Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Como definir seus objetivos para 2022

E lá estamos novamente no mês de Dezembro, como passou rápido, não é mesmo?! Aposto que já tem gente em ritmo de “Adeus Ano Velho.. Feliz Ano Novo, que tudo se realize no ano que vai chegar.. muito dinheiro no bolso, saúde para dar e vender”.

Pois é, mas para as coisas efetivamente acontecer, você precisa planejá-las, agir, ser protagonista. A propósito, você já está pensando sobre as suas metas para 2022 ou está em ritmo de “Deixa a vida me levaaar, vidaa leeevaa euuu”?

Normalmente, em dezembro, gosto de pensar sobre os aprendizados do ano que está se encerrando: quais foram as situações importantes, desafiadoras, prazerosas, fáceis que aconteceram e o que aprendi com cada uma delas. Eu acredito que todas as situações e circunstâncias que acontecem em nossas vidas nos servem como aprendizado, amadurecimento.

blog banner desconto em pós-graduação

Tá.. mas você deve estar se perguntando “beleza, mas por onde eu começo?!”

Bem, você pode começar com essa reflexão pensando sobre como foi o seu ano. Esse ano pode não ter sido dos melhores, mas tente se lembrar tanto das coisas boas como das coisas não tão boas assim que aconteceram. Se você usa agenda ou um diário, vai ficar fácil se lembrar do seu ano. 

Uma outra ideia é você olhar o seu álbum de fotos (se você não faz isso, já fica como uma dica para 2022: registre os seus momentos, crie álbuns. Isso te ajudará a ter lembranças. Com a idade, a memória vai te “deixar na mão” em algumas circunstâncias). Fazendo isso, você conseguirá se lembrar de alguns momentos pelos quais você passou no decorrer do ano e as lembranças vão surgindo.

Depois de relembrar os momentos que viveu durante o ano, é hora de pensar sobre o que gostaria de manter para o ano novo, o que quer mudar e o que precisa começar a fazer.

Também é importante pensar nos seus sonhos. O que você deseja alcançar? Qual a vida você gostaria de ter? E a partir daí, você deve estabelecer objetivos para que alcance cada um dos deles.

Você pode estabelecer seus objetivos por áreas, como:

Saúde e qualidade de vida: imagine tudo que esteja relacionado a sua saúde – pode considerar sua saúde física, mental e psicológica também;

Profissional: tudo que estiver relacionado ao seu trabalho, seus projetos, aquela transição de carreira, aquele curso para desenvolvimento de alguma hard ou soft skill;

Leia também: Soft skills: o que significa e como desenvolvê-las para se destacar no mercado de trabalho

Finanças: nesse item, você vai analisar a sua situação financeira. Você tem alguma reserva de emergência? Se não, precisa começar a pensar sobre isso o quanto antes;

Relacionamento: aqui deve englobar todos os relacionamentos que tem, seja com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, sua vida social;

Pessoal: aqui considere seus hobbies, aquele tempinho que você vai se dedicar somente a você.

A ideia com esse exercício é pensar: “hmm o que eu preciso fazer na área da saúde que me ajude a realizar meu sonho, meus objetivos? Um exemplo poderia ser: fazer aquele check up que você vive adiando por falta de tempo, sabe?! Então, coloque ele na sua lista de prioridades para a área. Outros exemplos: começar a fazer atividade física. Melhorar a sua alimentação.

Faça isso com todas as áreas descritas acima (aqui você pode incluir outras áreas também que julgue relevantes. O exercício é identificar o que você almeja realizar para a área durante o ano).

Agora vem a parte mais importante: traçar as estratégias para alcançar seus objetivos. Para isso, gosto de usar uma ferramenta bastante popular na Administração, que é o 5W2H, que é como se fosse um “check list”. Veja abaixo o que significa: 

5W2H

Respondendo a essas perguntas, você consegue determinar a estratégia, as ações que precisarão ser realizadas para você conseguir alcançar seus objetivos. Vamos pensar no exemplo de emagrecer, veja como poderia ficar:

 What – O que será feito? “Emagrecer 5 quilos até maio de 2022”

Why – Por que será feito? “Para melhorar minha qualidade de vida”

Where – Onde será feito? “A caminhada será realizada no parque que tem próximo a minha casa e o Pilates na academia”

When – Quando será feito? “A partir de 10/01/22: “Caminhada 3x na semana, às 2as, 4as e , e Pilates 2x na semana, às 3as e 5as na academia X.

Who – Por quem será feito? “Eu”

How – Como será feito? “As caminhadas serão realizadas ao ar livre às 8h da manhã, antes de iniciar a jornada de trabalho, 2as, 4as e 6as, em seguida, tomar banho e seguir para o trabalho.  As aulas de Pilates serão realizadas às 19h após o horário de trabalho, às 3as e 5as na Academia x, em seguida ir para casa.

How Much – Quanto vai custar para fazer? “Pilates 2x por semana na academia x = R$ xx,xx 

Prontinho. Feito isso, você já tem o seu planejamento estratégico pessoal para começar a arrasar em 2022.

Aproveito para desejar um excelente Ano Novo para você. E lembre-se: para ser um ano verdadeiramente novo, depende de você!!!

Me conte aqui quais seus sonhos, seus objetivos para 2022. Vou adorar saber. 

 

Autor: Kamila Gaino

Graduada em Administração, MBA em Gestão de Marketing e Mestre em Administração. Atualmente, é Professora Universitária e desenvolve materiais para cursos livres, de Graduação e de Pós EAD, assim como alguns infoprodutos.

Conheça nossas faculdades