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Campanhas de marketing criativas: 4 dicas para encantar clientes

As campanhas de marketing criativas são elaboradas com objetivos claros: atrair, encantar e conquistar novos clientes, além de fidelizar os antigos. Porém, elas são muito mais complexas do que parecem e demandam esforços que vão além de boas ideias – levando em consideração métricas e questões técnicas da área. 

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Como fazer campanhas de marketing criativas?

Quer saber como uma campanha pode fazer sucesso? Nós exploramos alguns conceitos e separamos quatro critérios importantes para esse bom resultado na publicidade. Confira: 

1 – Conheça o público-alvo

Cada campanha de marketing é direcionada para um público específico. Para se ter essa noção de com quem está falando, existe uma técnica: a criação da persona. Esse “cliente ideal” é pensado a partir de dados e pesquisas realizadas com aqueles que consomem os produtos da sua marca. 

As informações costumam ser bem específicas, mencionando um nome fictício, idade, características,  gostos pessoais e até a rotina diária, para que seja possível adaptar a linguagem da campanha e o tom da comunicação para um estilo que esteja de acordo com o desse público. 

Mas, afinal, como criar essa persona? Isso pode ser feito de duas formas: através de uma consultoria contratada – no caso, essa empresa fica responsável pela pesquisa de mercado para identificar o perfil do seu cliente -, ou um estudo próprio da base de clientes da empresa, no qual são analisadas características como gênero, idade, escolaridade etc. 

2 – Agregue valor e pense na experiência do cliente

Hoje em dia, a experiência é o que conta mais. De acordo com uma pesquisa da revista Exame, 66% dos clientes têm mais chances de comprar em empresas que personalizam experiências, ou seja, que oferecem mais do que apenas o produto ou serviço. 

Um exemplo disso são os clubes de assinaturas (de livros, vinhos, produtos de beleza, etc), cujos kits são surpresa e, além de entregarem o produto em si, geram uma expectativa para quem é assinante. 

Esse valor agregado além de atrair os clientes faz com que eles tenham o desejo de comprar um produto. Isso faz com que, cada vez mais, as marcas precisem pensar fora da caixa para criar campanhas com personalidade e serviços que sejam excepcionais. 

Leia também: Como pensar fora da caixa: 4 dicas para colocar em prática

No marketing, tudo isso é chamado de “experiência do cliente” e envolve todos os fatores: da entrada desse consumidor ao site ou estabelecimento da sua empresa até o pós-venda. Para personalizar esse momento da compra, você pode identificar quais são os principais pontos de contato com o consumidor e, a partir disso, refletir como aperfeiçoar esse momento. Além de encantar clientes, um bom atendimento gera retorno financeiro. 

Além disso, não importa o meio em que a publicidade é veiculada. É fundamental saber aproveitar esse espaço. As campanhas precisam ser práticas, otimizadas e fixar bem a mensagem que você quer passar, evidenciando sempre os pontos fortes da sua marca ou produto. 

3 – Adote o conceito do omnichannel

Omnichannel nada mais é do que a transformação de todos os pontos de atendimento nos canais de venda. Não adianta pensar só na campanha que será veiculada, seja na TV, redes sociais ou qualquer outra plataforma. O atendimento ao cliente também conta.

O omnichannel aumenta a eficiência da sua campanha de marketing e ajuda na padronização desse atendimento, pensando em ações que vão além da entrega de marketing, mas inclui também todas as questões internas que envolvem agilidade e eficácia, responsabilidade com o cliente e boa comunicação. 

4 – Inspire-se no modelo Disney

A Disney é o maior dos exemplos entre as grandes empresas quando o assunto é encantar o cliente. Afinal, ela segue essa filosofia de maneira literal e busca sempre oferecer um atendimento único para que os visitantes dos parques queiram voltar mais vezes e prezam pela excelência do atendimento para que todos acreditem que realmente estão no “mundo mágico da Disney”.

Você sabia que todas as noites os parques da Disney passam por uma reforma para que, no dia seguinte, tudo esteja novamente no lugar? É claro que você não precisa reformar o seu estabelecimento todos os dias, mas é importante pensar em como criar uma experiência única para os seus clientes.

Para oferecer o melhor para o consumidor, é importante tratá-lo de maneira especial, com uma comunicação personalizada. Por isso, chame-o sempre pelo nome, crie um e-mail personalizado ou até mesmo brindes para determinadas datas. Também tenha sempre empatia, se colocando no lugar dele, e dê sugestões que estão de acordo com seus gostos e expectativas. A partir disso, fica mais fácil ir além do que o cliente espera. 

Outra dica é criar conexões emocionais, que vão além da simples prestação de serviço. Esse fator ajuda a aumentar o engajamento dos clientes com a sua marca, criando fidelidade e o desejo de consumir aquele produto específico. 

Todos esses fatores também estão de acordo com o modelo Disney de atender. É possível aprender mais sobre isso em livros, cursos e workshops dados pelos próprios funcionários da empresa, que dão essas dicas essenciais de como encantar clientes a partir de campanhas de marketing criativas e um bom atendimento. Confira também cursos de pós-graduação EAD

Autor: Equipe Blog Portal Pós

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