Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

O que não colocar no currículo: 10 informações desnecessárias

mulher digitando no notebook para ilustrar conteúdo sobre o que não colocar no currículo

Os recrutadores estão acostumados a avaliar um grande número de candidatos por dia e existe uma série de erros que podem impactar o interesse pelo seu currículo, ocasionando até mesmo o descarte. Mas você sabe o que não colocar no currículo na hora de se candidatar a uma vaga de emprego?

Afinal, o currículo é como uma primeira apresentação para a pessoa que vai te contratar. Por isso, alguns dados, como informações em excesso, elogios desmedidos e pretensão salarial são algumas das coisas que você não deve adicionar neste documento. Descubra abaixo o que não se deve colocar no currículo e quais são os acertos. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

O que não colocar no currículo: 10 erros comuns 

1 – Informações irrelevantes

Hobbies e interesses pessoais são informações irrelevantes para o currículo. É importante sempre pensar que o seu objetivo é se mostrar um profissional sério e especialista na área. Por isso, incluir hobbies pode indicar que você não leva seu trabalho tão a sério assim. 

2 – Detalhes em excesso

Sim, o currículo deve servir para mostrar as suas experiências de trabalho anteriores, mas o excesso de detalhes pode ser prejudicial. O ideal é descrever apenas os empregos que façam sentido para a vaga que você está buscando no momento e, dê preferência, em um período de 10 anos.

Se determinada experiência não está de acordo com a oportunidade que você deseja, então, essa informação não fará sentido para o recrutador.

3 – Dados pessoais irrelevantes

Informações desnecessárias só vão fazer o recrutador perder tempo na leitura e desviar o foco dos dados que realmente são importantes. Por isso, não inclua:

  • Endereço completo (apenas a cidade e o bairro já é o suficiente);
  • Dados familiares;
  • Estado civil;
  • Número de documentos (CPF, RG ou CNH);
  • Nomes das escolas em que estudou quando era criança;
  • Religião.

4 – Habilidades obsoletas

As habilidades e atributos no currículo devem ser atuais, já que é um princípio das empresas continuarem se atualizando, seja nas ferramentas tecnológicas ou em sua forma de comunicação com clientes. Por isso, ter domínio de práticas que já não são mais utilizadas pode não ajudar a conseguir uma entrevista. 

banner currículo imbatível

5 – Elogios genéricos

É importante que o recrutador tenha alguma ideia de quem você é, mas se descrever como uma pessoa proativa, organizada, que agrega valor e traz resultado são exemplos de elogios considerados “vazios de sentido”, ou seja, generalistas. 

Em uma pesquisa divulgada em 2013 pela plataforma de carreira CareerBuilder, as cinco expressões que mais são usadas em um currículo são:

  • Lutador (27%);
  • Pensar fora da caixa (26%);
  • Sinergia (22%);
  • Proativo (22%).

Por serem muito vagas e não descreverem realmente quem você é, tente evitá-las. 

6 – Pretensão salarial

A não ser que a empresa solicite a pretensão salarial, não inclua essa informação no currículo. É melhor guardar essa informação para ser falada durante a entrevista de emprego, quando o recrutador mencionar o assunto. 

7 – Referências profissionais

Essa é outra informação que só deve ser informada quando e se o recrutador pedir.  Por isso, é mais uma coisa que não se coloca no currículo. Se o recrutador tiver interesse em falar com alguma das suas referências profissionais, pode solicitar a informação antes ou durante a entrevista.

8 – Histórico escolar

As notas do seu histórico escolar ou da faculdade não contam pontos perante o recrutador. Informe apenas a universidade em que você é graduado e a data de conclusão do curso, além de outros cursos importantes que tenha realizado.

9 – Foto

Uma foto não é capaz de mostrar as suas habilidades técnicas, tampouco é uma tendência no recrutamento. Dê preferência por colocar o link do seu perfil no LinkedIn, já que geralmente os recrutadores pesquisam por lá e podem ver a sua imagem. 

10 – Usar como título “Currículo Vitae”

O título do seu currículo deve ser o seu nome completo. E não seja pretensioso: não coloque títulos ou letras pós-nominais.

O que colocar no currículo?

Agora que você já sabe o que não colocar no currículo, vamos mencionar como elevar sua chance de ser chamado para a entrevista. Afinal, da mesma forma que o excesso de informação é prejudicial, um documento incompleto também é.

Por isso, coloque dados que são relevantes, como

  • Nome completo;
  • Nacionalidade;
  • Cidade e bairro em que mora;
  • Telefone e e-mail para contato;
  • Link para o perfil no LinkedIn;
  • Objetivo;
  • Formação acadêmica;
  • Experiências profissionais;
  • Habilidades;
  • Idiomas.

Além disso, não esqueça de colocar as qualificações – de preferência, de acordo com os requisitos da empresa. Inclua todas as competências que fazem sentido para a vaga que você almeja e também a participação em eventos importantes da área (como congressos) e realização de cursos complementares que agregaram conhecimentos para a sua formação.

Para quem busca alavancar o currículo, procure cursos de pós-graduação. Com estrutura EAD e professores especialistas, você consegue se destacar ainda mais. Em seguida, confira como desenvolver novas habilidades no dia a dia

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades