Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Não é chamado para entrevistas de emprego? Veja 4 razões e saiba o que fazer

Com o mercado de trabalho concorrido, é comum se candidatar para diversas vagas e, infelizmente, não receber retornos por parte das empresas, como ser chamado para entrevistas de emprego. Isso pode acontecer por diversos fatores e, para reverter essa situação, é preciso corrigir possíveis erros cometidos por você.

Esse é o momento de fazer uma análise sobre o seu currículo e quais tipos de oportunidade você está se inscrevendo. Isso porque, para receber um retorno dos recrutadores, é importante ter atenção com alguns pontos que podem estar atrapalhando seu desempenho nessas etapas iniciais da seleção.

blog banner desconto em pós-graduação

Não é chamado para entrevistas de emprego? Entenda os motivos!

Quer saber quais são esses pontos negativos? Nós te explicamos abaixo. Confira: 

1 – Seu currículo está incompleto

É importante que o seu currículo seja a primeira visão que os recrutadores tenham sobre você e, por isso, ele não deve ser resumido demais. Essa é uma das principais razões que fazem tantos candidatos não serem chamados para as demais etapas do processo seletivo após a triagem de currículos.

Uma dica é colocar as suas experiências da seguinte maneira:

  • Onde você trabalhou;
  • Qual(is) cargo(s) exerceu nessa empresa;
  • Quanto tempo durou essa experiência profissional;
  • Quais atividades você desempenhou no(s) cargo(s).

Um exemplo é definir um padrão da seguinte forma:

Cargo

Nome da Empresa e localização

Período trabalhado

Breve descrição ou lista de responsabilidades e conquistas

Para deixar o documento organizado, sempre cite de forma decrescente, sempre com a experiência mais recente no topo.

Além disso, é importante não ter informações demais. O ideal é descrever apenas os empregos que façam sentido para a vaga que você está buscando no momento e, dê preferência, em um período de 10 anos.

Outras informações relevantes que devem estar no seu currículo são:

  • Nome completo;
  • Cidade e bairro em que mora;
  • Telefone e e-mail para contato;
  • Link para o perfil no LinkedIn;
  • Objetivo;
  • Formação acadêmica;
  • Habilidades;
  • Idiomas. 

Leia também: O que não colocar no currículo: 10 informações desnecessárias

2 – As vagas para as quais você se inscreve não têm a ver com o seu perfil

Na ansiedade de conseguir um novo emprego, é comum que as pessoas se candidatem em diferentes vagas, sem antes olhar com calma a descrição. Acontece que a triagem do currículo só considera profissionais que têm perfil para aquela vaga. Então, sempre busque oportunidades que estejam alinhadas com a sua jornada profissional. Assim, você terá mais chances de avançar no processo e ser convidado para a entrevista. 

3 – Você não preenche todos os requisitos da vaga

Quando você está se candidatando para uma vaga, existem uma série de requisitos a serem preenchidos. Se suas habilidades não têm a ver com o que está descrito no anúncio, você não será chamado para novas etapas do processo. Por isso, ao se inscrever para uma vaga, é importante preencher a maioria desses requisitos para ter uma boa chance de ser classificado. 

4 – Você não foi bem no teste online

Não é difícil encontrar vagas que pedem que os candidatos realizem um teste online para comprovar seus conhecimentos em um determinado assunto ou domínio de um idioma, como é o caso de inglês. Em muitos casos, testes de português e de interpretação de texto também são exigidos. Existe uma nota mínima de corte que, caso não seja atingida, te eliminará automaticamente. 

5 – Seu currículo tem erros de português

Você costuma revisar o seu currículo antes de enviá-lo para uma vaga? Caso a resposta seja não, é hora de mudar esse hábito. Pesquisa feita pela Catho mostra que, segundo 34% dos recrutadores que participaram do levantamento, cometer erros de português no documento é o principal motivo para descartar candidatos de processos seletivos.

Os entrevistados dizem que encontrar erros faz parecer que a pessoa que está querendo conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho não tem conhecimento do próprio idioma. Além disso, eles afirmam que isso pode mostrar falta de compromisso e atenção. Então, sempre leia novamente o currículo ou peça para alguém revisar para você. 

O que fazer para ser convidado para as entrevistas?

O primeiro passo é fazer uma análise do seu currículo, se ele contém todas as informações necessárias e importantes para chamar a atenção do recrutador. Mantenha-o sempre atualizado e lembre-se de fazer uma revisão a cada seis meses para não perder as oportunidades do mercado. 

No campo “objetivo profissional”, é essencial que o seu objetivo seja semelhante ao título do anúncio da vaga. Caso contrário, a chance de você ser desclassificado do processo logo nas primeiras etapas da seleção é grande. Além disso, preste sempre atenção no que as vagas estão pedindo. 

Olhe quais palavras estão sendo usadas, por exemplo: se eles solicitam “experiência em PowerPoint”, escreva o termo da mesma forma no seu currículo. Pode parecer um detalhe irrelevante, mas é comum que os recrutadores utilizem o mesmo termo do anúncio na hora da triagem e, pensando nisso, fica mais fácil que ele seja selecionado. 

Outro fator é ter cuidado com termos técnicos demais. Então se a sua área usa uma linguagem muito específica, tome o cuidado de não rechear o currículo com termos que dificultem a compreensão da equipe de recrutamento. Evite também termos abreviados, que podem causar confusão e te fazer ser desclassificado, e preste muita atenção aos erros ortográficos – em um currículo eles são vistos com maus olhos. 

Mentir no currículo, incluindo informações que não são compatíveis com a realidade, é um tiro no pé. Não vale a pena incluir habilidades que você não tenha, por mais ansioso que esteja para ser chamado para a entrevista. Em algum momento, você precisará demonstrar esses conhecimentos técnicos na prática e pode se prejudicar. 

Para que você seja chamado para entrevistas de emprego, é preciso que o seu currículo atenda aos requisitos da empresa. Agora que você já sabe de tudo que não é indicado fazer e como melhorar as suas chances, siga esses passos e boa sorte. Aproveite também para fazer uma pós-graduação EAD e deixar o seu currículo mais atrativo para os recrutadores.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades