Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

6 hábitos para turbinar o cérebro

dormir ajuda a turbinar o cérebro

Você sabia que da mesma forma que cuida do seu corpo através de exercícios físicos, o mesmo precisa ser feito com o cérebro? Assim como acontece com os músculos, é possível fortalecê-lo e aumentar sua capacidade através de bons hábitos, e neste texto, vamos te mostrar como.

Com a correria do dia a dia e o uso excessivo da tecnologia, é cada vez mais comum encontrar pessoas com problemas de memória, concentração e raciocínio. Hoje em dia, a maioria das tarefas que exigem cálculos ou memorização podem ser feitas pelo smartphone, e isso causa um impacto negativo no desempenho do nosso cérebro.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Mas nem tudo está perdido. Pensando na importância de manter a capacidade desse órgão essencial sempre em alta, listamos 6 hábitos para você turbinar o cérebro. Acompanhe a seguir:

1 – Durma bem

Já falamos anteriormente sobre a rotina agitada que a maioria das pessoas leva, mas é necessário entender o impacto que isso causa no sono. Dormir tarde e acordar cedo não é nada saudável para a mente.

O sono é fundamental para consolidar a memória e o aprendizado. Quando você não dorme tempo suficiente, o volume de matéria cinzenta localizada no lobo frontal tende a diminuir. O problema é que essa é a área que sustenta e controla a sua memória de trabalho e outras funções executivas essenciais para o ser humano.

Resumindo, se você não dormir tempo suficiente acaba por diminuir o tamanho do cérebro.

2 – Pratique atividades físicas

Todo mundo sabe que o exercício físico deve fazer parte da rotina, mas novamente, as inúmeras tarefas diárias acabam ganhando prioridade.

Para mudar isso, o ponto chave pode ser pensar o contrário do que está acostumado: você só pode ter uma vida produtiva, longa e saudável se priorizar as atividades físicas.

Além de potencializar a saúde cerebral e a cognição, a prática regular de exercícios também melhoram a memória, e a longo prazo, pode proteger esse órgão vital contra a degeneração. Acho que são motivos suficientes para adotar uma rotina de treinos, concorda?

3 – Alimente-se bem

Assim como os exercícios, uma alimentação rica em nutrientes só favorece a saúde do corpo e cérebro. Por isso, nada de pular refeições ou comer com pressa.

Para garantir que você esteja se alimentando de forma que ajude na saúde cerebral, foque em alimentos que melhoram a memória e o raciocínio, como aqueles ricos em antioxidantes, aminoácidos e vitamina E.

Veja a seguir alguns alimentos que podem melhorar o desempenho do cérebro:

  •         Brócolis;
  •         Castanha;
  •         Mirtilo (blueberry);
  •         Cereais;
  •         Laranja;
  •         Peixes.

Enfim, tenha sempre em mente que o alimento que é bom para o seu corpo, também será benéfico para o cérebro.

4 – Tomar sol

Já que tempo é algo tão escasso, que tal aproveitar a hora das atividades físicas para tomar um pouco de sol?

Quando você não toma sol suficiente, os níveis de vitamina D no seu organismo podem cair muito, e ela é fundamental para que o corpo funcione no seu melhor e para desacelerar o processo de envelhecimento do cérebro.

Mas se você realmente não tem como absorver vitamina D através do sol, pode considerar tomar uma suplementação com prescrição do seu médico.

5 – Aprender um novo idioma

Estudar inglês, espanhol, francês ou qualquer outra língua pode ser uma forma excelente de exercitar o cérebro.

Isso porque a área da linguagem no cérebro é muito flexível, e aprender um segundo idioma pode desenvolver novas áreas e fortalecer o foco.

Leia também: 6 dicas de como aprender mais rápido e melhor

Ser bilíngue, além de permitir se comunicar melhor e conhecer outras culturas, também ajuda no desenvolvimento do cérebro. Ou seja, esse hábito traz diversas vantagens!

6 – Ler

Por último, mas tão importante quantos os outros, o hábito da leitura.

Não é nenhuma novidade que ele só traz benefícios para o nosso desenvolvimento, mas você sabia que podemos reduzir em 30% a diminuição do funcionamento do cérebro durante a velhice através de hábitos de leitura? Durante a leitura, a receptividade à linguagem aumenta o cérebro e facilita o aprendizado de um novo idioma. E como vimos no tópico anterior, aprender uma nova língua ajuda muito a desenvolver o cérebro.

Não é incrível como existem hábitos simples que podem potencializar o nosso cérebro? Agora que você já conhece os principais, que tal começar a colocá-los em prática?

Focar no desenvolvimento de um ou dois deles ao mesmo tempo pode te ajudar a conquistar uma vida saudável e um cérebro mais turbinado!

Se você está pensando em investir ainda mais no seu desenvolvimento, não deixe de conferir os cursos da Pós Anhanguera e aperfeiçoe a sua capacidade de aprendizagem com a melhor especialização a distância do mercado. Comece já a sua pós-graduação EAD e inicie uma jornada de sucesso profissional.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades