Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como traçar metas profissionais e alcançar seus objetivos

Já te perguntaram “quais são os seus objetivos profissionais” durante uma entrevista de emprego? Isso significa que o recrutador quer entender se você sabe para onde quer direcionar a sua carreira e se essa direção está alinhada com a empresa. Para poder responder da melhor forma, é preciso que você aprenda como traçar metas profissionais.

Neste artigo, vamos mostrar a importância dessas metas para os seus objetivos profissionais e te dar dicas de qual caminho seguir para defini-las. Saiba mais a seguir.

Por que é importante traçar metas profissionais?

É fácil se esquecer dos nossos objetivos quando nos deixamos levar pela rotina do trabalho, mas o fato é que continuar trabalhando no modo automático vai fazer com que a sua carreira fique estagnada.

Quando traçamos metas e trabalhamos para alcançá-las, desenvolvemos as habilidades e criamos uma trilha que pode nos levar até nossos objetivos maiores. Em outras palavras, as metas profissionais são métricas que nos permitem avaliar o progresso da nossa carreira.

Exemplos de metas profissionais

É claro que cada pessoa tem suas metas para alcançar seus objetivos profissionais, mas se você ainda não sabe quais podem ser alguns deles, aqui vão alguns exemplos:

  • Fazer uma pós-graduação ou MBA para conseguir uma promoção ou cargo de gestão;
  • Aprender inglês para entrar em uma empresa multinacional;
  • Aumentar o networking para migrar para uma área totalmente nova;
  • Ganhar experiência suficiente para abrir o seu próprio negócio.

Existem inúmeras possibilidades de metas que te levarão a alcançar seus objetivos, você só precisa ter clareza sobre como defini-las. A seguir, veremos como é possível fazer isso.

Como traçar metas profissionais

1 – Defina metas realistas e claras

O primeiro e mais importante passo exige que você seja muito realista e organizado. Então, nada de escrever de forma generalizada. Por exemplo, se o seu objetivo é aprender inglês para entrar numa empresa multinacional, você precisa determinar quais passos dará para atingir o nível avançado e quanto tempo precisará para chegar a ele.

Aqui, o importante é detalhar as metas para que elas não sejam apenas uma ideia que nunca vai sair do papel. Além disso, as metas realistas são mais fáceis de alcançar e, com isso, você se sentirá mais motivado a cumprir as outras.

2 – Trace metas de curto e longo prazo

Além de ter metas claras, como vimos, outra estratégia que pode te ajudar é dividi-las em dois tipos. Para isso, você precisará pensar nas metas de curto prazo como objetivos para alcançar aquelas de longo prazo. 

Usando o exemplo anterior do curso de inglês, vamos dizer que você se dará quatro anos para alcançar o nível avançado. Essa será a sua meta de longo prazo. Já a de curto prazo será fazer um intercâmbio nas férias seguintes.

Quando você separa suas metas entre esses dois grupos consegue ter uma noção maior dos desafios que precisa superar e de todo o seu progresso.

3 – Seja consistente

Talvez esse seja o passo mais difícil de todo o processo, mas uma vez que conseguir superá-lo, alcançar suas metas profissionais se tornará algo muito mais simples. Quando falamos sobre consistência, nos referimos à sua capacidade de se manter fiel aos passos anteriores. Isso significa lembrar dos seus planos todos os dias, verificar o seu progresso com frequência e trabalhar para corrigir possíveis desvios dos seus objetivos.

Usar um planner, aplicativo ou gerenciador de tarefas pode te ajudar muito a ser consistente. O importante é sempre manter a atenção aos hábitos e ações que te levarão a alcançar o seu objetivo.

4 – Celebre as suas conquistas

O último passo que temos para te mostrar é a celebração. E se você está se perguntando por que a comemoração é tão importante no processo de como traçar metas profissionais, a resposta é simples.

Toda vez que você cumpre uma meta ou conquista algo e se recompensa por isso, se sente mais motivado a continuar e logo partirá para a próxima. Isso é cientificamente comprovado e conhecido como sistema de recompensa do cérebro.

Então, usando novamente o nosso exemplo do inglês, depois de terminar o intercâmbio, celebre e se dê uma recompensa por essa conquista. Sem dúvida, isso fará com que você se sinta motivado para a próxima etapa.

Enfim, entender como traçar metas profissionais para alcançar seus objetivos exige planejamento, consistência e aprender que você merece ser recompensado. O caminho pode ser longo, mas certamente é o segredo para que você tenha controle da sua carreira e das coisas que você deseja conquistar.

E se garantir um grande futuro profissional faz parte dos seus objetivos, saiba que a sua meta pode ser um curso de pós-graduação EAD da Anhanguera.

Além disso, quer ficar por dentro dos principais temas da atualidade e receber dicas valiosas para a sua vida pessoal e profissional? Então, participe do Carreira em Pauta, evento 100% gratuito e online, que acontece de 26 a 28/10 e conta com diversos convidados especiais e sorteios de muitos prêmios. Confira a programação e inscreva-se!

Conheça nossas faculdades