Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

Por que estudar tecnologias sustentáveis é um passo importante para o futuro?

Quando pensamos em sustentabilidade, tendemos a associar a palavra com a proteção ao meio ambiente e ações que promovam o equilíbrio do nosso ecossistema. Mas o seu objetivo vai muito além: visa proteger a saúde humana, reduzir as emissões de carbono e promover fontes renováveis ​​de energia, enquanto impulsiona a inovação e não compromete a qualidade de vida.  

O desenvolvimento sustentável se concentra em equilibrar essa linha tênue entre as necessidades concorrentes – de avançar tecnológica e economicamente, e de proteger o planeta em que vivemos. Portanto, os aspectos tecnológicos sustentáveis não dizem respeito apenas à proteção do meio ambiente, mas também à sociedade.

Buscar esse equilíbrio é uma exigência crescente, o que faz com que cada vez mais empresas de diversos segmentos coloquem a sustentabilidade no centro de suas prioridades. 

tecnologias renovaveis

Leia também: Desenvolvimento de carreira: 6 dicas de ouro para crescer no mercado de trabalho 

Os três pilares da sustentabilidade

Se você deseja seguir uma carreira nessa área é importante compreender os três pilares que contribuem para o desenvolvimento sustentável. Esses pilares formam o fio condutor para lidar com as principais questões que envolvem o avanço da sustentabilidade e de novas tecnologias. 

1 – Desenvolvimento Econômico
Esta é a questão mais problemática, visto que para avançar em tecnologias sustentáveis é preciso entender o que é economicamente viável e como isso afetará os negócios e, consequentemente, a empregabilidade. Trata-se também de desenvolver políticas e incentivos para que empresas sigam as diretrizes de sustentabilidade e para que as pessoas façam a sua parte. Desenvolvimento econômico significa dar às pessoas o que elas desejam sem comprometer a qualidade de vida.

2 – Desenvolvimento Social
Os fatores mais importantes para o desenvolvimento social são a conscientização e a proteção da saúde da população, em especial,  contra a poluição e as atividades das indústrias que impactam diretamente no meio ambiente. Um dos tópicos em alta no momento, por exemplo, é a moradia sustentável e como podemos construir casas com materiais que causem menos impacto à natureza. O elemento decisivo para o desenvolvimento social é a educação. Nesse sentido é preciso conscientizar e  alertar a população sobre os impactos negativos de suas ações.

3 – Proteção Ambiental
A proteção ambiental é o terceiro pilar e, para muitos, a principal preocupação do futuro da humanidade. Esse pilar define como devemos estudar e proteger os ecossistemas, a qualidade do ar, a integridade e a sustentabilidade de nossos recursos. Ou seja, coloca os elementos que representam maior risco ao meio ambiente no centro da discussão. Também diz respeito sobre como a tecnologia conduzirá nosso futuro “mais verde”.

Leia também: 7 tecnologias e tendências que vão transformar a saúde nos próximos anos 

Um futuro sustentável

Ainda não está claro como será nosso futuro sustentável, mas com as tecnologias emergentes e fontes de energia mais limpas, muitas empresas passaram a olhar para um mundo pós-combustível fóssil. Desde a década de 1950 acompanhamos um crescimento sem precedentes, principalmente na agricultura, na revolução tecnológica e no aumento expressivo de nossas necessidades de energia, colocando ainda mais pressão sobre os recursos do planeta. 

Estima-se que a cada ano, consumimos cerca de 40% a mais de recursos em relação ao que podemos devolver à natureza. E isso precisa mudar. É vital desenvolvermos tecnologias novas e mais limpas para atender às nossas demandas de consumo, sem deixar de lado o desenvolvimento social e econômico.

Está pensando em  trabalhar na área?

Se você tem interesse em atuar com tecnologias sustentáveis, esse é o momento de você investir em uma especialização que vai mudar sua carreira! 

No Portal Pós, você encontra duas opções de cursos de pós-graduação online de 6 meses ou 10 meses de duração em que você pode obter o seu certificado com o mesmo peso que o de um curso presencial: Gestão Licenciamento e Auditoria Ambiental e Fontes Alternativas de Energia

Os cursos são destinados a profissionais de nível superior, em especial graduados em cursos de Engenharia, Tecnologia, Meio Ambiente e áreas correlatas. Vamos nessa?

Ah, e se você curtiu esse conteúdo, não deixe de acessar o blog Portal Pós para conferir outras dicas de carreira, mercado e tendências. 

Conheça nossas faculdades