Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Bem-estar no trabalho: como deixar a rotina mais leve?

mulher feliz com bem-estar no trabalho

A chegada da pandemia mexeu bastante com a rotina de trabalho das pessoas, em especial com aquela de quem pode migrar do escritório tradicional para o home office. Por mais que a maioria dos profissionais tenha se adaptado ao fluxo de entregas de maneira remota, é preciso lembrar que ela teve impacto no dia a dia das pessoas. Então, como garantir o bem-estar no trabalho?

Com menos tempo dedicado a deslocamentos – no trânsito ou mesmo para aquela pausa do cafézinho – as jornadas aumentaram significativamente. Por isso, vale seguir algumas regras simples que ajudam a manter a rotina mais leve e focam no bem-estar, seja para quem está remoto ou já voltou à ativa fora de casa. 

Como garantir o bem-estar no trabalho: 5 dicas 

1 – Faça pausas regulares 

Quase ninguém se lembra dessa ação essencial durante a jornada de trabalho. No entanto, é necessário intercalar momentos de alta concentração com breves pausas. Desta forma, você garante um refresco não só para a mente, que pode se focalizar em outras coisas, como também para o corpo. Ficar sentado direto ou em pé sem nenhum descanso também não é recomendado para a saúde. Para lembrar desses momentos de intervalo, programe alarmes no celular: eles ajudam a manter o hábito em dia. 

2 – A ginástica laboral é aliada

Muita gente foge dos exercícios de alongamento ou mobilidade pensados para quem está diante do computador ou fazendo movimentos repetitivos. Esse é um erro que precisa ser corrigido se você quiser manter trabalho e bem-estar em dia. Mesmo que esteja atuando de casa, basta separar alguns minutos para fazer esses relaxamentos musculares específicos e, desta forma, destravar o corpo, que costuma ficar muito tempo na mesma posição. Há diversos vídeos disponíveis na internet que mostram exercícios básicos de ginástica laboral bastante fáceis de se acompanhar. 

3 – Estabeleça horários (e respeite-os)

Criar e manter uma rotina é importante para o bem-estar organizacional. Algumas empresas têm horários fixos de entrada e de fim de jornada, mas vivemos em um tempo no qual as horas extras são bastante comuns, não importa o campo de atuação. Por isso, criar e, mais importante, respeitar os horários estabelecidos para trabalhar, é algo fundamental para o bem-estar e para a própria produtividade. 

Leia também: Síndrome de Burnout: por que você deve ficar atento ao esgotamento mental

Afinal, ninguém consegue atuar bem com uma rotina bagunçada na qual não consegue fazer sequer uma pausa para almoçar direito. Além disso, a pandemia impulsionou a adoção, por diversas empresas, de horários mais flexíveis – o que faz com que seja ainda mais necessária uma programação pessoal organizada. 

4 – Celebre conquistas suas e do seu time

O reconhecimento de uma meta alcançada ou de uma execução bem feita é ponto crucial para a motivação tanto do profissional quanto da equipe que trabalha com ele. Programar momentos em que essa valorização é celebrada significa também deixar o ambiente de trabalho mais leve e inclusivo. Cabe aos setores de recursos humanos das empresas ficarem de olho para não deixarem passar datas importantes para seus times, bem como dar feedbacks positivos para quem se destacou. O incentivo costuma atingir e elevar o ânimo de todos os colaboradores e, assim, trazer mais bem-estar no trabalho

5 – Cuide da saúde mental

O conceito de saúde mental nunca esteve tão em alta como agora – impulsionado pelos impactos da pandemia de Covid-19. Ainda assim, essa é uma ação que veio para ficar e seja através da empresa em que o profissional trabalha – e pode implementar programas de escuta e conversa terapêuticas mais focadas no tema – seja por interesse pessoal em procurar uma orientação psicológica, atitudes para uma melhor a saúde mental devem ser incentivadas, pois impactam diretamente no bem-estar do ambiente de trabalho.

Esse tipo de ação também ajuda a diminuir possíveis tabus relacionados ao tema da terapia, por exemplo, e são uma válvula de escape para a pressão de áreas que lidam com alta competitividade e volume de metas. Além disso, manter um acompanhamento da saúde mental dentro das empresas favorece o surgimento de líderes e gestores mais empáticos. 

Quer saber como você pode potencializar sua carreira e garantir o bem-estar no trabalho? Saiba mais sobre os cursos de pós Uniderp. Conheça também as opções de pós-graduação EAD

Conheça nossas faculdades