Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

5 lições de carreira de Bernardinho para você se inspirar

O nome Bernardinho deixou de precisar de complemento há tempos. Enquanto técnico da equipe masculina e feminina de vôlei no Brasil, levou mais de 30 títulos relevantes para casa. A carreira de Bernardinho recebeu reconhecimento pela forma que administra a equipe: mostrando o poder do trabalho coletivo. O empresário segue ministrando palestras por todo o Brasil inspirando líderes e empreendedores que, assim como ele, desejam trilhar uma carreira de sucesso.

Além de aprender muito com o mercado enquanto orientava os atletas, Bernardinho tem formação em Economia, o que lhe deu base estratégica para organizar a vida e os treinos. Hoje, além de ser um exemplo, é empreendedor, sócio da EduK, e da rede de restaurantes Delírio Tropical. Durante muitos anos, as estratégias utilizadas pelo ex-técnico vêm sendo usadas como modelo de gestão, já que como sabemos as equipes de vôlei são cases de sucesso.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

O que podemos aprender com a carreira de Bernardinho?

1 – Aprenda a diferença de chefe e líder

“A liderança não é um cargo, mas um processo. A partir do momento que você as inspira, as provoca, você conquista as pessoas. E conquista a posição de líder”, contou Bernardinho em uma palestra ministrada na FIA (Fundação Instituto de Administração). De acordo com ele, um líder precisa dar o exemplo e suas conquistas vão aos poucos o transformando no que ele é.

Diferente de um chefe, que tem como principal função mandar e fazer o que deseja da forma que pensa, o líder é a inspiração de um grupo, mostra interesse por todas as opiniões da sua equipe e faz testes de como melhorar a performance do time. “Um líder preserva seus princípios, valores e não negocia aquilo que é realmente importante. Manter valores e propósitos em comum, alinhados, é fundamental”, afirma.

2 – Talento é só o primeiro passo

Quantas pessoas você vê por aí com talento para uma coisa, mas que pouco trabalham para que seja profissionalizado? As pessoas nascem com dons naturais para determinadas carreiras, mas não trabalhar para melhorá-las pode significar uma vida toda de habilidades desperdiçadas.

“Para que o talento não se transforme em frustração, é preciso determinação e execução”, diz Bernardinho. Afinal, um jogador que tem o talento de jogar bem só poderá ir para as quadras depois de um longo período de treino. Caso contrário, será somente um potencial perdido voltado para outra direção.

3 – O sucesso é relativo

Para algumas pessoas, sucesso é alcançar o topo da carreira profissional, se tornar sócio da empresa ou abrir seu próprio negócio. Para outros, sucesso é conseguir muito dinheiro todos os meses e garantir uma vida financeira confortável. Existem aqueles ainda que acreditam que sucesso é ter uma carreira estável, sem grandes altos e baixos conquistando o suficiente para viver. Ainda há aqueles que acreditam que não existe vida de sucesso sem o reconhecimento do nome.

O sucesso é relativo. Ele depende de cada um e precisamos encontrar dentro de nós o que ele significa para que seja traçado um plano para conseguir atingi-lo. “Para mim, sucesso é consistência em performance de excelência, é produzir resultados ao longo do tempo”, comenta Bernardinho.

Leia também: Qual o significado de profissional qualificado e por que você deve ser um

4 – Um passo de cada vez

Tem gente que quer mudar o mundo, mas não consegue nem entregar as tarefas dentro do prazo. “Se você não for capaz de realizar as pequenas tarefas do seu dia, o que será das grandes tarefas? A disciplina é a ponte entre seu sonho grande e sua realização”, afirma o ex-técnico ao Na Prática. O trabalho diário bem-feito é um caminho necessário para que os objetivos sejam alcançados. 

Querer sonhar grande, vislumbrar uma posição de destaque e trilhar o seu caminho até lá são pontos ótimos, mas essa trajetória só poderá ser concretizada se você formar uma base sólida. Aprenda a entregar pequenos projetos dentro do prazo, com uma grande qualidade e preferencialmente com complementos do que foi solicitado. Esse é o primeiro passo para uma caminhada de sucesso.

5 – Sua equipe deve ser um reflexo seu

Mostrar seu comprometimento com prazos e horários, sua ética dentro do ambiente corporativo, tratar a equipe com empatia, ouvir aos outros, estudar sobre novas possibilidades de trabalho, se atualizar…tudo isso seria utopia ou o líder ideal? Se você deseja que a sua equipe seja exemplar, torne-se o líder exemplar.

No ambiente de trabalho, tudo aquilo que se faz é notado e os funcionários são um reflexo direto dos seus superiores. Afinal, por que deveriam chegar na hora se o chefe está sempre atrasado? Por que se importar com uma reunião que o superior não de muita bola? Preste atenção no que você faz para poder obter o comportamento que você deseja.

“O líder não é apenas o capitão, como se imagina no esporte, mas aquele que dá o exemplo, seja treinando, jogando ou mesmo longe da quadra, o que contribui para o aprimoramento do time”, diz. A carreira de Bernardinho traz muitos ensinamentos. E você, já pensou em investir na sua? Confira cursos de pós-graduação e dê um passo à frente.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades