Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

5 dicas de transição de carreira para quem já está no mercado de trabalho

No mercado de trabalho atual, um fato que está se tornando comum é o da transição de carreira. E isto acontece desde às pessoas jovens às mais experientes na profissão que exercem.

 Diferentes situações na vida profissional determinam a escolha por uma nova carreira, outros rumos e novos ambientes de trabalho. Mas o que é importante destacar é sobre a necessidade de realizar um planejamento adequado para uma possível mudança na carreira. Sem um plano bem estruturado, o que era para ser um novo salto para o sucesso pode se tornar uma grande decepção.

blog banner desconto em pós-graduação

Para auxiliar nesta transição, serão aqui apresentadas dicas importantes para que este seja realmente um grande passo em sua vida.

1 – Analise o motivo da possível transição

Há diferentes casos que contribuem para que um profissional queira mudar de carreira. Excesso de trabalho, limitação da idade, crise econômica e demissões em massa, profissões que estão deixando de existir, insatisfação com o trabalho atual, entre outros. Desta forma, cabe fazer uma análise se o seu caso se encaixa em um destes ou outros aqui não citados.

Analisar o caso ajuda a compreender o verdadeiro motivo de querer fazer a transição de carreira, para que não ocorra um arrependimento depois. Em algumas situações, por exemplo, o fato de não conseguir uma recolocação no mercado de trabalho diante do desemprego pode não ser motivo suficiente para mudar de profissão. Às vezes, o que falta é uma melhor qualificação dentro do atual mercado.

E assim pode acontecer em outros casos, nos quais um problema nem sempre pode ser um alerta para uma mudança. Por isto, deve-se pensar muito bem sobre a situação pela qual está passando, e chegar a uma conclusão sobre os rumos de sua vida profissional.

2 – Trabalhe o autoconhecimento

Muitas pessoas se sentem infelizes na sua profissão ou em seu trabalho porque escolheram uma área que não está de acordo com seus objetivos de vida e, principalmente, com o que realmente gostam de fazer.

Desta forma, para pensar em uma recolocação no mercado, é preciso investigar a si mesmo, se conhecer, saber o que espera em uma nova profissão ou mudanças em sua própria área de atuação.

Pense no seu perfil profissional, sobre as experiências que já teve em sua vida, e no que elas representaram. Permita-se saber por que não conseguiu ter uma qualidade de vida em seu atual trabalho. Analise se os ambientes não foram propícios para sua satisfação e tente descobrir o porquê, procurando saber sobre o que lhe motiva e o que gosta de fazer.

Depois deste trabalho de autoconhecimento, fica mais fácil saber qual o tipo de transição necessária e quais serão seus objetivos.

3 – Tenha uma reserva financeira

Você vai precisar se planejar financeiramente para que possa investir em sua transição de carreira. Mesmo que faça uma mudança apenas de área de atuação, continuando na mesma profissão, terá que investir nesta recolocação.

A situação a qual está passando é a do enfrentamento à novidade, de algo novo que está por vir, e que requer novas qualificações. É imprescindível fazer novos cursos, mesmo que rápidos, mas de boa qualidade, que garantam conhecimentos necessários à sua nova carreira. Então você vai precisar de um recurso financeiro para esta qualificação.

Também é importante participar de palestras, as quais são destinadas a dar uma visão maior sobre recolocação no mercado, e sobre o que é necessário fazer para alcançar o sucesso. Boas palestras em áreas específicas têm também um custo e, para poder participar das mais qualificadas, será preciso uma reserva financeira.

Analise o que, dentre suas despesas, pode ser cortado, para que possa investir em sua nova empreitada.

4 – Coloque seu plano no papel

A transição de carreira é um novo projeto de vida, então, como todo projeto, deve ter um planejamento. Coloque tudo no papel, detalhando seus planos passo a passo, para definir bem onde deseja chegar. Sem um planejamento eficiente, corre-se o risco de se perder no meio do caminho, pois chegará o momento que você não saberá mais para onde ir.

Detalhe tudo, trace o objetivo geral e os específicos, e quais serão as etapas do que precisa fazer para chegar ao final de seu projeto profissional com ótimos resultados.

Leia também: Como traçar metas profissionais e alcançar seus objetivos

Escreva suas intenções e propósito de forma bem objetiva, para ter uma visão do caminho que deverá seguir. Faça um cronograma, esquemas de seu percurso, monte todo um roteiro, para que se tenha tudo definido.

Mas tenha sempre em mente que um planejamento é para ser seguido de forma determinada e consciente. Não adianta ficar boa parte de seu tempo desenvolvendo seus planos e os documentando, se não forem colocados em prática. Monte seu cronograma de forma coerente e procure sempre o seguir para ir ultrapassando as etapas deste seu projeto profissional.

5 – Busque acompanhamento da transição de carreira

Com o seu planejamento elaborado e já começando a dar os primeiros passos, é importante sempre pesquisar alternativas que possam lhe auxiliar no acompanhamento deste plano.

Busque fontes confiáveis, mesmo na internet, com artigos e vídeos, cursos, que possam lhe ajudar a seguir com sua meta e não desistir. Pode ser que no caminho, você perceba que algo não foi muito bem planejado, então pode buscar auxílio através de fontes específicas na área.

Aquela reserva financeira também pode auxiliar neste momento, além de contatar profissionais que poderão lhe passar muitos conhecimentos importantes. Participar de grupos para trocar conhecimentos específicos sobre carreira também é outra recomendação para que se possa aprender cada vez mais.

Diante do cenário atual, as pessoas optam por uma recolocação no mercado, e isto pode ser bem promissor, se for bem planejado. É muito importante pensar, desde o início, analisar os motivos que o levaram a tomar esta decisão e, após analisados, planejar todas as suas metas e seu percurso.

E você, que está pensando em dar uma guinada na sua carreira, gostou das dicas? Faça um comentário para que possamos enriquecer ainda mais o tema.

 

Autor: Silvana da Silva

Graduada em Design de Produto e Mestra em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), doutoranda em Sustentabilidade Ambiental Urbana na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), atua profissionalmente na área de sustentabilidade e como professora. Em suas pesquisas acadêmicas, desenvolve projetos na área de economia circular, desenvolvimento de produtos e gestão de resíduos sólidos. Tem interesse por tecnologia e inovação com foco social e no desenvolvimento sustentável.

Conheça nossas faculdades