Ir para o conteúdo
Você na Pós

Como se reinventar profissionalmente e qual a importância

mulher olhando para o notebook para ilustrar texto sobre como se reinventar profissionalmente

O futuro do trabalho é uma questão que exige uma reflexão – própria e coletiva. Isso porque as mudanças no mercado de trabalho, em especial por conta da tecnologia, exigem um conhecimento sobre nossa capacidade de nos reinventarmos e, principalmente, sobre como se reinventar profissionalmente. Uma única coisa é certa: o mindset do futuro exige uma nova forma de aprender e solucionar problemas.

De acordo com um estudo publicado no The Future Jobs Report 2018, do World Economic Forum, ao menos 54% dos profissionais deverão ser “requalificados” até 2022. Afinal, um mundo em constante mudanças exige pessoas com novas capacidades. 

Por conta disso, é importante que os profissionais exerçam mais do que suas funções, tendo também pensamento analítico, criatividade, comunicação, proatividade, resolução de problemas complexos, liderança, flexibilidade e tenham inteligência emocional.

Quando se reinventar?

Antes de mais nada, é importante rever o cenário em que se está e entender o primeiro passo. Você está feliz e satisfeito na sua função atual? O que pode ser mudado? 

Se for preciso, peça um feedback sobre sua atuação e desempenho na empresa em que trabalha e busque saber como são as práticas na sua área de atuação – ou com um concorrente, colegas do setor ou outras empresas no mercado. Essa pesquisa pode te ajudar muito a saber se é preciso se reinventar.

Por que é importante se reinventar?

O mercado de trabalho mudou. Não estamos mais no tempo em que as pessoas passavam a vida toda numa mesma empresa, área de atuação, cidade e até realizando tarefas repetidas. Ainda assim, é comum que exista um sentimento de “perda” quando se deixa um cargo ou carreira para começar outro, mesmo que seja em outra empresa.  

Porém, é preciso ter noção de que as relações de trabalho estão, mesmo que aos poucos, se flexibilizando e os profissionais hoje em dia são cada vez mais multipotenciais, que trabalham em mais de uma coisa ou empreendem além da função exercida na empresa – o que é visto como algo positivo e agregador. 

Por isso, existe a necessidade cada dia maior de mostrar o seu valor e destacar as habilidades desenvolvidas em diferentes atuações. O mercado está mudando e novas profissões e oportunidades estão surgindo. Por isso, se reinventar acaba sendo importante para se adequar à essa nova realidade de trabalho. 

5 dicas sobre como se reinventar profissionalmente

Não existe mágica para se reinventar, mas há passos que você pode traçar em prol desse objetivo maior. Estude coisas novas, que te ajudem a ter visões múltiplas e diferentes do mundo, e conheça seus pontos fortes são algumas dicas que podem te ajudar. 

Além dessas, separamos mais cinco ideias que facilitam na hora de traçar novos caminhos quando falamos da área profissional; confira abaixo:

1 – Crie um objetivo

O primeiro passo é definir um objetivo. Pense no que você mais quer. Inclua todos os âmbitos: profissional, pessoal, emocional, financeiro… Isso pode ser desde finalizar um determinado projeto em andamento, iniciar um projeto novo, transição de carreira e até desenvolver uma determinada habilidade, por exemplo. 

2 – Não desperdice tempo

Procrastinar já não é um bom hábito para se ter quando está tentando se reinventar na área profissional e pode prejudicar muito seu desempenho. Isso porque o seu cérebro se acostuma com uma rotina em que você está correndo contra o tempo, o que torna difícil cumprir as metas no prazo.

Para eliminar esse hábito, o primeiro passo é manter o controle da sua rotina, identificar quais metas podem ser atingidas de maneira mais rápida e focar nelas.

3 – Saia da zona de conforto

Pense além da caixinha e procure fazer sempre algo que você nunca fez ou que precisa aprender a fazer. Isso ajuda a conhecer novas alternativas e ainda te incentiva a ir além do que pensa que poderia. As pessoas costumam se desenvolver mais quando se desafiam.

4 – Mantenha a disciplina

Disciplina é uma prática, ou seja, algo que se consegue com o tempo. Na hora de estabelecer suas metas e incluí-las como parte da sua rotina, lembre-se que, apesar da necessidade de agir com rapidez e eficiência, não se pode ter pressa para atingir o resultado final. 

O importante nesse passo é não ficar pensando o tempo todo no resultado, já que, muitas vezes, atingir aquele grande objetivo pode parecer quase impossível. Por isso, o mais recomendado é manter o foco no desempenho durante o percurso para atingir os objetivos desejados. O resultado acaba sendo uma consequência natural das ações.

5 – Busque uma especialização

Que tal pensar em uma especialização? Conforme você estabelece suas metas para se reinventar profissionalmente, é possível pensar também quais são as suas habilidades que precisam ser melhoradas para colocá-las em prática. 

E você já conhece os benefícios de estudar com a Pós Anhanguera? Aqui, você encontra certificado digital em até 24 horas úteis após o fim do curso, tutoria para tirar dúvidas e acompanhar sua jornada e muito mais! Fique de olho na Black Friday e realize todos os seus sonhos e objetivos profissionais.  

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades