mais nítida essa necessidade. Essa rede de contatos faz com que você tenha contato sempre com os mais distintos profissionais.

Conseguir fazer networking é algo que todo profissional precisa desenvolver e colocar em prática, pois é essa rede de contatos que poderá ajudá-lo no futuro — além de uma troca constante de conhecimentos.

6 dicas para fazer networking

Relacionar-se com outras pessoas faz parte da natureza humana, mas nem todos são capazes de usar a rede de contatos para atingir os objetivos profissionais e pessoais. Mas, antes de começar a fazer networking é importante entender que o resultado dessa rede não vai acontecer do dia pra noite e que leva tempo para que essa relação se fortaleça.

Veja abaixo 6 dicas para te ajudar a fazer um networking precioso:

1 – Liste os contatos pessoais e profissionais que você já tem

Vivemos num período de redes sociais e, assim, é fácil ter uma sensação de proximidade com quem seguimos. Sabe aquele ex-colega de trabalho que só acompanhamos virtualmente curtindo fotos? Então, tente retomar o contato com ele e se aproximar de pessoas com quem já teve afinidade. Essa é uma forma de descobrir novos interesses profissionais em comum.

2 – Qualidade vs. Quantidade

Um dos primeiros pensamentos das pessoas que ouvem falar em networking é que só funciona se conhecer muitas pessoas, mas, na verdade, não é bem assim. Nesse quesito a qualidade dos seus contatos é melhor que a quantidade deles. Ou seja, é melhor ter um grupo pequeno e ativo de profissionais que interagem com você do que diversas pessoas que você não conversa quase nunca. Dessa forma, seu networking fica mais efetivo e tem mais chances de funcionar.

3 – Tenha contatos relevantes

Um networking que funciona é aquele que tem interação e, quanto mais ativa for essa rede, maiores as chances de você alcançar o objetivo que sempre sonhou. Ou seja, isso pode acontecer mais facilmente se houver um contato constante com pessoas relevantes no seu meio profissional.

Leia também: 3 dicas poderosas para fazer networking em cursos EAD

4 – Saiba como iniciar esse contato

A maior dúvida ao começar uma rede de contatos é como conseguir fazer essa aproximação de forma correta. Por isso, é importante entender o perfil de cada pessoa que você tem vontade de captar para a sua rede. Aproveite os eventos para fazer perguntas e se apresentar, como em palestras. Lembre-se sempre: não é possível fazer networking se você ficar escondido. Outra forma é usar as redes sociais, como Facebook e LinkedIn, para conseguir se conectar com cada vez mais pessoas da sua área de atuação.

5 – Siga atualizado para ser referência em sua área de atuação

Atualizar seus conhecimentos e se especializar na sua área de atuação é uma forma muito eficiente de fazer networking ainda mais amplo e eficaz. Ao acompanhar as novidades da sua área, você vai perceber que a todo instante chegam novidades e há coisas novas para discutir. Isso não só mostra a sua capacidade de manter sua rede de contato ativa, como também se tornar autoridade no assunto e ter mais reconhecimento.

6 – Compartilhe sua experiência com sua rede de contatos

Se a sua rede de contatos pode te ajudar a dar o próximo passo na sua vida profissional, você também pode fazer a diferença para os outros ao compartilhar suas experiências. Seja presente e mantenha-se informado sobre a sua área de atuação. Desta forma, você será uma peça indispensável para essa rede.

Para fortalecer ainda mais sua rede, busque por cursos e especializações. Inclusive, há diversas instituições que oferecem desconto em pós-graduação EAD. Fazer o networking funcionar e ser eficaz para ambos os lados é muito importante. Isso só acontece quando entendemos que o networking é um relacionamento de interesse mútuo e que todos saem ganhando.

Quer saber mais sobre carreira e outros assuntos de educação profissional? Ouça o podcast Carreira em Pauta! O episódio de estreia conta com a participação do Ricardo Basaglia, diretor geral da Michael Page, que traz dicas para quem busca decolar no mercado de trabalho.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades