Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

Você sabe o que é open hiring?

Contratar alguém sem nenhuma experiência, independentemente de sua formação. Para muitos recrutadores isso representa um risco alto, mas essa é a premissa do modelo de contratação open hiring, um processo seletivo totalmente aberto e livre das etapas de triagem tradicionais. 

Verificações de antecedentes criminais, de currículo, educação e referências são dispensados para dar espaço a uma política baseada na confiança e na diversidade. Em alguns casos, não há nem mesmo entrevista – qualquer trabalhador interessado pode ser contratado. 

Leia também: O guia do feedback efetivo: dicas para melhorar a performance do seu time 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Case de sucesso

O empreendedor americano Roshi Bernie Glassman, fundador da Padaria Greyston, em Nova York, foi um dos precursores de maior sucesso no modelo. 

A dinâmica não tem mistério: a Greyston mantém uma lista de espera de pessoas em busca de emprego. Quando surge uma vaga, o candidato no topo da lista é convidado para realizar um treinamento remunerado na padaria. Após a conclusão do treinamento, o candidato fica elegível para uma vaga de tempo integral. Simples assim. Atualmente, cerca de 75% dos funcionários da empresa passaram por esse formato de contratação.

Um grande exemplo no varejo

A rede de lojas americana The Body Shop foi a mais recente a implementar o open hiring com sucesso. Assim como a Greyston, os candidatos à procura de emprego na The Body Shop são contratados por ordem de chegada, sem triagem de antecedentes ou teste de drogas.

Em comparação com a Greyston, a implantação do formato na The Body Shop é muito mais representativo. A The Body Shop emprega cerca de 1.000 funcionários de varejo durante os períodos de alta, contando com 10.000 funcionários no total e uma receita anual de cerca de 1 bilhão de dólares. 

E os benefícios do open hiring?

A médio e longo prazo, o modelo open hiring pode oferecer vantagens competitivas em diversos níveis. Como, por exemplo:

  • Retenção: dar uma oportunidade às pessoas que, de outra forma, seriam excluídas dos processos de contratação tradicionais, significa que há mais chances de ter funcionários leais e, portanto, menos propensos a sair.
  • Diversidade: os empregadores que utilizam este modelo são mais propensos a ter uma força de trabalho diversificada, e menos chances de enfrentar acusações de discriminação.
  • Agilidade: o empregador tem um processo de recrutamento simplificado. A falta (ou redução) de entrevistas e etapas  de seleção significa que o tempo para contratar é menor, tornando o processo mais eficiente. O valor economizado no recrutamento pode e deve ser investido em treinamento.
  • Reconhecimento: a organização será vista como uma aliada da comunidade.

Leia também: Como trilhar uma carreira de sucesso  

Um modelo a ser aprimorado

Alguns dos aspectos do open hiring são um pouco mais difíceis de serem adotados por empregadores, como não fazer a triagem de antecedentes criminais, mas isso não quer dizer que a prática não tenha seu mérito ou que não possa ser modificada de acordo com os critérios de cada empresa. 

É importante observar que os candidatos devem ser considerados com base em sua capacidade de realizar o trabalho, ou seja, menos ênfase no histórico de trabalho e mais ênfase nas habilidades. E isso pode significar treinamentos para novos contratados, ou até mesmo a implementação de um período de experiência. 

Embora o open hiring possa não ser viável para todas as vagas, a maioria das empresas pode obter muitas vantagens em ter pelo menos um cargo a ser preenchido sem as barreiras de entrada da triagem tradicional. Em um momento em que a diversidade ganha mais visibilidade em empresas de todos os portes, o open hiring é uma solução inclusiva e estratégica que deve ganhar cada vez mais espaço nos processos de contratação. 

E você, já conhecia sobre esse modelo que promete expandir pelo mundo corporativo?

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades