Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

3 dicas poderosas para fazer networking em cursos EAD

imagem para representar networking em cursos EAD

Realizar cursos EAD, como uma pós-graduação, traz total flexibilidade e conforto para sua rotina. Afinal, você tem total controle sobre seus horários e estuda quando e onde quiser. Além disso, quem opta por esse modelo tem a possibilidade de ditar o seu próprio ritmo de aprendizagem e fica à vontade para estudar com mais autonomia.  

Durante esse processo de ensino a distância, também é importante conseguir estabelecer relações com outros profissionais para fazer networking. No entanto, ao optar pela  modalidade EAD, os alunos ficam em dúvida sobre como podem trabalhar na construção da rede de contatos poderosa? Confira neste artigo 3 dicas importantes para fazer networking em cursos EAD e aplique-os no seu dia a dia!

Mas, antes de tudo, por que fazer networking é importante?

Criar uma rede de networking é algo que muitos profissionais fazem, na maioria das vezes, de maneira instintiva ou até mesmo sem perceber. Isso porque é comum que pessoas de uma mesma área se conheçam e tenham bons relacionamentos. Com esse ciclo de relações interpessoais criadas, fica cada vez mais fácil ampliar seu leque de contatos.

Essas conexões fazem com que as trocas de experiência e conhecimento sejam mais efetivas, principalmente quando existe a busca por uma nova oportunidade de trabalho ou até mesmo para fazer uma análise geral do mercado em que atua. Pesquisa feita pela Catho em 2014 mostra que o networking é a principal forma pela qual os profissionais conseguem emprego.

Leia também: 6 dicas de ouro para crescer no mercado de trabalho

Com base nesse dado, vemos o potencial que a indicação de amigos tem na hora de conquistar aquela vaga dos sonhos. Já atualmente, diante do crescimento de cursos EAD, estar conectado, fazer parte das discussões e estar atento às tendências da sua área de atuação são ótimas oportunidades de networking efetivo para aumentar suas oportunidades de crescimento e aprimoramento profissional. 

Então, como fazer networking em cursos EAD?

 

1 – Participe de fóruns online

Em muitos cursos EAD, você encontra fóruns que permitem interagir com os outros estudantes. Aproveite esse espaço para compartilhar conhecimento e criar uma boa conexão com os outros profissionais. Assim, vocês podem trocar experiências e conversar sobre diversos assuntos que tiverem em comum.

2 – Conte com as redes sociais 

Outra forma de fazer networking é aproveitar o poder das redes sociais, principalmente do LinkedIn. Com essa rede social, você pode adicionar outros profissionais da sua área de atuação e os companheiros de curso. É interessante ressaltar que muitos usuários compartilham vagas, então vale ficar de olho para não perder as oportunidades. Ainda é possível mandar mensagens para outras pessoas e, assim, estreitar as relações profissionais.

Além do LinkedIn, é válido participar de grupos no Facebook, principalmente os que estão relacionados com a instituição que você estuda. Para a comunicação no dia a dia, o Telegram e o WhatsApp, que permitem enviar mensagens, vídeos e fazer ligações, são boas opções para debater temas do mundo corporativo e realizar a divulgação de vagas de trabalho.

3 –  Crie conexões reais

Fazer networking de forma efetiva não significa ter uma grande quantidade de contatos. Afinal, se você não se comunicar com as pessoas, de nada adianta tê-las em suas redes sociais, por exemplo. Por isso, entre em contato com quem desejar, mas de forma genuína. É importante que o contato seja real e não apenas por interesse. Assim, você ainda pode conquistar boas amizades. 

Agora que você já sabe a importância do networking nos cursos EAD, conheça opções de cursos de pós-graduação para dar um upgrade no seu currículo. Aproveite as ofertas para fazer uma especialização e conquistar todos os seus objetivos profissionais.

Conheça nossas faculdades