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Crescimento Pessoal

Soft skills: o que significa e como desenvolvê-las para se destacar no mercado de trabalho

imagem com o termo soft skills

O mercado de trabalho formal está mais disputado do que nunca. Se você deseja conseguir uma vaga ou mesmo se manter empregado, é fundamental que tenha algum diferencial, ou seja, para ser um bom profissional, já não basta mais apenas ser “o melhor tecnicamente”. É preciso que tenha algumas das soft skills desenvolvidas.

Por soft skills entende-se um grupo de habilidades e competências que são relacionadas ao comportamento humano, ou seja, são as competências comportamentais.

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O World Economic Forum ou o Fórum Econômico Mundial é uma organização internacional sem fins lucrativos que anualmente reúne os principais líderes políticos, alguns empresários e representantes culturais para que possam discutir e pensar em soluções a respeito dos grandes problemas globais. Um desses temas é o mercado de trabalho. E no relatório de 2020 apresentaram quais são as 15 soft skills que devem ser mais demandas até o ano de 2025. Vamos a elas:

  1. Pensamento analítico;
  2. Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem;
  3. Resolução de problemas complexos;
  4. Pensamento crítico e analítico;
  5. Criatividade, inovação, originalidade e iniciativa;
  6. Liderança e influência social;
  7. Uso, monitoramento e controle de tecnologia;
  8. Design e programação de tecnologia;
  9. Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade;
  10. Raciocínio, resolução de problemas e ideação;
  11. Inteligência emocional;
  12. Solução de problemas e experiência do usuário;
  13. Orientação de serviço;
  14. Análise e avaliação de sistemas;
  15. Persuasão e negociação.

Bem, agora que você já conhece algumas das soft skills mais buscadas, vamos então encontrar formas de desenvolvê-las o quanto antes. Por se tratar de competências comportamentais, o desenvolvimento delas depende muito de você. Também reforço que há muitas coisas a serem ditas sobre cada uma das soft skills apresentadas. Então, trarei abaixo apenas algumas dicas, tudo bem?

– Busque o autoconhecimento: para mim, esse é o ponto crucial e a primeira coisa que deve ser pensada. Autoconhecimento é tudo!!! Por exemplo, você pode iniciar identificando quais são os seus pontos fortes e pontos a desenvolver, quais são seus talentos, o que você gosta de fazer;

– Esteja sempre atualizado: não basta apenas estudar sobre a sua área específica de atuação. É extremamente relevante que você busque aprender sobre as diversas áreas do saber. Isso ajudará a ampliar o seu repertório e visão sistêmica, além de contribuir no desenvolvimento da criatividade;

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– Faça perguntas para entender melhor sobre a informação que está lendo ou recebendo: não acredite em tudo o que você vê e ouve na TV ou na internet e não repasse fake news. Sempre que receber alguma notícia “duvidosa” pense, por exemplo: “Qual a fonte utilizada?” e “Essa fonte de pesquisa, é confiável?”. Com isso, antes de repassar a informação, cheque-a para confirmar a veracidade;

– Desenvolva a sua comunicação: embora essa soft skill não esteja na lista das 15 “mais”, se você observar, indiretamente, ela se relaciona a várias das soft skills indicadas. É impossível fazer negócios com alguém que não consiga minimamente expressar as suas ideias. Lembre-se também que, para ser um bom comunicador, é fundamental desenvolver a escuta ativa, que é o ouvir prestando a atenção no que é dito;

– Procure não ter uma postura defensiva e resistente: nem sempre é tão fácil assim sair da “zona de conforto”, mas é necessário. Então, se esforce o máximo que puder. Pratique a resiliência e aceite as mudanças. Elas sempre vão acontecer e, o quanto antes nos adaptarmos e encontrarmos o lado positivo na mudança, melhor será;

– Use sua empatia: essa é a capacidade de se colocar no lugar da outra pessoa, compreendendo suas emoções e sentimentos, sem julgamentos. Assim, aprendemos a ser mais tolerantes conosco e com os outros;

– Vivencie o diferente. faça coisas que não está acostumado a fazer ou que nunca fez. Se desafie!!! Corra riscos (desde que bem calculados, combinado?!); tenha um tempinho só para você… nem que seja uma pausa, para não fazer nada… apenas descanse… Acredite, grandes ideias surgem nesses momentos de “ócio criativo”. Experimente!!! 

 

Autor: Kamila Gaino

Graduada em Administração, MBA em Gestão de Marketing e Mestre em Administração. Atualmente, é Professora Universitária e desenvolve materiais para cursos livres, de Graduação e de Pós EAD, assim como alguns infoprodutos.

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