Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como pensar fora da caixa: 4 dicas para colocar em prática

Você já tentou fazer algo de formas diferentes e mesmo assim se frustrou por obter o mesmo resultado? Então, significa que está na hora de aprender como pensar fora da caixa. Embora esse termo ser usado com frequência no mundo corporativo – diretamente ligado à criatividade e soluções incríveis – poucas pessoas sabem seu verdadeiro significado. 

Mais do que isso, uma pequena parte delas sabe que essa habilidade precisa ser estimulada. Neste artigo, você vai descobrir o que é ter o pensamento fora da caixa e conhecerá boas dicas para colocá-lo em prática. Confira a seguir.

blog banner desconto em pós-graduação

O que é pensar fora da caixa?

Quando falamos em pensar fora da caixa, estamos dizendo que é preciso pensar fora dos paradigmas estabelecidos. Ou seja, é necessário que você considere diferentes soluções, visões e métodos dos que já foram pré-estabelecidos ou testados para alcançar o resultado que deseja.

Quer ver dois bons exemplos de pensamento fora da caixa?

Observe a ideia por trás da Uber, por exemplo. A criação do aplicativo aconteceu porque seus fundadores pensaram em uma alternativa para oferecer um serviço que já existia (transporte particular) de forma mais eficiente e barata.

O mesmo aconteceu com a Netflix, quando seus criadores encontraram na locação online de DVDs um meio de evitar que as pessoas precisassem sair de casa para ir à locadora e pagassem valores altos por cada filme alugado.

Em outras palavras, pensar fora da caixa é pensar fora da sua zona de conforto, questionando as regras e processos, seja de uma indústria, profissão e até mesmo na sua vida pessoal.

A seguir, vamos conhecer formas de estimular essa competência que pode ser o seu diferencial por onde você for.

4 dicas de como pensar fora da caixa

1 – Crie estímulos para sair da caixa

Como já dissemos, muitas vezes empresas e gestores pedem que as pessoas pensem fora da caixa, mas não sabem que, para isso acontecer, é necessário que haja um incentivo. É preciso que você receba estímulos para que tenha uma visão de fora, diferente da forma como está acostumado a pensar.

Então, se a sua “caixa” é a empresa na qual você trabalha e você é responsável por trazer soluções para ela, precisa olhá-la de uma outra perspectiva. Para isso, você pode identificar outras empresas, seja do mesmo ou de outro setor, e entender como elas lidam com situações semelhantes.

Tente se distanciar e olhar a companhia de fora, de um contexto no qual você não estaria inserido. Você também pode fazer cursos e participar de workshops, ou seja, estudar meios de alcançar o resultado esperado através de processos diferentes dos que já são utilizados. O importante é vivenciar a experiência de estar fora da caixa e voltar com repertório suficiente para fazer mudanças.

2 – Aprenda a desafiar o status quo

Já percebeu que não conseguimos pensar fora da caixa porque estamos condicionados a fazer as mesmas coisas de forma repetida? Sim, todas as vezes que somos desafiados a imaginar uma solução, usamos nossas experiências passadas porque não queremos correr riscos desnecessários.

Não há nada errado nisso. Afinal, já o fazemos há centenas de milhares de anos. Faz parte da natureza humana. O problema é que, quando queremos criar algo original ou inovar na resolução de problemas, não existe outra forma de fazer isso sem sair da sua zona de conforto.

O melhor jeito de fazer isso é treinar um pouco a cada dia, através dos seus hábitos diários. Repensar a forma como você faz as pequenas coisas do seu dia a dia pode te ajudar a ir além das limitações com a qual já está acostumado.

3 – Livre-se do medo de falhar

Não é novidade que pensar fora da caixa exige assumir riscos e ter o erro como consequência. Mas é preciso aceitar que as falhas podem acontecer muitas vezes antes do sucesso, principalmente se o objetivo é uma ideia ou solução original. Além do mais, sempre é possível aprender com os próprios erros.

Algo que pode te ajudar a perder o medo errar é se sentir preparado e, para isso, nada melhor do que fazer da informação a sua aliada. Quanto mais estudo e conhecimento você tiver sobre algo, menos medo sentirá de assumir riscos.

Leia também: Como aprender com os erros e usá-los de aprendizado?

Vale lembrar de uma das lições de Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, sobre esse assunto: “O maior risco é não correr nenhum risco. Em um mundo que está mudando rapidamente, a única estratégia que garantidamente falhará é não correr nenhum risco”.

4 – Aprenda a pensar de forma simples

Sempre que é feita alguma dinâmica, um brainstorm ou que surge a necessidade de apresentar uma solução utilizando esse conceito, os participantes logo pensam ideias sofisticadas, complexas e, às vezes, um pouco distantes da realidade. Você já presenciou algo assim?

Isso acontece porque associamos o pensamento fora da caixa a algo extraordinário, quando, muitas vezes, a solução para um problema difícil exige uma solução simples. Portanto, pense que nem sempre é necessário pensar demais. Lembre-se que ter o pensamento fora da caixa nada mais é do que pegar as rotas menos utilizadas.

Gostou das nossas dicas de como pensar fora da caixa? Que tal começar a aplicá-las na sua rotina e ver a sua carreira começar a progredir? E se você está em busca de evolução profissional, temos outra boa dica para você: faça uma pós-graduação Unopar. São diversos cursos de pós-graduação EAD para impulsionar sua carreira. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades