Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Qual o significado de profissional qualificado e por que você deve ser um

mulher sorrindo no escritório para ilustrar texto sobre significado de profissional qualificado

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, o que significa que apenas quem possui as habilidades mais desejadas pelas empresas terá chances de se destacar. Se você quer fazer parte deste grupo, é importante entender o significado de profissional qualificado e como se tornar um.

Embora conquistar este diferencial exija tempo e investimento, o retorno vale muito a pena. É somente através da qualificação que você conseguirá um bom emprego, crescimento profissional e desenvolver uma carreira de sucesso. Se você ainda não sabe muito bem o significado de ser um profissional qualificado e a importância de investir neste objetivo, te explicaremos melhor neste artigo.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Qual é o significado de profissional qualificado?

Um profissional qualificado é a pessoa que investe em sua educação, na atualização e no aprofundamento de conhecimentos. Ela faz cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação e, assim, se torna um especialista na sua área de atuação.

Ou seja, quem investe em qualificação desenvolve e acumula certas habilidades e conhecimentos que o colocarão à frente de outros candidatos durante processos seletivos e muitas outras oportunidades durante a sua carreira.

Por que você precisa se qualificar?

Não é novidade que as empresas exigem cada vez mais dos candidatos. Isso pode ser comprovado toda vez que você pesquisa por uma oportunidade de emprego. A lista de requisitos para ocupar a vaga é cada vez maior: são novos programas, softwares, ferramentas, habilidades técnicas e interpessoais, além de ter conhecimento em outros idiomas.

Ou seja, sem a qualificação, as chances de se tornar um profissional competitivo e ter uma carreira de sucesso são extremamente pequenas. Mas se você ainda não se convenceu, confira outros bons motivos para se qualificar:

1 – Se destacar no mercado de trabalho

Se há alguns anos a graduação era um diferencial, hoje, a história é diferente. Com o aumento da oferta de cursos superiores, milhões de recém-graduados entram no mercado de trabalho todos os anos. O resultado é que o nível de exigência passa a ser cada vez maior, tornando especializações como a pós-graduação e o MBA fundamentais para quem deseja se destacar. Ou seja, se você tem um curso de pós-graduação no currículo, já se diferencia de muitos outros candidatos a uma vaga de emprego.

Leia também: Saiba como se preparar para ganhar destaque no mercado de trabalho

2 – Acompanhar a transformação digital

A transformação digital e o surgimento de novas tecnologias exigem que os profissionais se mantenham atualizados. E isso não serve apenas para os profissionais de TI. Afinal, todas as áreas são afetadas por mudanças tecnológicas. Hoje, a análise de dados, a inteligência artificial e o Business Intelligence, por exemplo, já fazem parte do nosso dia a dia, e ainda há muito mais por vir. Portanto, se você não buscar atualização através dos cursos de qualificação, poderá se tornar um profissional obsoleto na sua própria área.

3 – Receber um salário maior

Todo profissional que escolhe uma carreira, além de gostar de dedicar seu tempo a ela, também tem suas metas e ambições pessoais. E muitas delas dependem da estabilidade e do sucesso financeiro para serem alcançadas. Por isso, quanto mais qualificado você for, mais será valorizado pelo mercado. 

Por exemplo, você sabia que uma pesquisa realizada pela Catho mostrou que o profissional que tem um curso de pós-graduação pode aumentar o seu salário em cerca de 50%? Em outras palavras, investir em qualificação faz com que o seu esforço seja reconhecido através de melhores oportunidades e de uma remuneração maior.

Como uma pós-graduação pode te ajudar a se qualificar?

Já vimos bons motivos para buscar qualificação profissional e agora vamos te mostrar algumas razões por que a pós-graduação é uma boa forma de alcançar este objetivo.

1 – A pós-graduação mistura teoria e prática

Você sabia que o MEC determina que todo curso de pós-graduação tenha mestres e doutores no seu corpo docente? Além disso, as boas universidades também incluem especialistas do mercado em seus programas. Isso significa que você terá contato com a base teórica e prática, garantindo que a sua qualificação seja completa em todos os sentidos e te deixe preparado para os desafios do mercado.

2 – As disciplinas são atualizadas com as últimas tendências do mercado

Lembra que nós falamos sobre a importância de estar por dentro da transformação digital? O mesmo funciona para as tendências de cada área. A grade curricular dos cursos de pós é atualizada para abordar assuntos recentes e tendências de cada área. Desta forma, quando os alunos se deparam com as novidades durante um processo seletivo ou no dia a dia do trabalho, já estarão aptos a lidarem com elas.

3 – A pós-graduação na modalidade EAD desenvolve novas habilidades

Além do conhecimento específico pertinente à sua área, um curso de especialização a distância te coloca diante de situações novas, que exigem foco e organização. Estas são habilidades muito valorizadas pelas empresas, que já olham para os profissionais que se formam na modalidade EAD de maneira diferente. Sendo assim, quem tem um certificado de pós EAD, além de ser reconhecido como especialista na sua área de atuação, também ganha pontos extras por estas outras habilidades interpessoais.

Gostou de saber o significado de profissional qualificado e por que você deve ser um? Então, comece agora mesmo a investir na sua carreira. Conheça a pós-graduação em Engenharia e também os novos cursos que te qualificarão de maneira inovadora para o futuro do mercado de trabalho.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades