Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Como ter uma rotina equilibrada e focada no bem-estar

Você tem um dia a dia corrido no trabalho ou nos estudos e já pensou como seria bom se pudesse diminuir o ritmo e pegar mais leve com você mesmo? Se a resposta é sim, saiba que você pode ter uma rotina equilibrada e com foco no seu bem-estar através de hábitos simples.

Neste artigo, separamos algumas dicas de como organizar a sua rotina para que o seu bem-estar passe a ser a sua prioridade. Acompanhe a seguir.

blog banner desconto em pós-graduação

8 formas de ter uma rotina equilibrada e com foco no seu bem-estar

1 – Planeje a sua semana

Antes de qualquer coisa, mudar a nossa rotina exige planejamento. Por isso, este é o primeiro passo que você precisa dar. Procure organizar os compromissos de trabalho, estudos e vida pessoal que já fazem parte do seu dia a dia e depois inclua os novos hábitos que você deseja incluir.

Este planejamento trará mais equilíbrio e paz para a sua semana, aumentando a sua sensação de bem-estar.

2 – Comece o dia alongando

Para começar bem o dia, o alongamento é um passo indispensável. Quando você alonga já no início do dia, o seu corpo fica mais disposto para encarar a jornada.  Além disso, esse hábito ajuda a eliminar o cansaço que pode ocorrer durante o sono, a ativar o metabolismo e a circulação. Em menos de 5 minutos, você conseguirá completar essa atividade que fará bastante diferença no seu dia. 

3 – Tome um café da manhã saudável

Se você vive correndo entre um compromisso e outro, já deve ter tomado um café da manhã improvisado ou até mesmo pulado essa refeição tão importante. De agora em diante, nada de pegar algo na geladeira e sair comendo pelo caminho. Esforce-se para reservar alguns minutos pela manhã e preparar essa refeição. Dê preferência a um café da manhã com proteínas, gorduras saudáveis e carboidratos complexos para manter a energia até a próxima refeição. 

4 – Nada de pular refeições

Já que estamos falando de alimentação, o mesmo vale para o almoço e jantar. Se você tem dificuldade em fazer essas refeições, passe a incluí-las no seu planejamento semanal. Além disso, se você está acostumado a pular alguma delas por conta da correria, tente pelo menos fazer um lanche rápido, porém, saudável.

Com certeza esses 20 minutinhos terão um impacto positivo no seu bem-estar e garantirão mais energia até o final da sua jornada.

5 – Lembre-se de se hidratar

Definitivamente você já ouviu esse conselho, afinal, não é de hoje que sabemos que beber água é fundamental para o funcionamento do nosso corpo. Mas se você tem dificuldade para lembrar de tomar água, existem aplicativos que poderão te ajudar. Você também pode manter por perto uma garrafa de 1 litro. Dessa forma, conseguirá monitorar melhor o seu consumo e as chances de se esquecer de beber serão menores.

6 – Programe pequenas pausas ao longo do dia

Outra forma de garantir o seu bem-estar é fazendo pequenas pausas durante o dia. Quando fizer a programação da sua semana, não esqueça de incluí-las e determinar diferentes objetivos para elas. Pode ser tomar um café, se alongar ou fazer uma pequena caminhada, que, aliás, irá ajudar na sua criatividade.

7 – Faça atividades físicas

Diversos estudos já comprovaram que as atividades físicas fazem bem para o corpo, claro, mas também para a sua saúde mental. Por isso, dedicar alguns minutos exclusivamente para se exercitar todos os dias. Não precisa ser muito tempo e nem uma atividade intensa. Ao se exercitar, você libera endorfina, hormônio relacionado ao prazer e felicidade e, logo, a sua sensação de bem-estar também aumentará.

8 – Tenha momentos de autocuidado

Ler, assistir um filme ou série ou qualquer outra atividade focada em você também é considerado uma forma de autocuidado. E, muitas vezes, esses pequenos hábitos acabam saindo do nosso radar no dia a dia. Se você tem dificuldade em separar um momento para fazer essas coisas, também pode incluí-las no seu planejamento, afinal, ela é tão importante quanto as outras que acabamos de ver.

Cuidar de si mesmo aumenta a autoestima e tem um grande impacto na nossa saúde física e mental. Viu só como atitudes simples como o planejamento e a inclusão de novos hábitos podem mudar totalmente o seu dia e te proporcionar momentos que tornarão a rotina mais equilibrada? Agora é só começar o seu planejamento e seguir estas dicas para que o bem-estar seja uma prioridade no seu dia a dia.  

E se você está sempre em busca do melhor, temos uma dica para alavancar a sua carreira: conheça os cursos da Pós Anhanguera.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades