Ir para o conteúdo
Curiosidades

6 aplicativos que podem ajudar a salvar o mundo

Com o avanço da tecnologia, contamos com diversas possibilidades na palma da mão. Milhares de softwares são lançados mensalmente com a proposta de facilitar a vida daqueles que utilizam a inovação a seu favor. Hoje, qualquer que seja o sistema operacional de seu smartphone, tablet ou computador, há para ele uma ampla lista de aplicativos disponíveis, alguns deles, inclusive, podem servir como uma ferramenta de mudança no ecossistema.

Muitas empresas vêm desenvolvendo aplicativos que podem ajudar a preservar o meio ambiente e conscientizar sobre os hábitos das pessoas com o planeta. Veja abaixo alguns deles e aproveite para baixar aquele que mais se identificar. Colaborar para cuidar do mundo nunca foi tão fácil!

Aplicativos para colaborar com o planeta

  • Cataki

O Cataki é um aplicativo que faz a intermediação entre as pessoas que querem reduzir os impactos de seu consumo com catadores de materiais recicláveis. Essas pessoas exercem consciência ambiental e procuram, por meio do trabalho de reciclagem, reaproveitar materiais. O app oferece os dados dos catadores mais próximos da sua região escolhida conforme a localização do usuário. Apoiando as cooperativas, economia local, sustentabilidade e logística reversa. 

Onde encontrar?

Gratuito: disponível para (iOS) e Android.

Leia também: 5 ferramentas e aplicativos para aumentar a produtividade 

  • Plant for the Planet

Já imaginou plantar uma árvore em poucos minutos e com apenas alguns cliques? Pois essa é a proposta do Plant for the Planet. Neste aplicativo, indivíduos, escolas e empresas podem escolher, entre diversos projetos de reflorestamento, onde desejam plantar árvores. É possível tanto fazer o cadastro de uma árvore que você mesmo plantou, quanto fazer doações para que organizações plantem por você. Os dados são mostrados por fotos e registros de satélites. Além de organizações focadas nas florestas brasileiras, como a Amazônia, também há a possibilidade de colaborar com plantações em outros países. Muito legal, né?

Onde encontrar?

Gratuito: disponível para (iOS) e Android.

  • Descarte Rápido

O Descarte Rápido é um aplicativo que ajuda os usuários a realizar a separação de resíduos domiciliares corretamente e onde encontrar pontos de coleta. Com foco em expandir uma sociedade consciente e responsável em seu pós-consumo, o app oferece informações detalhadas sobre cada item específico, além de uma lista grandiosa de locais espalhados por todo o Brasil.

Onde encontrar?

Gratuito: disponível para (iOS) e Android.

  • Moda livre

Quem consome produtos de grandes varejistas precisa conhecer o Moda Livre. O aplicativo mostra de forma simples e ágil informações sobre empresas flagradas com mercadorias de mão de obra escrava. Além disso, aponta os compromissos e ações que determinadas instituições se responsabilizam referentes a questões sociais e ambientais, de modo a propagar escolhas mais conscientes.

Onde encontrar?

Gratuito: disponível para (iOS) e Android.

  • Moeda Verde

O Moeda Verde é um aplicativo que incentiva os usuários a adotarem hábitos mais sustentáveis em suas rotinas e praticar o consumo consciente. A cada hábito adquirido, uma espécie de recompensa é alcançada. Entre as alternativas para acumular mais moedas estão: usar a bike ao invés de carro durante um dia na semana, descartar materiais recicláveis corretamente, fazer doações de roupas ou objetos sem uso para instituições, entre outros.

Onde encontrar?

Gratuito: disponível para (iOS) e Android.

Leia também: Como ter uma rotina equilibrada e focada no bem-estar

  • Colab

O Colab é um canal que facilita a comunicação direta entre cidadãos e as prefeituras. Com o aplicativo, o usuário pode participar das decisões de sua cidade, das consultas públicas e colaborar com a organização, as necessidades urbanas e o meio ambiente. Além de se manter informado sobre a gestão de sua cidade, você também pode tirar fotos de situações, como árvores que precisam de atenção, para que o serviço seja realizado mais rápido.

Onde encontrar?

Gratuito: disponível para (iOS) e Android.

E aí, você já conhecia algum desses aplicativos? No Portal Pós também contamos com diversos cursos que podem ajudar a fazer a diferença no mundo. Acesse a Pós-Graduação EAD e saiba mais!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades