Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

5 dicas para treinar o inglês e ficar fluente no idioma

O inglês é uma língua, hoje, considerada universal e dominar este idioma é fundamental para expandir os horizontes na vida pessoal, acadêmica e profissional. Por isso, treinar o inglês é imprescindível para aprimorar a comunicação e garantir o sucesso nos estudos, nas viagens e nos negócios.

Sabemos que, para aprender qualquer idioma, é necessário ter determinação e foco. E, para aprimorá-lo, precisamos praticá-lo constantemente com disciplina e dedicação. Confira agora alguns passos essenciais para treinar o inglês e obter fluência no idioma.

blog banner desconto em pós-graduação

5 dicas para treinar o inglês

1 – Leia em inglês

Ler livros em inglês, além de potencializar o aprendizado, é uma ótima dica para treinar o idioma e melhorar sua escrita. Um jeito simples e eficaz de ler em um idioma estrangeiro é escolher títulos de histórias conhecidas cujas tramas você possua familiaridade. Isso facilitará a compreensão e a desenvoltura com o novo idioma. Aproveite para ler em voz alta. Essa é uma dica poderosa para treinar o inglês por meio da leitura.

2 – Assista a conteúdos em inglês

Para treinar o seu inglês de forma prazerosa, nada melhor que assistir a bons filmes e séries na língua inglesa. Comece assistindo os conteúdos com o auxílio da legenda em português. Depois, assista novamente com o áudio e a legenda em inglês. Por fim, assista pela terceira vez na língua inglesa, porém sem legenda. Esse passo a passo irá garantir ao seu treino um aumento no vocabulário, ampliando o conhecimento de expressões cotidianas do idioma.

3 – Ouça músicas em inglês

Ouvir músicas em inglês é um hábito que a maioria de nós possui, mas, para treinar o idioma, é necessário prestar atenção às letras e às mensagens de tais músicas. Escolha uma playlist de sua preferência e tente entender o máximo do que está sendo cantado. Solte a voz! Ouvir e cantar várias vezes as suas músicas favoritas é uma excelente forma de treinar o seu inglês e aperfeiçoar a sua pronúncia no idioma.

Leia também: Entrevista de emprego em inglês: como se preparar?

4 – Converse com amigos em inglês

Adquirir o hábito de conversar em inglês com frequência mantém o idioma vivo e fluente. Se você tem um amigo estrangeiro ou até mesmo um colega que também deseja treinar o inglês, coloque a conversação em prática, mesmo que de forma virtual. Conversar em inglês possibilita o desenvolvimento da pronúncia, da habilidade auditiva em compreender seu interlocutor, além, é claro, de proporcionar a familiarização com o idioma.

5 – Tenha um diário em inglês

Escrever em inglês é fundamental para aprimorar o aprendizado do idioma. Crie um diário e, todas as noites, antes de dormir, escreva sobre como foi o seu dia. Você também pode fazer anotações planejando tarefas para o dia seguinte e, assim, treinar em diferentes tempos verbais. Colocar no papel as ações do seu dia a dia te ajudarão a adquirir mais familiaridade com a parte gramatical da língua inglesa. Essa é uma dica importante para você treinar o inglês todos os dias ao levar em consideração sua própria rotina.

Viu só como treinar o inglês pode ser algo simples, prático e enriquecedor? Afinal, além de melhorar as oportunidades de emprego, possibilitando melhores cargos e remunerações em empresas multinacionais, o idioma permite o acesso a diversos países, o que contribui para o seu crescimento pessoal.

Por falar nesses assuntos, encontre agora mesmo o seu curso na pós-graduação Fama e aproveite 7 dias grátis para experimentá-lo!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades