Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Saiba como se preparar para ganhar destaque no mercado de trabalho

pessoas com aperto de mão para ilustrar conteúdo sobre ganhar destaque no mercado de trabalho

A procura por uma nova oportunidade pode ser difícil, mas encontrar formas de ganhar destaque no mercado de trabalho pode aumentar muito as suas chances de sucesso. Seja para conseguir uma vaga de emprego ou para receber uma promoção, a realidade é que o candidato ideal será sempre aquele que mais se prepara. 

Sendo assim, o planejamento, o desenvolvimento de habilidades e a forma como você se apresenta para o mercado formam a combinação ideal para atrair a atenção dos recrutadores. Quer saber como se preparar para conseguir o próximo emprego ou dar um passo à frente na sua carreira? Então, acompanhe as sugestões que te mostraremos neste artigo.  

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Por que se preparar é fundamental para a sua carreira

Antes de mostrarmos como você pode se preparar para ter destaque no mercado de trabalho, é importante entender por que esta etapa é tão importante. Embora seja uma conquista importantíssima, o diploma de graduação já passou a ser um pré-requisito básico para as vagas de emprego, portanto, não podemos mais considerá-lo um diferencial. Por isso, é muito importante buscar alternativas que te tornem um candidato muito desejado pelas empresas. Conheça algumas delas a seguir.

Como ganhar destaque no mercado de trabalho

1 – Planeje a sua vida profissional

Quando você planeja a sua carreira, consegue entender melhor quais movimentos tem que fazer e quais conhecimentos e habilidades precisa desenvolver para se tornar um candidato forte para uma vaga. Fazer um mapa de carreira, ou seja, um roteiro com os objetivos e os métodos que você vai usar para alcançá-los é um bom ponto de partida.

2 – Amplie sua rede de contatos

Hoje, muitas empresas optam pela contratação de profissionais indicados por seus colaboradores. Desta forma, elas já têm uma boa referência do candidato. Por isso, é importante encontrar meios de ampliar a sua rede de contatos e aumentar as suas chances de emprego. Com isso em mente:

  • Fortaleça sua presença profissional online, principalmente em redes como LinkedIn;
  • Quando fizer algum curso ou participar de algum evento, procure engajar em conversas com os outros participantes e adicioná-los às suas redes;
  • Peça indicação de contatos na sua área de interesse para amigos e colegas de profissão.

Embora o networking não seja uma garantia de emprego, ele te ajuda a ser lembrado diante de uma oportunidade, e isso já te coloca em uma posição de vantagem em relação aos outros profissionais.

banner que leva para o e-book de empregabilidade

3 – Prepare-se para as entrevistas

Preparar-se para uma entrevista vai muito além de garantir que a sua apresentação pessoal esteja boa. Você precisa estar preparado para fazer o seu marketing pessoal. Para isso, é preciso que você saiba contar para os recrutadores quem você é, quais são os seus pontos fortes, suas principais habilidades, principais conquistas e como elas se relacionam com a vaga à qual você está se candidatando. Pratique as suas respostas até ter certeza de que a imagem que você está transmitindo fará com que você se destaque no mercado de trabalho.

4 – Desenvolva habilidades de liderança

Muitos recrutadores esperam que os profissionais tenham a habilidade de liderar equipes. Se você ainda não teve esta oportunidade, procure desenvolver projetos na sua empresa onde você possa assumir esta responsabilidade.

Outra forma de desenvolver a liderança é se oferecendo para ser mentor de alguém que está começando. Como esta é uma atitude que pode beneficiar você, o mentorado e a própria empresa, as chances da ideia ser bem recebida são grandes.

Leia também: Como desenvolver habilidades de liderança?

5 – Faça uma pós-graduação

Um dos passos mais importantes para ter sucesso na vida profissional, sem dúvida, é investir em educação. Como já dissemos no início deste texto, a graduação já não é mais considerada um diferencial. Portanto, fazer um curso de especialização como pós-graduação ou MBA é uma das melhores formas de ter destaque no mercado de trabalho.

Uma pós pode ter duração entre 6 e 10 meses, período no qual você poderá aprofundar seus conhecimentos e estudar com mestres e doutores. Além disso, a grade curricular desta especialização é estruturada para que você aprofunde ou ganhe conhecimentos teóricos e práticos que farão de você um especialista na área.

E você sabia que quem faz uma pós-graduação a distância também é muito valorizado pelos empregadores? Afinal, estudar online exige disciplina, organização e capacidade de concentração, habilidades consideradas muito importantes pelos recrutadores. 

Se você busca uma instituição onde poderá encontrar uma pós-graduação reconhecida pelo MEC, com corpo docente experiente e uma estrutura completa em EAD, a Anhanguera é uma excelente opção. Conheça as opções de MBA e pós-graduação a distância, faça a sua inscrição e comece a acelerar a sua vida profissional hoje mesmo.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades